Olhe, Ouça e Viva Livro 1: Começando com Deus
Áttekintés: Adam, Noah, Job, Abraham. 24 sections. It has a picture book to go along with the recording.
Szkript száma: 418
Nyelv: Portuguese: Brazil
Téma: Sin and Satan (Judgement, Sin, disobedience, Satan (the devil)); Christ (Sacrifice / Atonement); Eternal life (Salvation); Character of God (Grace and Mercy, Nature, character of God, Word of God (the Bible)); Living as a Christian (Worship, Obedience, Faith, trust, believe in Jesus); Bible timeline (Creation, Prophecy, fulfillment of, Gospel, Good News); Problems (Problems, troubles, worries)
Közönség: General
Célja: Teaching
Features: Monolog; Bible Stories; Extensive Scripture
Állapot: Approved
A szkriptek alapvető irányelvek a más nyelvekre történő fordításhoz és rögzítéshez. Szükség szerint módosítani kell őket, hogy érthetőek és relevánsak legyenek az egyes kultúrák és nyelvek számára. Egyes használt kifejezések és fogalmak további magyarázatot igényelhetnek, vagy akár le is cserélhetők vagy teljesen kihagyhatók.
Szkript szövege
Livro 1 – Lado A: Começando com Deus. (Introdução)
Saudações amigos! Veja e aprenda sobre as primeiras pessoas que viveram na terra. Elas podem nos ensinar muito sobre o único Deus verdadeiro. Olhe para as figuras do Livro Vermelho. Olhe para a próxima figura quando você ouvir este som. (Sinal)
Figura 1: A criação de Adão e dos animais
Gênesis 1:1 - 2:14
No princípio não havia absolutamente nada sobre a terra. Somente Deus existia. Há somente um Deus, o Criador. Ele é Espírito, nós não podemos vê-lo. Ele possui todo o poder. Ele conhece todas as coisas e está em todo lugar onde se faz necessária a sua presença. Deus criou todas as coisas no céu a sobre a terra. Ele fez o homem do pó da terra e lhe concedeu liberadade, individualidade. Ele deu ao homem um espírito para que pudesse conhecer a Deus. Deus o chamou de Adão. Adão deu nomes a todos os animais que Deus havia criado. Tudo quanto Deus tinha criado era muito bom. (Sinal)
Figura 2: Uma esposa para Adão
Gênesis 2:15-25
Deus pôs Adão num lindo e fértil jardim para cultivá-lo e guardá-lo. Haviam animais de todas as espécies, macho e fêmea, mas não havia uma companheira para Adão. Deus fez Adão cair num profundo sono. Então Deus tomou uma costela do lado esquerdo do homem e a transformou numa mulher e a trouxe para o homem para lhe ser companheira. O homem e sua mulher estavam nús, mas não se envergonhavam. Eles podiam conversar com Deus como bons amigos. Não havia tristeza, morte ou mal naquele lugar maravilhoso. (Sinal)
Figura 3: A serpente e a queda
Gênesis 3:1-8
Deus disse a Adão, "De todas as árvores frutíferas deste jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não poderás comer, porque no dia em que dela comeres, experimentarás a morte."
O homem viveu por muito tempo em harmonia com o Criador e suas criaturas. Mas o mal os espreitava. Satanás foi um anjo do céu, mas ele se rebelou contra Deus. Ele se tornou inimigo de Deus, bem como do homem que Deus havia criado. Satanás veio à mulher disfarçado numa serpente. Ele mentiu à mulher dizendo-lhe que Deus não os amava, devido às restriçoẽs que lhes fazia. Ele disse à mulher que certamente não morerria se comesse daquele fruto e a persuadiu a comer. A mulher comeu e deu também a Adão. Eles desobedeceram ao Criador, e seus espíritos morream como Ele havia dito. Imediatamente tentaram se esconder de Deus, envergonhados pele fato de estarem nús. (Sinal)
Figura 4: A expulsão do Jardim
Gênesis 3:14-24
Deus expulsou Adão e sua mulher do jardim, para evitar um mal pior. Pois havia também no jardim a árvore da vida eterna, e para evitar que comessem também do seu fruto os expulsou. Ele disse para Adão: "Porque você comeu do fruto proibido, por tua causa, toda a terra foi emaldiçoada. Com muito trabalho obterás dela o sustento para a vida."
E para a mulher Deus disse: "Aumentarei sobre ti as dores de parto."
