Geazi

Balangkas: Story of Gehazi. "Be sure your sins will be revealed" is the emphasis. Speaker is supposed to repeat this with dramatic emphasis whenever it comes in the story. Application underlines the fact that punishment for sin always comes, whether in this life of afterwards. God will heal the leprosy of sin for those who repent.

Bilang ng Talata:166
Wika:Portuguese
Tema:Judgement; Sin, disobedience; Punishment for guilt; People of God
Tagapakinig:Animist; Muslim; General
Istilo:Monolog
Klase:Bible Stories & Teac
Antas ng kaalaman:Simple
Layunin:Evangelism
Kawikaan mula sa Bibliya:Extensive
Katayuan:Approved

Ang talatang ito ay panimulang gabay para sa pagsasalin at pagrerekord sa ibang mga wika.Dapat ito´y naaangkop sa ibat ibang kultura at mga wika upang ito´y maging makabuluhan sa anumang lugar na pag gagamitan. May ilang mga salita at kaisipan na maaaring mangailangan ng mas malawak na paliwanag o maaaring ipagpaliban ang paggamit para sa ibang mga kultura.

Salita ng Talata

Naama, um capitao da Síria, tinha sido curado de sua lepra pelo profeta Eliseu. Ele estava tao contente que que-ria dar um presente ao profeta. Mas Eliseu o recusou. Ele sabia que nao fora ele quem tinha curado a
Naama, mais sim Deus que o fez.

Eliseu tinha um criado chamado Geazi, e este ouvira Eliseu dizer, Eu nao vou receber nenhum presente." Geazi, que tinha um coraçao mau, pensou consigo mesmo, "Se Eliseu recusou o presente, Porque eu nao posso rece-ber? Eu irei a Naamã e pedirei dele alguma coisa." Talvez Geazi tenha esquecido das palavras de Deus que di-zem, "Certamente o teu pecado será descoberto."

Entao Geazi saiu as pressas para alcançar Naama. Ao encontra-lo, pergunto-lhe Naama, "Esta tudo bem?' Geazi respondeu, "Sim, tudo esta bem.... mas meu patrao acaba de receber hospedes. Ele diz, "Será que ficarias con-tente em me dar duas roupas e um talento de prata?" Naama ficou alegre em ajudar o profeta, e deu a Geazi ate mais do que pediu. Geazi tomou os presentes e os escondeu em sua casa. Estava certo de que ninguém o tinha visto... "Geazi, certamente será revelado o teu pecado..." (deixe cair ultima sentença se nao e natural na língua)

Entao Geazi voltou ao seu patrao, Eliseu. O profeta o olhou e lhe perguntou "Aonde estiveras?" "Lugar ne-nhum," respondeu-lhe Geazi. Eliseu disse, "Sei o que fez. Nao enganou a Deus nem a mim."

Geazi lembrou das palavras de Deus, "Certamente o teu pecado será revelado, e sabia que era verdade.

Mas já era tarde demais para ele. O seu julgamento chegara. Eliseu lhe disse, "Deste momento serás lepro-so, e nao somente tu, mas os teus filhos, e os seus netos também. Essa maldiçao permanecera contigo para sem-pre." Era tarde demais. A sua oportunidade para arrepender-se e deixar os seus pecados tinha passado, e agora recebera o seu castigo. E Geazi saio da presença de Eliseu, um leproso.

As vezes o castigo vem nesta vida, as vezes nao. Mas todos nós somos julgados depois de morrer. A Palavra de Deus nos relata, "Aos homens esta ordenado morrer uma só vez, e depois disto, o juízo." (O homem morreria uma só vez e depois disto vem o julgamento) Também diz, "Existe um caminho que parece certo ao homem, mas termina em sofrimento eterno no inferno." Aqueles que aceitaram o Salvador que Deus mandou, terao vida eterna no Céu quando morrerem. Mas aqueles que o recusaram, irao para o castigo eterno. O salário do pecado é separaçao eterna de Deus, e sofrimento no lago de fogo; mas o dom de Deus e a vida eterna em Jesus Cristo nosso Senhor.

"Que proveito tem o homem se recebe tudo que o mundo oferece e perde a sua própria alma?"

O pecado é como a lepra, e só Deus pode curar. Se arrepender-te de teus pecados, e deixar todos os teus cami-nhos maus, Deus ouvirá a tua oraçao. Pede-lhe para te perdoar, e aceite a Jesus, o Salvador. Quando fazerdes isto, Deus lhe ajudara viver uma vida que Lhe agrada.