unfoldingWord 32 - Jesus Cura Um Endemoninhado e Uma Mulher Enferma
Uhlaka: Matthew 8:28-34; 9:20-22; Mark 5; Luke 8:26-48
Inombolo Yeskripthi: 1232
Ulimi: Portuguese: Brazil
Izilaleli: General
Uhlobo: Bible Stories & Teac
Inhloso: Evangelism; Teaching
Ukucaphuna kweBhayibheli: Paraphrase
Isimo: Approved
Imibhalo ayiziqondiso eziyisisekelo zokuhunyushwa nokuqoshwa kwezinye izilimi. Kufanele zishintshwe njengoba kunesidingo ukuze ziqondakale futhi zihambisane nesiko nolimi oluhlukene. Amanye amagama nemiqondo esetshenzisiwe ingase idinge incazelo eyengeziwe noma ishintshwe noma ikhishwe ngokuphelele.
Umbhalo Weskripthi
Um dia, Jesus e seus discípulos atravessaram o lago e desembarcaram na região que viviam os gadarenos.
Ao descerem do barco, um homem possesso por demônio veio correndo até Jesus.
Este homem era tão forte que ninguém conseguia segurá-lo. As pessoas até prenderam suas mãos e pernas com correntes, mas ele as quebrava.
Ele vivia entre os túmulos da região e gritava sem parar de noite e de dia. Ele não vestia roupas e estava sempre se cortando com pedras.
Quando esse homem veio a Jesus, caiu de joelhos à Sua frente. Jesus disse ao demônio que o possuía: “Saia deste homem!”
O homem com o espírito maligno gritou bem alto: “O que o Senhor quer de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por favor, não me torture!” Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” Ele respondeu: “Meu nome é Legião porque somos muitos.” (Uma “legião” era um grupo de até seis mil soldados no exército romano).
Então os espíritos maus imploraram a Jesus: “Por favor, não nos envie para fora desta área!” Havia muitos porcos pastando em um monte próximo e os espíritos suplicaram que Jesus os deixasse entrar naqueles porcos. Jesus disse: “Vão!”
Os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos que desceram o monte correndo e se afogaram no lago. Eram dois mil porcos.
Quando as pessoas que cuidavam dos porcos viram isto, correram até a cidade e contaram a todos o que Jesus havia feito. As pessoas da cidade foram até Jesus e viram que o homem que foi liberto por Jesus, estava sentado, calmo, vestido e agindo como uma pessoa normal.
Elas ficaram com muito medo e pediram a Jesus para ir embora. Jesus entrou no barco e se preparava para sair quando o homem que Ele libertou veio e implorou para acompanhá-Lo.
Mas Jesus lhe disse: “Não. Eu quero que você volte para casa e conte aos seus amigos e familiares tudo o que Deus fez e como Ele teve misericórdia de você.”
Então o homem contou a todos o que Jesus havia feito por ele. Todos ficavam muito impressionados com a sua história.
Jesus voltou para o outro lado do lago e, quando Ele chegou ali, uma grande multidão ficou em volta Dele. Era tanta gente querendo se aproximar que a multidão O pressionava. No meio da multidão, havia uma mulher que sofria com hemorragias há doze anos. Ela gastou todo o seu dinheiro na busca por médicos que a curassem, mas só piorava.
Quando ela ouviu dizer que Jesus estava curando muitos doentes, pensou: “Se eu conseguir apenas tocar na roupa de Jesus, eu também serei curada.” Então, ela veio por trás de Jesus e tocou na sua roupa. Naquele mesmo instante, ela foi curada e o sangramento parou!
Jesus percebeu imediatamente que poder havia saído Dele. Ele virou e perguntou: “Quem me tocou?” Os discípulos responderam: “Com toda essa gente em volta do Senhor, apertando-O de todos os lados, por que o Senhor está perguntando isso?”
Mas a mulher caiu de joelhos aos pés de Jesus tremendo de tanto temor. Ela contou porque havia Lhe tocado e que tinha sido curada. Jesus lhe disse: “A sua fé lhe curou. Pode ir em paz.”