unfoldingWord 15 - A Terra Prometida
രൂപരേഖ: Joshua 1-24
മൂലരേഖ (സ്ക്രിപ്റ്റ്) നമ്പർ: 1215
ഭാഷ: Portuguese: Brazil
പ്രേക്ഷകർ: General
ഉദ്ദേശം: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
അവസ്ഥ: Approved
മറ്റ് ഭാഷകളിലേക്ക് വിവർത്തനം ചെയ്യുന്നതിനും റെക്കോർഡുചെയ്യുന്നതിനുമുള്ള അടിസ്ഥാന മാർഗ്ഗനിർദ്ദേശങ്ങളാണ് സ്ക്രിപ്റ്റുകൾ. ഓരോ വ്യത്യസ്ത സംസ്കാരത്തിനും ഭാഷയ്ക്കും അവ മനസ്സിലാക്കാവുന്നതും പ്രസക്തവുമാക്കുന്നതിന് അവ ആവശ്യാനുസരണം പൊരുത്തപ്പെടുത്തണം. ഉപയോഗിച്ച ചില നിബന്ധനകൾക്കും ആശയങ്ങൾക്കും കൂടുതൽ വിശദീകരണം ആവശ്യമായി വന്നേക്കാം അല്ലെങ്കിൽ രൂപാന്തരപ്പെടുത്തുകയോ പൂർണ്ണമായും ഒഴിവാക്കുകയോ ചെയ്യാം.
മൂലരേഖ (സ്ക്രിപ്റ്റ്) ടെക്സ്റ്റ്
Finalmente chegou a hora dos israelitas entrarem em Canaã, a Terra Prometida. Josué enviou dois espiões à cidade cananeia de Jericó que era protegida por grandes muralhas. Nessa cidade vivia uma prostituta chamada Raabe que escondeu os espiões e os ajudou a escapar. Ela fez isso porque tinha fé no Deus verdadeiro. Os espiões prometeram proteger Raabe e sua família quando os israelitas destruíssem Jericó.
Os israelitas tiveram que atravessar o Rio Jordão para entrar na Terra Prometida. Deus disse a Josué: “Mande os sacerdotes irem primeiro.” Quando os pés dos sacerdotes tocaram as águas do Rio Jordão, as águas pararam e os israelitas puderam atravessar o rio em terra seca.
Depois de atravessarem o Jordão, Deus disse a Josué como deveria atacar a poderosa cidade de Jericó. O povo obedeceu a Deus e os soldados e sacerdotes marcharam em volta da cidade de Jericó uma vez ao dia, durante seis dias.
No sétimo dia, os israelitas marcharam em volta da cidade mais sete vezes. Na sétima volta, os soldados gritaram e os sacerdotes tocaram suas trombetas.
Então, as muralhas que protegiam a cidade de Jericó caíram! Os israelitas destruíram completamente a cidade, conforme a orientação de Deus. Eles pouparam somente a Raabe e sua família, que se tornaram israelitas. Quando os outros povos que viviam em Canaã souberam que os israelitas destruíram Jericó, ficaram aterrorizados, temendo que os israelitas também fossem atacá-los.
Deus havia ordenado que os israelitas não fizessem pactos de paz com nenhum dos povos em Canaã. Os gibeonitas, povo cananeu, mentiram para Josué dizendo que eram de uma terra longe de Canaã. Os gibeonitas pediram a Josué que fizesse um pacto de paz com eles. Josué e os israelitas fizeram o pacto de paz com os gibeonitas mesmo sem consultarem a Deus.
Os israelitas ficaram irados quando descobriram que foram enganados pelos gibeonitas, mas honraram o pacto de paz, por ser uma promessa feita diante de Deus. Depois, os reis de outro povo de Canaã, os amorreus, descobriram que os gibeonitas haviam feito esse pacto de paz com os israelitas. Então, eles juntaram seus grandes exércitos e atacaram os gibeonitas. Os gibeonitas enviaram uma mensagem a Josué pedindo ajuda.
Josué convocou o exército de Israel para marchar a noite toda para alcançar os gibeonitas. Antes do nascer do sol, eles atacaram rapidamente o exército dos amorreus.
Deus lutou por Israel naquele dia; confundiu os amorreus e fez chover grandes pedras que mataram muitos deles.
Deus também fez com que o sol parasse no céu para que Israel tivesse tempo suficiente para derrotar os amorreus. Naquele dia, Deus concedeu uma grande vitória a Israel.
Depois de Deus vencer esses exércitos, muitos povos cananeus se reuniram para atacar Israel, mas Josué e os israelitas os derrotaram.
Depois de vencerem os amorreus, Deus dividiu a Terra Prometida em doze, uma porção para cada tribo de Israel. E Deus abençoou Israel, que viveu em paz com todos os povos vizinhos.
Quando Josué já estava velho, reuniu o povo de Israel e lembrou os israelitas do dever de obedecerem ao pacto que Deus fez com eles no Sinai. O povo prometeu permanecer fiel a Deus e obedecer às Suas leis.