Para a serpente disse: "Porque fizeste isto, amaldiçoada serás, rastejarás sobre o teu ventre." A serpente se tornou inimiga do homem. Adão chamou sus mulher Eva. Eva deu a luz a muitos filhos dos quais todos nós somos descendentes.
Nós ainda estamos separados de Deus, e como Adão, todos nós temos desobedicido a Deus. Mas Deus prometeu a Adão que um dia Ele enviaria um homem que derrotaria Satanás e nos levaria de volta para Deus.
Este homem seria o Senhor Jesus Cristo. (Sinal e música)
Figura 5: Noé e a grande Arca
Gênesis 6:1-22
O povo que descendeu de Adão seguiram os caminhos de Satanás. Somente um homem agradou a Deus, seu nome era Noé. Deus disse a Noé: "Decidi destruir toda humanidade, porque toda a terra está cheia de violência. Construa uma arca para se salvar, segundo o modelo que te darei, pois estou para enviar um dilúvio sobre a terra, o qual destruirá todo ser vivente. Quando terminar a sua construção, entre na arca com sua esposa, seus filhos e suas esposas. Leve para a arca com você um casal de cada animal e pássaro de toda espécie, para que se preserve a vida." Noé fez tudo como Deus lhe havia ordenado. (Sinal)
Figura 6: O grande Dilúvio
Gênesis 7:1-24
Durante todo o tempo em que construía a arca, Noé avisava ao povo que Deus iria destruir a Terra e que o único meio de se salvar seria através do arrependimento quanto às suas obras más e refugiar-se numa arca. Mas eles não deram ouvidos ao que Noé dizia. Quando terminaram a construção da arca, Noé e sua família, bem como todos os animais, entraram no seu refúgio, e Deus fechou a porta. E a chuva começou a cair. Por quarenta dias e noites a chuva caiu sobre a terra. Todas as fontes transbordaram, cobrindo toda a terra seca. E todo ser vivente morreu no grande dilúvio, exceto Noé e todos os que com ele estavam na arca. (Sinal)
Figura 7: O arco da promessa
Gênesis 8:13-22
Quando a chuva cessou e a terra secou depois de um ano, Noé e sua familia e todos os animais saíram da arca para começar uma nova vida. Em agradecimento pelo salvamento, Noé ofereceu um sacrifício a Deus. Deus aceitou o sacrifício de Noé e pôs um arco iris no céu e disse: "Nunca mais destruirei os seres viventes com água. Todas as vezes que o arco aparecer, eu Me lembrarei da minha promessa."
Amigos, quando nós vemos o arco-íris lembremos-nos também que Deus sempre providencia a salvação. No tempo de Noé foi através da arca. Um dia Deus julgará este mundo de novo. Desta vez Ele purificará o mundo com fogo. Mas todos aqueles que creem e obedecem a Deus não temerão as coisas que tem que acontecer. Deus nos deu um meio de salvação através do Senhor Jesus Cristo. (Sinal)
Figura 8: A Torre de Babel
Gênesis 11:1-9
Os filhos de Noé tiveram muitos filhos e filhas. Deus disse a eles para que se espalhassem sobre toda a terra, mas eles não quiseram se separar. O povo decidiu construir uma grande cidade, com uma grande torre que fosse tão alta quanto as nuvens.
Deus viu a desobediência e o orgulho daquele povo, e disse: "Todo o povo são um, e todos falam a mesma língua. Não haverá impedimento a tudo quanto intentam fazer. Desçamos e confundamos sua linguagem."
Olhe para as pessoas da figura 8. Eles não podem entender uns aos outros. Todo o povo pararam a construção da grande cidade a foram viver em muitos lugares diferentes. Foi a desobediência do homem que causou o aparecimento de tantas línguas diferentes. Desobediência separa as pessoas umas das outras em também nos separa de Deus. (Sinal e música)
Figura 9: Um homem digno chamado Jó
Jó 1:1-12
O homem desta figura chama-se Jó. Ele adorava a fazia sacrifícios somente ao verdadeiro Deus. Ele não seguia os caminhos da desobediência que são os caminhos de Satanás. Um dia Satanás aproximou-se de Deus com muitas acusações contra Jó. Deus disse a Satanás que Jó sempre fora um homem bom e justo, e por causa disto Deus o tinha abençoado para que fosse muito rico. Mas Satanás disse que Jó adorava e agradava a Deus somente para ser rico.
