Cristo, nosso mediador

Outline: Emphasizes that Christ has taken the place of the O.T. priests. Christ was God's provision for bridging the gap between sinful men and a holy God. Jesus' sacrifice was once for all. Death, resurrection, ascension. He became our mediator--our High Priest. Necessary to trust Him only. Two versions of this -- for Catholics; for tribal beliefs.

Script Number:155
भाषा:Portuguese
Theme:No other gods, idols; Mediator; Sacrifice / Atonement; Death of Christ; Faith, trust, believe in Jesus
Audience:Orthodox; Catholic; Jewish
Style:Monolog
Genre:Bible Stories & Teac
Sophistication:General
Purpose:Evangelism
Bible Quotation:Extensive
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

Disse Jesus, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senao por Mim."

Antigamente nao era qualquer um que podia entrar na presença de Deus e falar com Ele como amigo á amigo. O homem é pecaminoso, Deus é santo. Existia uma grande cortina entre Deus e o lugar onde as pessoas podiam chegar. O sumo sacerdote era apontado para mediar (arbitrar, intervir) entre o povo e Deus. Depois de vários sacrifícios e cerimonias, ele era permitido chegar até o altar de Deus, mas só uma vez por ano, para interceder pelo povo. Mas estes sacrifícios nao podiam tirar o pecado e nem os sacerdotes eram santos e sem pecado. En-tao o homem nao tinha um meio perfeito para chegar a Deus. O povo tem sempre clamado por Deus. Eles nao podem ser satisfeitos até se encontrarem com o verdadeiro e vivo Deus. "Oh, eu preciso acha-lo," e a sua prece. Os seus pecados tem os separados de Deus como uma cortina grande, e eles nao podem ver a face de Deus.

Deus ouviu esta oraçao do povo e mandou o Seu Filho Jesus, para esse mundo para pagar(fazer) o sacrifício por todos nossos pecados. Jesus se tornou o nosso Supremo Sacerdote com Deus. Ele era Deus, e ao mesmo tempo homem. Por isso Ele podia tirar a cortina que separava Deus e o homem. Depois que Jesus tinha sofrido na cruz Ele clamou, "está consumado' e entao morreu.Ouve um grande terremoto e a cortina do templo que separava o homem de Deus rasgou-se pelo meio. Jesus tinha feito tudo que era necessário para salvar a humanidade e o fez urna vez por todas. A separaçao entre o homem e Deus foi removido para sempre.

Jesus morreu e foi sepultado, mas depois de três dias ressuscitou. E enquanto que os Seus discípulos assistiram, Ele mais tarde subiu ao Céu. Ele entrou na presença do Pai, Deus, e agora está orando por nós. Por causa do sa-crifício de Jesus na cruz, nos podemos chegar diretamente a Deus pelo sangue precioso de Jesus. (Agora nao precisamos de outro sacerdote entre Deus e nós. Deus diz, "Os teus pecados e iniquidade jamais me lembrarei.")
Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador e colocamos a nossa confiança somente nEle como nosso mediador, nós ficamos salvos do nosso pecado e o castigo que merecemos. Mas somos aceitos por Deus. Ele nunca mais há de lembrar os nossos pecados passados. O Espirito de Deus vem morar em nossa vida, e com este poder trabalhando em nos estaremos protegidos do pecado.

Se pecarmos de novo, depois de aceitar Jesus, nós precisamos pedir perdao e purificaçao de Deus. Temos que ajustar as contas com nosso vizinho se pecarmos contra ele e dar as costas para tudo que é errado. Quando Jesus Cristo é o nosso Salvador, nos temos paz e amamos a Deus de todo coraçao. Nós nao vamos querer desagrada-lo tendo qualquer outro deus, ou Idolo ou sacerdote antes do que Ele. Vamos querer agrada-lo e ter amor para os outros.

Ou nós confiamos somente em Jesus ou nao confiamos nEle. Somente Ele pode nos salvar.Chegue a Deus por intermedio de Jesus e fale com Ele. A Palavra de Deus diz, "Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus. O Qual a Si mesmo Se deu em resgate, Quem pode socorrer para sempre todos que venham a Deus por Ele, vendo que Ele sempre vive para interceder por nós."