unfoldingWord 29 - A História do Servo sem Compaixão
Balangkas: Matthew 18:21-35
Bilang ng Talata: 1229
Wika: Portuguese: Brazil
Tagapakinig: General
Layunin: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Katayuan: Approved
Ang mga script ay panimulang gabay para sa pagsasalin at pagre-record sa ibat-ibang wika.Ang mga ito ay ay dapat na angkupin kung kinakailangan para maunawaan at makabuluhan sa bawat kultura at wika. Ilang termino at konsepto na ginamit ay maaaring gamitin para maipaliwanag o maaari di na palitan o tanggalin ng ganap.
Salita ng Talata
Um dia, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, quantas vezes eu preciso perdoar o meu irmão quando ele me ofender e fizer algo contra mim? – Até sete vezes?” Jesus lhe respondeu: “Não apenas sete vezes, Pedro, mas setenta vezes sete!” Com isso, Jesus quis ensinar que devemos sempre perdoar. E para ajudar Pedro a entender, Jesus contou a seguinte história:
“O Reino de Deus pode ser comparado ao reino de um rei que queria acertar as contas com os seus servos para receber o que eles lhe deviam. Um de seus servos tinha muita dívida, como se fossem cento e sessenta mil anos de salários.”
“Como o servo nunca conseguiria pagar essa dívida, o rei deu a ordem: ‘Vendam este homem e sua família como escravos para que eu receba, pelo menos, uma parte do que ele me deve.’”
“O servo ajoelhou-se desesperado diante do rei e suplicou: ‘Por favor, seja paciente comigo. Eu vou pagar tudo que lhe devo.’ O rei sentiu pena do servo e, por compaixão, cancelou a sua dívida inteira e o deixou ir embora.”
“Quando o servo saiu, encontrou outro servo que lhe devia apenas quatro meses de salário. Embora essa dívida fosse bem pequena, comparada com aquela que o rei tinha perdoado, o servo agarrou o homem que lhe devia e lhe disse: ‘Pague o que você me deve!’”
“O homem implorou de joelhos: ‘Por favor, seja paciente comigo. Eu vou pagar toda a minha dívida.’ Mas, o servo deixou o homem na prisão até que lhe pagasse toda a dívida.”
“Alguns servos viram o que aconteceu, ficaram indignados, foram até o rei e lhe contaram tudo.”
“O rei chamou o servo e o repreendeu dizendo: ‘Servo mau! Você me implorou para que eu perdoasse a sua dívida e eu perdoei. Você deveria ter feito o mesmo com aquele homem, tendo compaixão dele, como eu tive de você.’ Zangado, o rei deu ordens aos seus soldados para que deixassem o servo mau na prisão até que ele pagasse toda a sua dívida.”
Então, Jesus concluiu: “É isto que o meu Pai celestial fará com cada um de vocês se não perdoarem, de coração, o seu irmão.”