"Se me permitir que lhe tire toda sua riqueza, verá que ele te amaldiçoará."
Deus sabia que Satanás mentia, pois sabia que Jó continuaria sendo o mesmo homem bom e justo ainda que fosse pobre. Deus permitiu que Satanás tomasse tudo quanto Jó possuía. (Sinal)
Figura 10: Más notícias chegam
Jó 1:13-22
Um dia os servos de Jó lhe trazem notícias terríveis todas no mesmo dia.
O primeiro disse:
• Os inimgos de Jó tinham roubado seu gado, jumentos e matado todos os seus servos.
• Durante um temporal, um raio matou todas as suas ovelhas e pastores.
• Bandidos roubaram todos os seus camelos.
E outro ainda trouxe notícias piores:
"Seus filhos estavam reunidos numa celebração familiar, quando um vendaval derrubou a casa e todos morreram."
Jó raspou sua cabeça, como sinal de profunda tristeza, e prostrou-se sem forças no chão, devido a tanta angústia, e disse:
"O Senhor deu, e o Senhor tomou. Bendito seja o teu Nome".
Em tudo isto Jó não pecou atribuindo a Deus culpa alguma pelo que lhe acontecera. (Sinal)
Figura 11: O sofrimento de Jó
Jó 2:1 - 41:34
Satanás tornou a dizer Deus:
"Se permitir que toque na saúde de Jó fazendo-o sofrer, ele te amaldiçoará, pois pele por pele, e tudo quanto o homem dará pela sua vida."
Deus permitiu a Satanás testar a Jó mais uma vez. Ele saiu e feriu a Jó de tumores malignos por todo o corpo.
A esposa de Jó, diante do sofrimento do seu marido, disse amagargamente: "Amaldiçoe o teu Deus, e morra."
Mas Jó a repreendeu e disse: "Não temos nós recebido tantas coisas boas de Deus? Por que não receber também o mal?" Isto ele disse supondo que estas dificuldades vinham de Deus.
Três amigos de Jó, quando vieram para consolá-lo, não sabiam o que dizer por vários dias, devido ao extremo sofrimento do seu amigo. Por fim concluíram erroneamente que Jó estava sofrendo por algo errado que havia praticado. Deus fala com Jó e mostra a causa do seu sofrimento e repreende seus amigos por seus falsos julgamentos. Deus concede todas as coisas e somente Ele pode escolher uma vida fácil ou difícil para nós. (Sinal)
Figura 12: Jó e restaurado
Jó 42:1-17
Quando Jó viu a grandiosidade de Deus, ficou envergonhado por ter duvidado do amor de Deus durante o seu sofrimento. Ele orou por seus amigos porque eles não entendiam os propósitos de Deus. Então Deus fez Jó muito próspero, dando em dobro tudo quanto ele possuía antes do seu sofrimento. Jó teve outros filhos e filhas e ele viveu para ver muitos dos seus descendentes e morreu velho e farto de dias.
Amigos, Deus sabe por que nós sofremos nesta vida. Mas lembre-se que Deus nos ama e sempre quer o melhor para nós. Ele quer que confiemos n'Ele apesar das circunstâncias contrárias a nós. E assim poderemos obter a vitória sobre Satanás através do Senhor Jesus Cristo. (Sinal e música)
Livro 1 – Lado B: Começando com Deus
Amigos permitam-me conter-lhes uma história sobre um homem chamado Abraão. Deus o fez pai de muitas nações porque ele foi um homem que obedecia a Deus, e através dele nós recebemos algo maravilhoso. Esteja pronto para virar a próxima página quando você ouvir este som. (Sinal)
Figura 13: A chamada de Abraão
Gênesis 12:1 - 13:4
Um dia Deus falou a Abraaõ dizendo:
"Sai da tua terra e casa de teu pai e vá a uma terra que eu te mostrarei. De ti farei uma grande nação, por tua causa todos os povos da terra serão abençoados."
Abraão creu na promessa de Deus. Ele tomou sua esposa, seus servos e tudo quanto possuía e viajou por muitos dias até que chegou a uma terra chamada Canaã. Ali Deus lhe disse: "Esta é a terra que te darei e aos teus descendentes." (Sinal)
Figura 14: Abraão e Ló
Gênesis 13:5-18
Abraão tinha um sobrinho que trouxera consigo chamado Ló. Ambos, Abraão e Ló, tinham muito gado. Os pastores dos animais de Abraão e de Ló estavam sempre brigando por causa de comida para os animais, pois não havia pasto para todos eles. Então Abraão disse a Ló: "Não haja brigas entre nós. Vamos nos separar. Escolha qualquer parte desta terra que você quiser: se você for para a esquerda eu irei para a direita."
