unfoldingWord 12 - O Êxodo
रुपरेखा: Exodus 12:33-15:21
भाषा परिवार: 1212
भाषा: Portuguese: Brazil
दर्शक: General
लक्ष्य: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
स्थिति: Approved
ये लेख अन्य भाषाओं में अनुवाद तथा रिकौर्डिंग करने के लिए बुनियादी दिशानिर्देश हैं। प्रत्येक भिन्न संस्कृति तथा भाषा के लिए प्रासंगिक बनाने के लिए आवश्यकतानुसार इन्हें अनुकूल बना लेना चाहिए। कुछ प्रयुक्त शब्दों तथा विचारों को या तो और स्पष्टिकरण की आवश्यकता होगी या उनके स्थान पर कुछ संशोधित शब्द प्रयोग करें या फिर उन्हें पूर्णतः हटा दें।
भाषा का पाठ
Os israelitas ficaram muito felizes por saírem do Egito. Eles já não eram mais escravos e estavam a caminho da Terra Prometida! Os egípcios deram tudo o que os israelitas lhes pediram, até mesmo ouro, prata e outros objetos valiosos. Pessoas de outras tribos que viviam com eles, também confiaram em Deus e se juntaram aos israelitas quando eles saíram do Egito.
Deus guiava os israelitas por meio de uma coluna de nuvens que se movia à frente deles durante o dia, e com uma coluna de fogo à noite. Deus estava sempre com eles e os guiava enquanto viajavam. O povo precisava apenas seguir a Deus.
Poucos dias depois, Faraó e seu povo mudaram de ideia e quiseram trazer os escravos israelitas de volta. Deus mudou o coração do Faraó, usando a sua teimosia para mostrar a todos que Ele é o único e verdadeiro Deus e mais poderoso que Faraó e seus deuses.
Então, Faraó e seus guerreiros perseguiram os israelitas para levá-los de volta como escravos. Quando os israelitas viram que eles se aproximavam, perceberam que estavam cercados entre os guerreiros de Faraó e o mar Vermelho. Eles ficaram apavorados e gritavam: “Por que saímos do Egito? Agora vamos morrer!”
Moisés disse ao povo: “Parem de ter medo! Deus lutará por vocês hoje, para salvá-los.” Então Deus disse a Moisés: “Diga ao povo que ande em direção ao mar Vermelho.”
Então, Deus escondeu os israelitas com a coluna de nuvem para que os egípcios não pudessem ver os israelitas.
Deus mandou Moisés levantar a mão sobre o mar e Ele fez o vento dividir as águas, empurrando-as para a esquerda e para a direita. Foi assim que Ele abriu um caminho para os israelitas atravessarem o mar.
Os israelitas caminharam pelo meio do mar, em terra seca, com uma parede de água de cada lado.
Depois, Deus levantou a nuvem, os egípcios viram os israelitas escapando e resolveram persegui-los.
Eles seguiram os israelitas pelo caminho aberto no mar, mas os seus carros atolaram e eles gritavam, em pânico: “Fujam! Deus está lutando pelos israelitas!”
Assim que os israelitas chegaram do outro lado do mar, Deus mandou Moisés estender novamente a sua mão. Moisés obedeceu e o mar se fechou, caindo sobre os guerreiros egípcios e todos eles se afogaram.
Quando os israelitas viram que os egípcios estavam mortos, eles confiaram em Deus e acreditaram que Moisés era realmente um profeta de Deus.
Os israelitas também ficaram muito alegres, porque Deus os salvou da morte e da escravidão! Agora eles eram livres para servir a Deus. Eles cantaram muitas canções para celebrar a liberdade e para louvar a Deus por libertá-los dos guerreiros egípcios.
Deus ordenou que os israelitas realizassem a festa da Páscoa todos os anos, para se lembrarem da vitória que Deus deu a eles sobre os egípcios e da libertação da escravidão. Eles celebravam matando um cordeiro sem doença e o comiam com pães sem fermento.