unfoldingWord 12 - O Êxodo
개요: Exodus 12:33-15:21
스크립트 번호: 1212
청중: General
장르: Bible Stories & Teac
목적: Evangelism; Teaching
성경 인용: Paraphrase
지위: Approved
이 스크립트는 다른 언어로 번역 및 녹음을위한 기본 지침입니다. 그것은 그것이 사용되는 각 영역에 맞게 다른 문화와 언어로 조정되어야 합니다. 사용되는 몇 가지 용어와 개념은 다른 문화에서는 다듬어지거나 생략해야 할 수도 있습니다.
스크립트 텍스트
Os israelitas ficaram muito felizes por saírem do Egito. Eles já não eram mais escravos e estavam a caminho da Terra Prometida! Os egípcios deram tudo o que os israelitas lhes pediram, até mesmo ouro, prata e outros objetos valiosos. Pessoas de outras tribos que viviam com eles, também confiaram em Deus e se juntaram aos israelitas quando eles saíram do Egito.
Deus guiava os israelitas por meio de uma coluna de nuvens que se movia à frente deles durante o dia, e com uma coluna de fogo à noite. Deus estava sempre com eles e os guiava enquanto viajavam. O povo precisava apenas seguir a Deus.
Poucos dias depois, Faraó e seu povo mudaram de ideia e quiseram trazer os escravos israelitas de volta. Deus mudou o coração do Faraó, usando a sua teimosia para mostrar a todos que Ele é o único e verdadeiro Deus e mais poderoso que Faraó e seus deuses.
Então, Faraó e seus guerreiros perseguiram os israelitas para levá-los de volta como escravos. Quando os israelitas viram que eles se aproximavam, perceberam que estavam cercados entre os guerreiros de Faraó e o mar Vermelho. Eles ficaram apavorados e gritavam: “Por que saímos do Egito? Agora vamos morrer!”
Moisés disse ao povo: “Parem de ter medo! Deus lutará por vocês hoje, para salvá-los.” Então Deus disse a Moisés: “Diga ao povo que ande em direção ao mar Vermelho.”
Então, Deus escondeu os israelitas com a coluna de nuvem para que os egípcios não pudessem ver os israelitas.
Deus mandou Moisés levantar a mão sobre o mar e Ele fez o vento dividir as águas, empurrando-as para a esquerda e para a direita. Foi assim que Ele abriu um caminho para os israelitas atravessarem o mar.
Os israelitas caminharam pelo meio do mar, em terra seca, com uma parede de água de cada lado.
Depois, Deus levantou a nuvem, os egípcios viram os israelitas escapando e resolveram persegui-los.
Eles seguiram os israelitas pelo caminho aberto no mar, mas os seus carros atolaram e eles gritavam, em pânico: “Fujam! Deus está lutando pelos israelitas!”
Assim que os israelitas chegaram do outro lado do mar, Deus mandou Moisés estender novamente a sua mão. Moisés obedeceu e o mar se fechou, caindo sobre os guerreiros egípcios e todos eles se afogaram.
Quando os israelitas viram que os egípcios estavam mortos, eles confiaram em Deus e acreditaram que Moisés era realmente um profeta de Deus.
Os israelitas também ficaram muito alegres, porque Deus os salvou da morte e da escravidão! Agora eles eram livres para servir a Deus. Eles cantaram muitas canções para celebrar a liberdade e para louvar a Deus por libertá-los dos guerreiros egípcios.
Deus ordenou que os israelitas realizassem a festa da Páscoa todos os anos, para se lembrarem da vitória que Deus deu a eles sobre os egípcios e da libertação da escravidão. Eles celebravam matando um cordeiro sem doença e o comiam com pães sem fermento.