Ló escolheu a melhor terra para si e para seu gado, que era muito fértil, em que havia muita água. Ló se estabeleceu num vale próximo de uma cidade chamada Sodoma.
Deus falou a Abraão de novo dizendo: "Toda a terra até onde seus olhos podem ver eu darei aos teus descendentes para sempre." (Sinal)
Figura 15: Abraão encontra o Rei da Paz
Gênesis 14:1-24
O povo que morava em Sodoma era muito perverso. Aconteceu que os inimigos de Sodoma fizerem guerra contra ela e foi derrotada. Ló e sua família foram capturados como escravos, mas Abraão e seus homens os resgataram e derrotaram seus inimigos. No cominho de volta da batalha eles encontraram um rei chamado Melquizedeque. Ele era rei de uma cidade chamada Salém, que significa "paz". Melquizedeque trouxe comida a Abraão dizendo: "Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo que possui a terra e o céu, e entregou seus inimigos nas suas mãos."
Abraão deu muitos presentes ao rei de Salém, mas ao rei perverso de Sodoma Abraão nada deu. Ló insensatamente voltou a morar em Sodoma. (Sinal)
Figura 16: Abraão conta as estrelas
Gênesis 15:1-21
Abraão se tornou amigo de Deus. Mas Abraão estava muito triste porque não tinha filhos. Deus chama Abraão para fora da sua tenda e diz: "Olhe para as estrelas do céu e as conte, se puder. Assim será a tua descendência: tão numerosa como as estrelas do céu."
Abraão creu na promessa de Deus, e isto muito agradou a Deus, que lhe assegurou que seus descendentes possuiriam a terra de Canaã. (Sinal)
Figura 17: Um menino chamado Ismael
Gênesis 16:1-16
Muitos anos se passaram, e a esposa de Abraão ainda não lhe tinha dado nenhum filho, tornando-se muito impaciente. Então Sara disse a Abraão: "Tome a minha serva Hagar como sua segunda esposa. Talvez eu possa ter um filho através dela."
Hagar, serva de Sara, concebeu. E por causa disto, Sara se tornou ciumenta e tratava Hagar com crueldade. Deus envia um anjo para confortar Hagar, e diz a ela que seu filho se chamará Ismael. Dele procederá uma grande nação. Ismael se tornou o pai de toda a nação árabe.
Mas Deus disse a Abraão: "Através da tua esposa, Sara, você terá um filho, no qual cumprirei minhas promessas." (Sinal)
Figura 18: Deus envia mensageiros a Abraão
Gênesis 18:1-15
Um dia, quando Abraão tinha 99 anos e sua esposa Sara 90, três mensageiros de Deus vieram a eles. Sara prepara uma refeição para seus visitantes, que se assentaram à sombra, fora da tenda. Um dos mensageiros lhes transmite uma mensagem nestes termos:
"Daqui a nove meses, Sara dará à luz um filho."
Sara estava dentro da tenda e ouviu isto. Ela não poderia acreditar nisto, por isso riu consigo mesma. Então Deus disse a Abraão:
"Por que Sara riu? Existe alguma coisa difícil demais para Deus?"
Exatamente com Deus havia prometido, Sara deu à luz um filho na sua velhice. Eles o chamaram de Isaque, que significa "riso". (Sinal)
Figura 19: Abraão ora por Sodoma
Gênesis 18:16 - 19:29
Deus decidiu destruir Sodoma porque sua maldade muito o incomodava. Então Deus diz a Abraão o que está para fazer. Abraão se lembrou de Ló e disse:
"O Senhor destruirá o inocente junto com o perverso?"
Abraão rogou a Deus que poupasse a cidade de Sodoma, e Deus lhe diz:
"Se eu encontrar dez pessoas justas e boas não a destruirei."
Os mensageiros de Deus desceram a Sodoma, porque o único justo daquela cidade era Ló. Os mensageiros chegam a sua casa e o avisam para sair imediatamente, pois a cidade será destruída. Deus enviou um terrível fogo do céu que a destruiu completamente. Somente Ló e suas duas filhas se salvaram. (Sinal)
Figura 20: O sacrifício de Abraão
Gênesis 21:1 - 22:19
Isaque, o filho de Abraão, cresceu. E Deus testa a Abraão dizendo:
"Tome seu filho a quem amas e ofereça-o a mim em holocausto."
