unfoldingWord 14 - Peregrinando no Deserto
రూపురేఖలు: Exodus 16-17; Numbers 10-14; 20; 27; Deuteronomy 34
స్క్రిప్ట్ సంఖ్య: 1214
భాష: Portuguese: Brazil
ప్రేక్షకులు: General
శైలి: Bible Stories & Teac
ప్రయోజనం: Evangelism; Teaching
బైబిల్ సూక్తి : Paraphrase
స్థితి: Approved
స్క్రిప్ట్లు ఇతర భాషల్లోకి అనువాదం మరియు రికార్డింగ్ కోసం ప్రాథమిక మార్గదర్శకాలు. ప్రతి విభిన్న సంస్కృతి మరియు భాషలకు అర్థమయ్యేలా మరియు సంబంధితంగా ఉండేలా వాటిని అవసరమైన విధంగా స్వీకరించాలి. ఉపయోగించిన కొన్ని నిబంధనలు మరియు భావనలకు మరింత వివరణ అవసరం కావచ్చు లేదా భర్తీ చేయబడవచ్చు లేదా పూర్తిగా విస్మరించబడవచ్చు.
స్క్రిప్ట్ టెక్స్ట్
Depois que Deus instruiu os israelitas sobre as leis que deveriam obedecer, como parte do pacto que Ele firmou com eles, o povo deixou o Monte Sinai. Deus conduziu o povo de Israel em direção à Terra Prometida, conhecida pelos moradores daquela região como Canaã. Deus guiava o povo com a nuvem em forma de coluna, que ia à frente, em direção à Canaã.
Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó que daria a Terra Prometida aos seus descendentes, mas naqueles tempos, muitos povos viviam na terra de Canaã. Esses povos eram chamados de cananeus. Os cananeus não adoravam nem obedeciam ao Deus verdadeiro, eles adoravam deuses falsos e faziam muitas coisas más.
Deus disse aos israelitas: “Vocês precisam tirar da Terra Prometida todos os cananeus que vivem ali. Não façam pactos de paz e nem se casem com eles. Vocês devem destruir completamente todos os ídolos cananeus. Se não me obedecerem, vocês acabarão adorando os ídolos deles e Não vão me adorar.”
Quando os israelitas estavam próximos à Canaã, Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo de Israel, e deu instruções para que eles observassem a terra para saber como ela era. Eles também deveriam observar os cananeus, para saber se eram fortes ou fracos.
Os doze homens viajaram por Canaã por quarenta dias, depois retornaram e disseram: “A terra é muito fértil e as colheitas são abundantes! Mas dez espiões disseram: “As cidades são muito protegidas e as pessoas são gigantes! Se atacarmos, certamente seremos derrotados e morreremos!”
Imediatamente os outros dois espiões, Calebe e Josué, disseram: “É verdade que o povo de Canaã é alto e forte, mas podemos derrotá-los! Deus lutará por nós!”
Mas as pessoas não deram atenção a Calebe e a Josué. Ficaram com raiva de Moisés e Arão e disseram: “Por que vocês nos trouxeram a este lugar horrível? Deveríamos ter ficado no Egito para não morrermos em batalhas e para nossas mulheres e crianças não serem levadas como escravas.” Quiseram até matá-los e escolher um novo líder para levá-los de volta ao Egito.
Deus ficou muito irritado com a falta de fé do povo, apareceu na Tenda da Congregação e disse, “Por causa da rebeldia de vocês contra Mim, vocês todos andarão pelo deserto. Com exceção de Josué e Calebe, todas as pessoas com 20 anos de idade ou mais, morrerão no deserto e não entrarão na Terra Prometida.”
Quando os israelitas ouviram isso, sentiram remorso pelo pecado, pegaram suas armas e foram atacar Canaã. Moisés disse para os israelitas não irem, porque Deus não estaria com eles, mas eles não quiseram ouvir.
Nesta batalha Deus não esteve com eles. Por isso eles foram derrotados e muitos morreram. Então, os israelitas que sobreviveram, saíram de Canaã e caminharam, sem rumo, pelo deserto por quarenta anos.
Durante os quarenta anos em que os israelitas andaram pelo deserto, Deus supria todas as suas necessidades. Ele lhes deu o pão do céu, chamado de “maná”; Ele também enviou ao acampamento uma espécie de pássaro, chamado codorniz, para que tivessem carne para comer. E durante esses quarenta anos, Deus preservou suas roupas e sapatos para que não se desgastassem.
Deus até lhes deu, milagrosamente, água de uma rocha. E apesar de tudo isso, o povo de Israel reclamava e murmurava contra Deus e contra Moisés. Ainda assim, Deus se manteve fiel às Suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
Outra vez, o povo estava sem água para beber e Deus disse a Moisés: “Fale com a rocha e ordene que saia água dela.” Moisés, porém, desobedeceu a Deus, na frente de todos, e ao invés de falar com a rocha, ele bateu duas vezes nela com seu cajado. A água saiu da rocha, para que todos bebessem, mas Deus ficou irritado com Moisés e disse: “Você não entrará na Terra Prometida.”
Depois de andarem pelo deserto por quarenta anos, todos os que se rebelaram contra Deus morreram. Então Deus voltou a conduzir os israelitas para a fronteira da Terra Prometida. Como Moisés já estava muito velho, Deus escolheu Josué para ajudá-lo a conduzir o povo. Deus também havia prometido a Moisés que, um dia, Ele enviaria outro profeta como ele.
Deus disse para Moisés subir ao topo de uma montanha, para ver a Terra Prometida. Moisés viu a Terra, mas Deus não permitiu que ele entrasse nela. Moisés morreu, e os israelitas ficaram de luto por trinta dias. Josué tornou-se o seu novo líder. Josué era um bom líder porque confiava em Deus e obedecia a Ele.