Pecado, O que é isto?

Outline: Discussion of what sin is; why God commands us not to do certain things; list of sins plus emphasis on the "great" sin of worshipping any other beside God. Danger of being captive to evil spirits. Danger of compromise. True belief and trust leads to a clear break with sinful activities. Ultimate results---every knee shall bow either in worship or in shame.

Script Number:228
भाषा:Portuguese
Theme:Evil Spirits, demons; Worship; Faith, trust, believe in Jesus; Light/Darkness; Sin, disobedience; Syncretism
Audience:New Christian
Style:Dialog
Genre:Discussion
Sophistication:General
Purpose:Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

Saudaçoes

1. Desejo perguntar-lhe; o que é o pecado?
2. O pecado é aquilo que desagrada a Deus, e transgride Seus mandamentos.
1. Porque é que Deus nos diz para nao fazer essas coisas?
2. Deus sabe que essas coisas estragam nossa alegria. Ele também sabe que existe em nos pecado muito pior do que fazemos. De fato fazemos todas essas maldades, por causa da maldade que há nos nossos coraçoes. É esta natureza ma, que nos faz transgredir as leis de Deus. Deus nos mandou nao pecar, para que vejamos a ruindade que ha dentro de nós. Ele nos ama, e deseja nossa felicidade, mas somos como crianças; nao sabemos o que nos machucará. O pecado tira a paz dos nossos coraçoes. Machuca os outros, e nos destroi. Existem varias maneiras que as pessoas pecam exteriormente. Mentem e roubam, fazem mal a outros, enganam, cometem adultério, e praticam relaçoes sexuais ilícitas; discutem, brigam, e odeiam. E há muita outra coisa ma que as pessoas praticam, por causa de sua natureza pecaminosa, mas existe um pecado que desejo sali-entar.
1. 0 que é?
2. É um pecado muito grande; adorar alguém que nao seja Deus. Aqueles que oram aos espíritos e sacrificam, esses estao pecando. Deus diz que isto e uma grande maldade, e Ele a odeia. Ele castigara esses que adoram os espíritos. Mas existe também aqueles que nao adoram os espíritos, mas que os pacificam (oferecendo sacrifícios) porque estao com medo deles.
1. Isto também é pecado?
2. Certamente. Deus nos manda confiar somente nele. Ele nos protegera, se confiarmos nele. Mas se oferecemos sacri-fícios por que temos medo dos espíritos, nos nao estamos confiando em Deus. Quando pacificamos os espíritos, abrimos a porta a eles, e assim eles podem nos escravizar. Eles se tornam nossos mestres, e nao podemos seguir a Deus. Este pecado é terrível, e nos levara ao lugar do castigo eterno.
1. Eu nao pacifico os espíritos, nem os adoro, mas gosto de ir aos cantos, e ás reunioes. Mas só assisto as reunioes onde nao fazem coisas mas.
2. É errado também. Deus nos manda ficar longe dos espíritos. Eles nos enganam, e nos fazem acreditar que o mau, é bom. Temos que escutar somente a Deus.
1. Mas eu só vou para acompanhar meus amigos. Certamente nao há nada de mau nisso?
2. Escute as palavras de Deus a respeito. Estas palavras da Bíblia dizem, "Nao sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas." Tens de lembrar que os espíritos nos enganam, e isto nos guia as trevas. A Bíblia também diz, "Abstende-vos de toda forma do mal." "Foge de qualquer coisa que lhe da pensamentos maus. Segue porem, aquilo que lhe dá o desejo de fazer o bem." Deus nos manda ficar longe das coisas de Satanás e dos espíritos. Nao podemos andar no caminho de Deus, se esta-mos caminhando pelas veredas de Satanás. Deus diz que nao podemos seguir a multidao que trilha o caminho errado. Quando fazemos isto, nos afastamos dEle.
1. É difícil nao seguir meus amigos.
2. Deus sabia que era impossível para nos obedecermos Seus mandamentos por causa do pecado que ha dentro de nós. Ele sabia que nos nao tínhamos forças, mas Seu Filho, Jesus cumpriu tudo que Deus mandou. Ele deu a Sua vida por você, para lhe livrar do pecado. Ele ressuscitou (depois de morrer) para transformar sua natureza ma e lhe dar forças para obedecer a Deus. Por que Ele fez isso? Ele fez porque o ama e quer que segue o caminho que vai ao Céu. Tens de ama-Lo e confiar nele. Tens confiado em Jesus para te salvar? Se nao, podes orar agora. Diga a Ele, "Jesus, quero que sejas meu Salvador. En-tre por favor, e transforme meu coraçao para ser puro e bom. Me fazes Teu filho. Seguirei somente a Ti." Se verdadeiramente confiares nele, obedece-Lo. Deixará as coisas de Satanás, e dos espíritos. Quando meditares no que Jesus fez por ti, nao pen-sarás que o pecado e coisa a toa (mínima, pequena). Quando problemas surgirem, recusaras a ajuda dos espíritos, mas lem-braras que Jesus e Deus, e que e mais poderoso do que os espíritos. Ele e maior do que Satanás. Ele e o Todo-Poderoso, e somente devemos confiar e adorar a Ele. Deus diz que um dia todos hao de adorar a Jesus, até mesmo os espíritos e Satanás todos Seus inimigos nao poderao pôr-se em pé diante dEle. Deus diz que todo joelho ha de dobrar e confessar que Jesus é o Grande Deus, o Criador dos Céus e da terra, e o Rei dos Reis. Serás, tu, um verdadeiro adorador de Jesus, ou terás de ajoe-lhar-se envergonhado quando Jesus vier? Verdadeiramente haverá grande angustia e vergonha quando os inimigos de Deus forem lançados no inferno o castigo eterno o lago de fogo preparado para Satanás e aqueles que o seguem.
Ref. Ef. 5:11, I Tes. 5:22, II Tim. 2:22