Mordomia

Outline: Tells of God's gifts to us: eternal life through Jesus, good things of earth, family, etc. He gives because He loves us. We also should give to Him to show our love. Explains the O.T. tithing and that we also should give to others and God's work, notas a requirement but as a way of doing God's work and pleasing Him.

Script Number:279
Language:Portuguese
Theme:Money; Love of God; Honor God; Life of Christ; Heart, soul of man; Debt / payment for sin
Audience:New Christian
Style:Monolog
Genre:Sermon--topical
Sophistication:Simple
Purpose:Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

A Palavra de Deus nos ensina muito a respeito do que Deus nos dá. Também nos ensina que devemos dar a Deus, o Seu trabalho (Sua obra) e a outras pessoas. Deus nos diz que é melhor (mais bem-aventurado) dar algo, do que recebe-lo. E tao fácil pensarmos somente em nos mesmos, mas nao é assim que Deus nos ensina.

Primeiramente, a Bíblia nos ensina do que Deus nos dá. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu único Filho, para que todo que nEle crê, nao pereça mas tenha a vida eterna." O Filho de Deus criou este mundo, você, eu, e tudo que vemos. Apesar do nosso pecado, Deus ainda nos amou. (nao podia esquecer de nos). Por isso, Ele veio á terra morrer por nos na cruz. Jesus pagou pelo nosso pecado. Ele Se entregou para nos salvar. Nao po-demos pensar, "Isso nao e (foi) grande coisa (algo de nada, valoroso)." Esse foi o primordial presente de Deus para nos. E muito bom dizermos freqüentemente a Deus. "Muito obrigado" porque Ele nos deu Jesus. Jesus venceu Sa-tanás e a morte. Somente Ele poderá nos levar ao Céu. O Céu também e um presente de Deus.

Em segundo lugar, também nos ensina que Deus nos da tudo que há de bom no mundo. Ele nos da o sol e a chuva. Ele nos dá a alimentaçao das nossas roças. A madeira, a palha, e os cipos para nossas casas, também sao um pre-sente de Deus para nos. Nosso marido, nossa mulher, os nossos filhos e amigos, sao todos dons de Deus. E assim que Deus é, Ele esta sempre nos dando algo todo dia. Agora precisamos aprender, também, essas maneiras de Deus. Devemos dar de volta a Deus coisas como um "agradecimento" pelo que Ele nos da. Também, devemos dar as pessoas necessitadas.

Pense um momento nas maneiras dos incrédulos. Em muitos lugares trazem dinheiro e comida e o dao para Sata-nás. Pensam que assim fazendo. Satanás fará com que suas roças produzem mais. Satanás quer que os homens e mulheres dao honra a ele, e nao a Deus. Os incrédulos nao sabem que e Deus que faz suas roças produzirem frutos. Que nao é Satanás nem os espíritos.

Para concluir, a Bíblia nos ensina que devemos entregar nossos coraçoes e nossas vidas inteiramente a Deus. Se nao dissermos, "Deus, eu me entrego inteiramente a Ti", Ele nao vai querer nada de nós. Primeiramente Ele quer que O conheçamos, e O amemos de todo coraçao. Ha muito tempo, Deus ensinou Seu povo, Israel, como deveriam dar a Ele, e as outras pessoas. Se recebessem 10 (dez) dinheiros, tinham que dar a Deus apenas um dinheiro. Essa era uma forma de agradecimento a Deus. Deus também ensinou ao povo que tomassem conta daqueles que faziam o trabalho de Deus. Eram instruídos para tomarem conta dos pobres, e das crianças que nao tinham pai. Nos que somos Crentes sabemos que esta e a maneira de Deus. Deus nao tem uma lei que diz que devemos medir o que Lhe damos. Deus diz, "Cada um pense na sua mente (no seu coraçao) quanto desejaria dar a Deus. E Ele gosta muito daqueles que tem prazer em dar a Deus e aos outros generosamente." Quando damos a Deus e ao Seu trabalho, nossos coraçoes se alegram porque Deus os abençoa.