unfoldingWord 03 - O Dilúvio
Garis besar: Genesis 6-8
Nomor naskah: 1203
Bahasa: Portuguese: Brazil
Tema: Eternal life (Salvation); Living as a Christian (Obedience); Sin and Satan (Judgement)
Pengunjung: General
Tujuan: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Status: Approved
Naskah ini adalah petunjuk dasar untuk menerjemahkan dan merekam ke dalam bahasa-bahasa lain. Naskah ini harus disesuaikan seperlunya agar dapat dimengerti dan sesuai bagi setiap budaya dan bahasa yang berbeda. Beberapa istilah dan konsep yang digunakan mungkin butuh penjelasan lebih jauh, atau diganti atau bahkan dihilangkan.
Isi Naskah
Após um longo tempo, havia muitas pessoas vivendo no mundo. Elas estavam tão más, perversas e violentas, que Deus decidiu destruir o mundo inteiro com um dilúvio.
Mas Deus quis poupar um homem justo chamado Noé que vivia entre as pessoas perversas. Deus contou a Noé sobre o dilúvio que planejava enviar e disse para Noé construir um grande barco.
Deus falou para Noé construir o barco com 140 metros de comprimento, 23 metros de largura e 13,5 metros de altura. Ele orientou Noé a construir o barco de madeira, com três andares, muitas divisões internas, uma cobertura e uma única janela. O barco salvaria Noé, sua família e cada espécie de animal terrestre durante o dilúvio.
Noé obedeceu a Deus. Ele e seus três filhos construíram o barco como Deus havia orientado. Eles levaram muitos anos para terminar a construção do barco, porque era muito grande. Enquanto construía a arca, Noé alertava as pessoas sobre o dilúvio que viria e dizia para elas se converterem a Deus, mas elas não lhe deram atenção.
Deus também deu instruções para Noé e sua família ajuntarem muita comida para eles e os animais. Quando tudo estava pronto, Deus disse que estava na hora de todos eles, Noé, sua mulher, seus três filhos e as mulheres deles entrarem no barco.
Deus enviou a Noé um macho e uma fêmea de cada espécie de animal e ave, para que eles entrassem no barco e ficassem protegidos durante o dilúvio. Deus também enviou sete machos e sete fêmeas de cada tipo de animal aceitável para os sacrifícios. Quando todos estavam dentro do barco, o próprio Deus fechou a porta.
Então começou a chover, chover e chover. Choveu sem parar por quarenta dias e quarenta noites! A água também jorrou das fontes debaixo da terra. Toda terra ficou coberta de água, até mesmo as montanhas mais altas.
Tudo que vivia na terra morreu, exceto as pessoas e animais que estavam dentro do barco. O barco flutuou sobre a água e todos que estavam dentro foram salvos.
Depois que a chuva parou, o barco flutuou sobre as águas por cinco meses, até as águas começarem a baixar. Um dia, o barco assentou no topo de uma montanha, mas o mundo ainda estava coberto de água. Depois de mais três meses, os picos das montanhas começaram a aparecer.
Passados quarenta dias, Noé enviou um corvo para ver se a água havia secado. O corvo ia e voltava à procura de terra seca, mas não conseguia encontrar.
Outro dia, Noé soltou uma pomba, mas ela também não encontrou terra seca, e voltou para a arca. Uma semana depois, ele enviou a pomba novamente e ela voltou com um ramo de oliveira no seu bico! As águas estavam baixando e as plantas voltavam a crescer!
Noé esperou mais uma semana, soltou a pomba pela terceira vez e ela não voltou porque encontrou lugar para pousar. As águas estavam secando!
Dois meses depois, Deus disse a Noé: “Você, sua família e todos os animais devem sair do barco agora. Tenham muitos filhos e netos e encham a terra.” Então, Noé e sua família saíram do barco.
Quando Noé desceu do barco, ele construiu um altar e sacrificou alguns dos animais das espécies aceitáveis como sacrifício. Deus Se agradou do sacrifício e abençoou a Noé e sua família.
Deus disse: “Eu prometo nunca mais castigar a terra por causa da maldade das pessoas, ou destruir o mundo com um dilúvio, apesar de as pessoas serem pecadoras desde a infância.”
Então Deus criou o primeiro arco-íris como sinal de Seu pacto. Todas as vezes que o arco-íris aparece no céu, Deus e o Seu povo se lembram desse pacto.