unfoldingWord 45 - Felipe e o Oficial Etíope
План-конспект: Acts 6-8
Номер текста: 1245
Язык: Portuguese: Brazil
Aудитория: General
Цель: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
статус: Approved
Сценарии - это основные инструкции по переводу и записи на другие языки. Их следует при необходимости адаптировать, чтобы сделать понятными и актуальными для каждой культуры и языка. Некоторые используемые термины и концепции могут нуждаться в дополнительном пояснении или даже полностью замещаться или опускаться.
Текст программы
Um dos líderes da igreja primitiva, chamado Estevão, era conhecido como um homem bom, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Ele fez muitos milagres e persuadia as pessoas a crerem em Jesus.
Um dia, quando Estevão ensinava sobre Jesus, alguns judeus que não acreditavam em Cristo discutiram com ele e, com muita raiva, mentiram aos líderes religiosos dizendo: “Nós lhe ouvimos amaldiçoando a Moisés e a Deus!” Então, eles prenderam Estevão e o levaram à presença do sumo sacerdote e dos líderes judeus com mais testemunhas falsas contra ele.
O sumo sacerdote perguntou a Estevão: “Isto é verdade?” Estevão respondeu relembrando-os de muitas das grandes coisas que Deus fez, desde a época de Abraão até Jesus, e como o povo de Deus sempre O desobedecia. Então, ele disse: “Vocês, rebeldes e teimosos sempre rejeitam o Espírito Santo, assim como seus antepassados sempre rejeitaram a Deus e mataram os Seus profetas. Mas vocês fizeram algo ainda pior! Vocês mataram o Messias!”
Ao ouvirem isso, os líderes judeus tamparam os ouvidos para não escutarem o que Estevão dizia e, furiosos, começaram a gritar. Eles o arrastaram para fora da cidade e o apedrejaram até morrer.
Quando estava morrendo, Estevão gritou: “Jesus, receba o meu espírito!”, depois, caiu de joelhos e disse: “Senhor, não os culpe por este pecado.” E logo em seguida, morreu.
Um jovem chamado Saulo concordava com as pessoas que mataram Estevão e guardou as capas delas, enquanto o apedrejaram. Naquele dia, muitos em Jerusalém começaram a perseguir os seguidores de Jesus e, por isso, os crentes em Jesus fugiram para outras cidades. Mesmo com a perseguição, eles anunciavam a mensagem de Jesus em todos os lugares.
Felipe, um dos discípulos de Jesus que fugiu da perseguição em Jerusalém, foi a Samaria. Lá, pregou sobre Jesus e muitos foram salvos. Um dia, um anjo de Deus disse a Felipe para ir a certa estrada no deserto. Enquanto caminhava por essa estrada, Felipe viu um importante oficial da Etiópia sentado em sua carruagem. O Espírito Santo disse a Felipe para chegar mais perto e falar com aquele homem.
Quando Felipe se aproximou da carruagem, ouviu o etíope lendo as palavras do profeta Isaías: “Eles O conduziram como um cordeiro ao matadouro e, assim como um cordeiro mudo, Ele não disse uma só palavra. Eles O trataram injustamente, não O respeitaram e o mataram.”
Felipe perguntou ao etíope: “Você entende o que está lendo?” O etíope respondeu: “Não! Eu não conseguirei entender se ninguém me explicar. Por favor, sente-se aqui ao meu lado e me explique. Isaías está falando de si mesmo aqui ou de outra pessoa?”
Felipe explicou que Isaías falava sobre Jesus e aproveitou para falar de outras partes das Escrituras para explicar as boas novas de Jesus.
Quando passaram por um lugar onde havia um pouco de água, o etíope disse: “Olha, ali tem água! Posso ser batizado?” E ele mandou parar a carruagem.
Eles entraram na água e Felipe batizou o etíope. Depois que saíram da água, o Espírito Santo levou Felipe rapidamente para outro lugar para continuar falando de Jesus.
O etíope, feliz por ter conhecido Jesus, continuou o caminho de volta a sua casa.