unfoldingWord 48 - Jesus é o Messias Prometido
Samenvatting: Genesis 1-3, 6, 14, 22; Exodus 12, 20; 2 Samuel 7; Hebrews 3:1-6, 4:14-5:10, 7:1-8:13, 9:11-10:18; Revelation 21
Scriptnummer: 1248
Taal: Portuguese: Brazil
Gehoor: General
Doel: Evangelism; Teaching
Kenmerke: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Toestand: Approved
De scripts dienen als basis voor de vertaling en het maken van opnames in een andere taal. Ze moeten aangepast worden aan de verschillende talen en culturen, om ze zo begrijpelijk en relevant mogelijk te maken. Sommige termen en begrippen moeten verder uitgelegd worden of zelfs weggelaten worden binnen bepaalde culturen.
Tekst van het script
Quando Deus criou o mundo, tudo era perfeito e não havia pecado. Adão e Eva se amavam e também adoravam e amavam a Deus. Não havia doenças nem morte. Era assim que Deus queria que o mundo fosse.
Satanás transformou-se em serpente e enganou Eva no jardim. Adão e Eva desobedeceram e pecaram contra Deus. Porque eles pecaram, todos da raça humana adoecem e morrem.
O pecado de Adão e Eva teve uma consequência ainda pior: Eles se tornaram inimigos de Deus e, desde aquele dia, todos os seres humanos nascem com uma natureza pecaminosa, por isso, são inimigos de Deus. O relacionamento entre Deus e a humanidade foi quebrado pelo pecado, mas Deus tinha um plano para restaurar esse relacionamento.
Deus prometeu que um dos descendentes de Eva esmagaria a cabeça de Satanás e Satanás feriria Seu calcanhar. Isso significava que Satanás mataria o Messias, mas Deus O traria de volta à vida depois de três dias. E, assim, o Messias esmagaria o poder de Satanás para sempre. Muitos anos depois, Deus revelou que Jesus era o Messias.
Quando Deus destruiu toda a Terra no dilúvio, Ele providenciou um grande barco para salvar os que acreditavam Nele. Da mesma forma, toda a raça humana merece ser destruída por causa do pecado, mas Deus providenciou Jesus como O único caminho para a salvação de toda pessoa que confiar Nele.
Por centenas de anos, sacerdotes sacrificaram animais a Deus em favor das pessoas para ensinar que elas mereciam um castigo por seu pecado. Porém, aqueles sacrifícios não removiam o pecado. Por isso, Jesus é o grande sumo sacerdote. Ao contrário de outros sacerdotes, Ele ofereceu a Si mesmo como o único sacrifício capaz de tirar o pecado de toda a humanidade. Ele foi o sumo sacerdote perfeito porque levou sobre Si o pecado de todas as pessoas.
Deus disse a Abraão: “Todas as nações da Terra serão abençoadas através de você.” Jesus era descendente de Abraão. Todas as nações da Terra são abençoadas por meio de Jesus, pois todo aquele que confia Nele é salvo, seus pecados são perdoados e torna-se descendente espiritual de Abraão.
Deus tinha pedido a Abraão que Lhe oferecesse seu filho Isaque como sacrifício, mas antes que Abraão o sacrificasse, Deus providenciou um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. Todos nós merecemos morrer por causa de nosso pecado, mas Deus enviou Jesus, o Cordeiro de Deus, como um sacrifício para morrer em nosso lugar.
Quando Deus enviou a última praga ao Egito, cada família israelita precisava matar um cordeiro sem doença e espalhar o seu sangue na porta de sua casa. Ao ver o sangue espalhado na porta, Deus não parava naquela casa, Ele passava por ela e salvava os seus filhos mais velhos. Essa é a Páscoa.
Jesus é o nosso Cordeiro da Páscoa. Ele foi o Cordeiro perfeito e sem pecado que foi morto na época em que os judeus celebravam a Páscoa. Quando uma pessoa confia em Jesus para salvá-la, o sangue Dele apaga todos os pecados, livrando-a da morte eterna e do castigo de Deus.
Deus havia feito um pacto com os israelitas, o Seu povo escolhido. Mas, por meio de Jesus, Deus fez um Novo Pacto que está disponível para todos. Por esse Novo Pacto, pessoas de todas as nações podem ser filhos de Deus. Para isto, precisam apenas confiar em Jesus como o seu Salvador
Moisés foi um grande profeta que proclamou a Palavra de Deus, mas Jesus foi o maior profeta de todos. Ele é Deus e todas as coisas que Ele disse e fez foram palavras e ações de Deus. É por isso que Jesus é chamado de “Palavra de Deus”. (E a Palavra se fez carne.)
Deus prometeu ao rei Davi que um dos seus descendentes reinaria sobre o povo de Deus para sempre. Jesus, que é o Filho de Deus e o Messias, é O descendente especial de Davi que governará para sempre.
Davi foi rei de Israel, mas Jesus é o Rei de todo o universo! Ele virá novamente e governará o Seu Reino com justiça e paz para sempre.