Abraão confiava tanto em Deus que obedeceu sem questioná-lo, porque sabia que Deus poderia trazê-lo de volta a vida. Quando Deus viu que Abraão iria matar a seu filho Isaque, o interrompeu dizendo:
"Abraão, Abraão, não causes nenhum mal ao rapaz, porque agora sei que temes a Deus acima de tudo, pois nem mesmo me negaste o teu único filho."
Abraão viu um carneiro preso num arbusto, e ao invés do seu filho, ele o ofereceu em sacrifício a Deus. (Sinal)
Figura 21: Uma esposa para Isaque
Gênesis 24:1 - 25:26
Quando Abraão se tornou muito velho, chamou seu servo e disse:
"Volte a minha terra e busque uma esposa para meu filho Isaque."
Abraão não queria que Isaque deixasse a terra de Canaã, ou tomasse por esposa alguma jovem dos perversos cananeus. O servo de Abraão obedeceu, com um juramento de que não tomaria nenhuma delas. Deus dirige seu servo diretamente aos parentes de Abraão. Lá ele encontra uma jovem formosa chamada Rebeca a qual é escolhida por esposa de Isaque. Isaque e Rebeca tiveram um filho ao qual chamaram Jacó. Ele se tornou o pai da grande nação de Israel. O povo de Israel ainda vive na terra que se chamava Canaã. De Israel veio aquele que trouxe grandes bênçãos para todo o mundo. (Sinal e música)
Figura 22: Jesus nasce
Gálatas 4:4-5; Mateus 1:18-25
A Palavra de Deus é verdadeira. Deus tinha dito a Adão que enviaria um homem que derrotaria a Satanás. Ele avisou a Noé que destruiria os perversos por causa da dureza de coração em não querer mudar seu procedimento maligno. Ele mostrou a Jó que Ele sempre quer o melhor para nós. Ele mostrou Abraão que Ele sempre cumpre as suas promessas. Nesta figura vemos o menino chamado Jesus. Exatamente no tempo escolhido por Deus, Jesus nasce na terra de Israel. Sua mãe foi uma virgem chamada Maria, que era da família de Abraão e Isaque, mas seu pai foi Deus. Jesus é aquele que traz bênçãos a este mundo, porque ele veio derrotar a Satanás e nos levar de volta para Deus, cumprindo em si todas as promessas de Deus. (Sinal)
Figura 23: A morte de Jesus
Gálatas 3:13-14
Jesus cresceu e quando se tornou um homem adulto ensinava ao povo os caminhos de Deus. Ele realizou muitos milagres para mostrar ao mundo que Ele veio de Deus. Mas muitos homens perversos não creram n'Ele e o matararam crucificando-o. Um soldado, para certificar-se da sua morte, o traspassou com uma lança. Realmente Ele havia morrido.
Amigos, Deus havia dito a Adão que ele morreria se comesse daquela árvore. Todos nós desobedecemos a Deus e merecemos a morte eterna também. Jesus morreu para receber a punição que deveria ser nossa. Abraão matou um carneiro ao invés de Isaque, mas Deus nos deu seu filho para morrer em nosso lugar. Satanás foi derrotado quando Jesus morreu naquela cruz, e seu poder, que poderia causar a nossa morte eterna, acabou. (Sinal)
Figura 24: Jesus está vivo!
João 20:19-29
O corpo de Jesus foi posto numa sepultura após a sua morte, mas ao terceiro dia Ele voltou à vida! Ele apareceu aos seus amigos, mas um deles chamado Tomé não estava lá. Então eles lhe disseram: "Nós vimos Jesus!" Mas ele não acreditou neles. Jesus aparece de novo a todos eles. Desta vez Tomé estava entre eles. Jesus se aproxima dele e lhe mostra as marcas dos cravos e da lança no seu lado e lhe pede para tocá-las. Jesus lhe diz: "Não sejas incrédulo, mas crente. Felizes são aqueles que não viram e creram."
Amigos, não sejamos como Tomé que duvidou de Deus. Sejamos como Abraão que creu nas promessas de Deus. É através de ter fé em Jesus que conhecemos a Deus e recebemos a vida eterna. (Sinal e música)