unfoldingWord 47 - Paulo e Silas em Filipos
Преглед: Acts 16:11-40
Број на скрипта: 1247
Јазик: Portuguese: Brazil
Публиката: General
Жанр: Bible Stories & Teac
Цел: Evangelism; Teaching
Библиски цитат: Paraphrase
Статус: Approved
Скриптите се основни упатства за превод и снимање на други јазици. Тие треба да се приспособат по потреба за да бидат разбирливи и релевантни за секоја различна култура и јазик. На некои употребени термини и концепти може да им треба повеќе објаснување или дури да бидат заменети или целосно испуштени.
Текст на скрипта
Como Saulo viajava por todo o Império Romano, começou a usar seu nome romano, Paulo. Um dia, Paulo e seu amigo Silas foram à cidade de Filipos para proclamar as boas novas de Jesus. Eles foram para fora da cidade, à beira de um rio, local que os cristãos se reuniam para orar. Lá, eles conheceram uma mulher comerciante chamada Lídia que amava e adorava a Deus.
Deus abriu o coração de Lídia para ela acreditar na mensagem de Jesus e, naquele dia, ela e sua família foram batizadas. Ela convidou Paulo e Silas para ficarem em sua casa e eles aceitaram.
Enquanto estavam em Filipos, Paulo e Silas se reuniam todos os dias com os cristãos naquele lugar de oração à beira do rio. Todas as vezes que iam para lá, uma escrava possuída por um demônio os seguia. O demônio mostrava o futuro para ela que ganhava muito dinheiro para os seus senhores com suas previsões.
Enquanto Paulo e Silas caminhavam, essa escrava os seguia gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo. Eles mostrarão a vocês o caminho da salvação!” Ela fez isso muitas vezes até irritar Paulo.
Um dia, quando ela começou a gritar, Paulo se virou e disse ao demônio que estava dentro dela: “Em nome de Jesus, saia dela.” O demônio a deixou rapidamente.
Os senhores da escrava ficaram muito bravos quando descobriram que a escrava, sem o demônio, não conseguia mais ver o futuro. Eles não teriam mais dinheiro com as visões.
Então, eles levaram Paulo e Silas às autoridades romanas que bateram neles e os jogaram na prisão.
Paulo e Silas foram colocados na parte mais segura da prisão com os seus pés presos. Mesmo assim, eles cantaram hinos de louvor a Deus, até o meio da noite.
De repente, houve um terremoto muito forte. A terra tremeu, as portas da prisão se abriram e as correntes de todos os prisioneiros foram quebradas.
Quando o carcereiro acordou e viu que as portas da prisão estavam abertas, ficou apavorado. Tentou se matar porque achou que todos os prisioneiros tivessem fugido. As autoridades romanas matavam os carcereiros que deixavam seus prisioneiros escaparem. Quando Paulo o viu, gritou: “Pare! Não se machuque. Estamos todos aqui.”
O carcereiro ainda tremia quando perguntou a Paulo e Silas: “O que devo fazer para ser salvo?”. Paulo respondeu: “Creia no Senhor Jesus Cristo, o Mestre, e você e sua família serão salvos.” Então o carcereiro levou Paulo e Silas para sua casa e lavou as suas feridas. Paulo falou a todos que estavam na casa do carcereiro sobre as boas novas de Jesus.
O carcereiro e sua família creram em Jesus e foram todos batizados. Eles ofereceram um jantar a Paulo e Silas e todos se alegraram.
No dia seguinte, as autoridades de Filipos libertaram Paulo e Silas e pediram que deixassem a cidade. Paulo e Silas despediram-se de Lídia, de alguns outros amigos e foram embora. As boas novas de Jesus continuavam a se espalhar e a Igreja continuava crescendo.
Paulo e outros líderes cristãos viajaram para várias cidades falando e ensinando as boas novas de Jesus. Eles também escreveram muitas cartas às igrejas para encorajar e ensinar os cristãos. Algumas dessas cartas se tornaram livros da Bíblia.