unfoldingWord 05 - O Filho da Promessa
Samenvatting: Genesis 16-22
Scriptnummer: 1205
Taal: Portuguese: Brazil
Gehoor: General
Doel: Evangelism; Teaching
Kenmerke: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Toestand: Approved
De scripts dienen als basis voor de vertaling en het maken van opnames in een andere taal. Ze moeten aangepast worden aan de verschillende talen en culturen, om ze zo begrijpelijk en relevant mogelijk te maken. Sommige termen en begrippen moeten verder uitgelegd worden of zelfs weggelaten worden binnen bepaalde culturen.
Tekst van het script
Dez anos depois da chegada de Abrão e Sarai a Canaã, Deus ainda não havia dado um filho a eles. Então, Sarai disse a Abrão: “Como o Senhor não me deu filhos e agora sou muito velha para ter um bebê, tome a minha serva, Hagar, e deite-se com ela para que ela tenha um filho para mim.”
Então Abrão deitou-se com Hagar. Ela teve um filho e Abrão o chamou de Ismael. Mas Sarai ficou com ciúme de Hagar. Quando Ismael tinha treze anos de idade, Deus falou novamente com Abrão.
Deus disse: “Eu sou o Deus Todo Poderoso. Eu farei um pacto com você.” Então Abrão se curvou com o rosto no chão em adoração a Deus. Deus continuou dizendo: “Você será pai de muitas nações. Eu darei a terra de Canaã a você e a seus descendentes como herança e Eu serei o Deus de vocês para sempre. E como sinal desse pacto, você deve circuncidar todos os homens da sua família.”
“Sua esposa, Sarai, terá um filho e ele será o filho da promessa. O nome dele será Isaque. Eu farei este pacto com ele, e ele será uma grande nação. Eu também farei de Ismael uma grande nação, mas o meu pacto será com Isaque.” Então, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de muitos”. Deus também mudou o nome de Sarai para Sara, que significa “princesa”.
Abraão circuncidou todos os homens da sua casa e depois de aproximadamente um ano, quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 anos de idade, Sara deu à luz o filho de Abraão. Eles o chamaram de Isaque, como Deus havia instruído.
Quando Isaque era jovem, Deus desafiou a fé de Abraão, dizendo: “Pegue o seu filho Isaque e sacrifique-o para mim.” Novamente Abraão obedeceu a Deus e preparou o sacrifício de seu filho.
Enquanto Abraão e Isaque caminhavam até o local do sacrifício, Isaque perguntou: “Pai, nós temos a lenha para o sacrifício, mas onde está o cordeiro?” Abraão respondeu: “Deus enviará o cordeiro para o sacrifício, meu filho.”
Quando chegaram ao local do sacrifício, Abraão amarrou o seu filho Isaque e o colocou deitado sobre o altar. Ele estava pronto para matar o rapaz quando Deus disse: “Pare. Não mate o menino! Agora eu sei que você me adora e obedece, pois você não negou a mim o seu único filho.”
Então Abraão viu, ali, preso em um arbusto, um carneiro mandado por Deus para ser o sacrifício em lugar de Isaque. Abraão alegremente ofereceu o animal como sacrifício.
E Deus disse a Abraão: “Porque você estava disposto a me dar tudo, até mesmo o seu único filho, eu prometo te abençoar. Você terá mais descendentes do que as estrelas no céu. E porque você me obedeceu, todas as famílias do mundo serão abençoadas através de sua família.”