unfoldingWord 17 - O Pacto de Deus com David
Balangkas: 1 Samuel 10; 15-19; 24; 31; 2 Samuel 5; 7; 11-12
Bilang ng Talata: 1217
Wika: Portuguese: Brazil
Tagapakinig: General
Layunin: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Katayuan: Approved
Ang mga script ay panimulang gabay para sa pagsasalin at pagre-record sa ibat-ibang wika.Ang mga ito ay ay dapat na angkupin kung kinakailangan para maunawaan at makabuluhan sa bawat kultura at wika. Ilang termino at konsepto na ginamit ay maaaring gamitin para maipaliwanag o maaari di na palitan o tanggalin ng ganap.
Salita ng Talata
Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era alto e bonito, exatamente como o povo de Israel queria que seu rei fosse. Saul foi um bom rei nos primeiros anos do seu reinado em Israel, mas, depois, começou a desobedecer a Deus. Por isso, Deus escolheu outro homem que seria rei no lugar de Saul.
O nome do futuro rei era Davi. Ele era um jovem pastor de ovelhas da cidade israelita de Belém. Era o mais novo da família e também era muito formoso e corajoso. Ele matou um leão e um urso, em diferentes ocasiões, enquanto cuidava das ovelhas do seu pai. Davi também era um jovem humilde e justo que confiava e obedecia a Deus.
Davi virou um grande guerreiro e líder. Quando ainda era bem jovem, ele lutou com um guerreiro muito grande chamado Golias! Golias era um guerreiro treinado, experiente e o mais forte dos inimigos de Israel, os filisteus. Antes de guerrearem, Davi lhe disse: “Você vem me atacar com sua espada, lança e escudo, mas eu estou aqui para lutar em nome do Deus Todo-Poderoso, o Deus dos guerreiros israelitas, que você desafiou.” Então, Davi pegou sua atiradeira e lançou uma pedra na testa de Golias. Golias morreu! Deus ajudou Davi a matar Golias e a salvar Israel dos filisteus. Depois desse dia, Davi venceu muitas outras batalhas contra os inimigos de Israel. Davi ganhou respeito e reconhecimento de seu povo.
Saul ficou com ciúme de Davi e tentou matá-lo várias vezes, mas Davi se escondia dele. Um dia, Saul saiu à procura de Davi para o matar. Ele entrou na caverna em que Davi estava escondido, mas não o viu. Davi viu Saul, chegou muito perto dele - teve a chance de matá-lo, mas não o matou. Davi apenas cortou um pedaço da roupa do rei para provar que ele não queria matar Saul para ser rei em seu lugar. Davi não matou Saul para não desagradar a Deus que o havia coroado como rei a pedido do povo de Israel.
Finalmente Saul morreu numa batalha e Davi foi coroado rei de Israel. Ele foi um bom rei, e o povo o amava. Deus abençoou Davi e fez dele um homem de sucesso. Davi lutou muitas batalhas e Deus lhe dava a vitória. Davi conquistou a cidade de Jerusalém e a fez capital do seu reino. Israel tornou-se poderoso e rico durante o reinado de Davi.
Então Davi teve uma ideia. Ele queria construir um templo para que todos pudessem adorar a Deus e oferecer-Lhe sacrifícios. Porque há quatrocentos anos o povo estava adorando a Deus e oferecendo sacrifícios a Ele na Tenda da Congregação que Moisés tinha construído.
Deus enviou o profeta Natã a Davi para lhe dizer: “Você não pode construir este lugar de adoração para mim, por ser guerreiro, mas o seu filho o construirá. Eu vou te abençoar muito, Davi. Sempre haverá alguém da sua família governando no trono de Israel. O próprio Messias, aquele que Deus escolheu para salvar o mundo do pecado, será um dos seus descendentes!”
Quando Davi ouviu isto, ele imediatamente agradeceu e louvou a Deus pela grande honra e pelas bênçãos dessas promessas. Davi, não sabia quando Deus faria essas coisas, mas confiava que Deus cumpriria Sua palavra. E Deus enviou o Messias quase mil anos mais tarde.
Davi governou com justiça por muitos anos, sendo fiel a Deus que o abençoou. Mas, quando já estava mais perto do fim de sua vida, ele pecou terrivelmente contra Deus.
Um dia, quando todos os seus soldados estavam longe combatendo numa batalha, Davi dormiu após o almoço. Quando acordou, olhou pela janela e viu uma bela mulher, chamada Bate-Seba, tomando banho.
Em vez de olhar para o outro lado, Davi mandou alguém chamar Bate-Seba e trazê-la para ele. Ele dormiu com ela e a mandou de volta para casa. Pouco tempo depois, Bate-Seba enviou um recado a Davi dizendo que estava grávida.
O marido dela, Urias, era um dos melhores guerreiros de Davi. Davi deu ordens para que Urias voltasse da batalha e o mandou para casa, achando que ele se deitaria com a sua esposa. Mas Urias não achou certo ficar em casa enquanto os seus colegas lutavam. Então, Davi mandou Urias voltar para a guerra e disse ao general que o colocasse na linha de frente, no lugar mais perigoso, para que o inimigo o matasse.
Depois que Urias morreu, Davi casou-se com Bate-Seba. O tempo passou e ela deu à luz ao filho de Davi. Deus ficou muito bravo com o que Davi fez. Ele enviou o profeta Natã para mostrar a Davi quanta maldade havia no seu pecado de assassinato e adultério. Davi se arrependeu de seu pecado e Deus o perdoou. E pelo resto de sua vida, Davi seguiu e obedeceu a Deus, mesmo em tempos difíceis.
Mas, como punição por seu pecado, o seu bebê morreu. Houve também brigas, mortes e guerras na família de Davi pelo resto de sua vida. Davi perdeu muito do seu poder. Mesmo Davi sendo infiel a Deus, Deus permaneceu fiel às Suas promessas. O tempo passou e Davi e Bate-Seba tiveram outro filho, chamado Salomão.