unfoldingWord 01 - A Criação
Outline: Genesis 1-2
Broj skripte: 1201
Jezik: Portuguese: Brazil
Tema: Bible timeline (Creation)
Publika: General
Svrha: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Status: Approved
Skripte su osnovne smernice za prevođenje i snimanje na druge jezike. Treba ih prilagoditi po potrebi kako bi bili razumljivi i relevantni za svaku različitu kulturu i jezik. Neki termini i koncepti koji se koriste možda će trebati dodatno objašnjenje ili čak biti zamenjeni ili potpuno izostavljeni.
Script Tekt
Foi assim que tudo começou: Deus criou o universo e tudo que existe nele em seis dias. Após Deus criar a Terra, ela ainda estava escura, vazia e tinha um grande abismo, porque Ele não havia formado nada nela. O Espírito de Deus estava ali se movendo sobre as águas.
No primeiro dia da criação Deus disse: “Quero que a luz, exista!” E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a chamou de “dia”. Ele separou a luz da escuridão e chamou a escuridão de “noite”.
No segundo dia da criação, Deus falou e criou o céu acima da terra. Ele criou o céu fazendo uma divisão que separou as águas que ficam acima, no céu, das águas que ficam abaixo do céu, no planeta Terra.
No terceiro dia, Deus falou e fez a separação entre as águas e a terra seca. Deus chamou a parte seca de “terra” e chamou as águas de “mares”. E Deus viu que isso era bom.
Então, Deus disse: “Terra, produza todos os tipos de árvores e plantas”. As arvores e plantas surgiram e Deus viu que isso era bom.
No quarto dia da criação, Deus falou e criou o sol, a lua e as estrelas. Deus fez todos eles para iluminar a Terra e para separar o dia, a noite, as estações e os anos. E Deus viu que o que Ele criou era bom.
No quinto dia, Deus falou e criou todos os animais aquáticos e os pássaros e os abençoou para se multiplicarem. Deus viu que isso era bom.
No sexto dia da criação, Deus disse: “Quero que existam todos os tipos de animais terrestres!” E os animais de criação, os que rastejavam e os selvagens existiram como Deus mandou. E Deus viu que isso era bom.
Também no sexto dia, Deus disse: “Vamos criar a raça humana parecida conosco. Essa raça terá autoridade sobre a terra e sobre todos os animais.”
Deus pegou o pó da terra, formou o homem e soprou vida nele. Deus deu a esse homem o nome de Adão. Deus plantou um jardim muito bonito para Adão morar e o colocou para cuidar do jardim.
No meio do jardim, Deus plantou duas árvores especiais – a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus disse a Adão que ele poderia comer o fruto de qualquer árvore do jardim, menos o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se ele comesse o
Deus disse: “Não é bom que o homem viva sozinho.” Porque nenhum dos animais servia como companheiro e ajudante para Adão.
Então, Deus fez Adão dormir profundamente, tirou uma das costelas de Adão e, desta costela, fez uma mulher para Adão.
Quando Adão viu a mulher, ele disse: “Finalmente, alguém como eu! Seu nome será 'Mulher', porque foi feita da carne e osso do homem” É por isso que quando o homem deixa a casa de seus pais, para se unir com uma mulher, eles se tornam uma só carne.
Deus criou o homem e a mulher tomando a Si mesmo como modelo. Ele os abençoou e disse: “Tenham muitos filhos e netos e encham a terra!” Deus viu que tudo que Ele havia criado era muito bom e, assim, Ele ficou muito feliz com tudo. Isto aconteceu no sexto dia da criação.
Quando chegou o sétimo dia, Deus havia terminado todo o Seu trabalho de criação. Então, descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, porque nesse dia Ele descansou de todo o Seu trabalho. Foi assim que Deus criou o universo e todas as coisas que existem nel