unfoldingWord 01 - A Criação
خاکہ: Genesis 1-2
اسکرپٹ نمبر: 1201
زبان: Portuguese: Brazil
خیالیہ: Bible timeline (Creation)
سامعین: General
نوع: Bible Stories & Teac
مقصد: Evangelism; Teaching
بائبل کا اقتباس: Paraphrase
حالت: Approved
اسکرپٹ دوسری زبانوں میں ترجمہ اور ریکارڈنگ کے لیے بنیادی رہنما خطوط ہیں۔ انہیں ہر مختلف ثقافت اور زبان کے لیے قابل فہم اور متعلقہ بنانے کے لیے ضرورت کے مطابق ڈھال لیا جانا چاہیے۔ استعمال ہونے والی کچھ اصطلاحات اور تصورات کو مزید وضاحت کی ضرورت ہو سکتی ہے یا ان کو تبدیل یا مکمل طور پر چھوڑ دیا جائے۔
اسکرپٹ کا متن
Foi assim que tudo começou: Deus criou o universo e tudo que existe nele em seis dias. Após Deus criar a Terra, ela ainda estava escura, vazia e tinha um grande abismo, porque Ele não havia formado nada nela. O Espírito de Deus estava ali se movendo sobre as águas.
No primeiro dia da criação Deus disse: “Quero que a luz, exista!” E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a chamou de “dia”. Ele separou a luz da escuridão e chamou a escuridão de “noite”.
No segundo dia da criação, Deus falou e criou o céu acima da terra. Ele criou o céu fazendo uma divisão que separou as águas que ficam acima, no céu, das águas que ficam abaixo do céu, no planeta Terra.
No terceiro dia, Deus falou e fez a separação entre as águas e a terra seca. Deus chamou a parte seca de “terra” e chamou as águas de “mares”. E Deus viu que isso era bom.
Então, Deus disse: “Terra, produza todos os tipos de árvores e plantas”. As arvores e plantas surgiram e Deus viu que isso era bom.
No quarto dia da criação, Deus falou e criou o sol, a lua e as estrelas. Deus fez todos eles para iluminar a Terra e para separar o dia, a noite, as estações e os anos. E Deus viu que o que Ele criou era bom.
No quinto dia, Deus falou e criou todos os animais aquáticos e os pássaros e os abençoou para se multiplicarem. Deus viu que isso era bom.
No sexto dia da criação, Deus disse: “Quero que existam todos os tipos de animais terrestres!” E os animais de criação, os que rastejavam e os selvagens existiram como Deus mandou. E Deus viu que isso era bom.
Também no sexto dia, Deus disse: “Vamos criar a raça humana parecida conosco. Essa raça terá autoridade sobre a terra e sobre todos os animais.”
Deus pegou o pó da terra, formou o homem e soprou vida nele. Deus deu a esse homem o nome de Adão. Deus plantou um jardim muito bonito para Adão morar e o colocou para cuidar do jardim.
No meio do jardim, Deus plantou duas árvores especiais – a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus disse a Adão que ele poderia comer o fruto de qualquer árvore do jardim, menos o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se ele comesse o
Deus disse: “Não é bom que o homem viva sozinho.” Porque nenhum dos animais servia como companheiro e ajudante para Adão.
Então, Deus fez Adão dormir profundamente, tirou uma das costelas de Adão e, desta costela, fez uma mulher para Adão.
Quando Adão viu a mulher, ele disse: “Finalmente, alguém como eu! Seu nome será 'Mulher', porque foi feita da carne e osso do homem” É por isso que quando o homem deixa a casa de seus pais, para se unir com uma mulher, eles se tornam uma só carne.
Deus criou o homem e a mulher tomando a Si mesmo como modelo. Ele os abençoou e disse: “Tenham muitos filhos e netos e encham a terra!” Deus viu que tudo que Ele havia criado era muito bom e, assim, Ele ficou muito feliz com tudo. Isto aconteceu no sexto dia da criação.
Quando chegou o sétimo dia, Deus havia terminado todo o Seu trabalho de criação. Então, descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, porque nesse dia Ele descansou de todo o Seu trabalho. Foi assim que Deus criou o universo e todas as coisas que existem nel