unfoldingWord 45 - Felipe e o Oficial Etíope
Esquema: Acts 6-8
Número de guión: 1245
Lingua: Portuguese: Brazil
Público: General
Finalidade: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Estado: Approved
Os guións son pautas básicas para a tradución e a gravación noutros idiomas. Deben adaptarse segundo sexa necesario para facelos comprensibles e relevantes para cada cultura e lingua diferentes. Algúns termos e conceptos utilizados poden necesitar máis explicación ou mesmo substituírse ou omitirse por completo.
Texto de guión
Um dos líderes da igreja primitiva, chamado Estevão, era conhecido como um homem bom, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Ele fez muitos milagres e persuadia as pessoas a crerem em Jesus.
Um dia, quando Estevão ensinava sobre Jesus, alguns judeus que não acreditavam em Cristo discutiram com ele e, com muita raiva, mentiram aos líderes religiosos dizendo: “Nós lhe ouvimos amaldiçoando a Moisés e a Deus!” Então, eles prenderam Estevão e o levaram à presença do sumo sacerdote e dos líderes judeus com mais testemunhas falsas contra ele.
O sumo sacerdote perguntou a Estevão: “Isto é verdade?” Estevão respondeu relembrando-os de muitas das grandes coisas que Deus fez, desde a época de Abraão até Jesus, e como o povo de Deus sempre O desobedecia. Então, ele disse: “Vocês, rebeldes e teimosos sempre rejeitam o Espírito Santo, assim como seus antepassados sempre rejeitaram a Deus e mataram os Seus profetas. Mas vocês fizeram algo ainda pior! Vocês mataram o Messias!”
Ao ouvirem isso, os líderes judeus tamparam os ouvidos para não escutarem o que Estevão dizia e, furiosos, começaram a gritar. Eles o arrastaram para fora da cidade e o apedrejaram até morrer.
Quando estava morrendo, Estevão gritou: “Jesus, receba o meu espírito!”, depois, caiu de joelhos e disse: “Senhor, não os culpe por este pecado.” E logo em seguida, morreu.
Um jovem chamado Saulo concordava com as pessoas que mataram Estevão e guardou as capas delas, enquanto o apedrejaram. Naquele dia, muitos em Jerusalém começaram a perseguir os seguidores de Jesus e, por isso, os crentes em Jesus fugiram para outras cidades. Mesmo com a perseguição, eles anunciavam a mensagem de Jesus em todos os lugares.
Felipe, um dos discípulos de Jesus que fugiu da perseguição em Jerusalém, foi a Samaria. Lá, pregou sobre Jesus e muitos foram salvos. Um dia, um anjo de Deus disse a Felipe para ir a certa estrada no deserto. Enquanto caminhava por essa estrada, Felipe viu um importante oficial da Etiópia sentado em sua carruagem. O Espírito Santo disse a Felipe para chegar mais perto e falar com aquele homem.
Quando Felipe se aproximou da carruagem, ouviu o etíope lendo as palavras do profeta Isaías: “Eles O conduziram como um cordeiro ao matadouro e, assim como um cordeiro mudo, Ele não disse uma só palavra. Eles O trataram injustamente, não O respeitaram e o mataram.”
Felipe perguntou ao etíope: “Você entende o que está lendo?” O etíope respondeu: “Não! Eu não conseguirei entender se ninguém me explicar. Por favor, sente-se aqui ao meu lado e me explique. Isaías está falando de si mesmo aqui ou de outra pessoa?”
Felipe explicou que Isaías falava sobre Jesus e aproveitou para falar de outras partes das Escrituras para explicar as boas novas de Jesus.
Quando passaram por um lugar onde havia um pouco de água, o etíope disse: “Olha, ali tem água! Posso ser batizado?” E ele mandou parar a carruagem.
Eles entraram na água e Felipe batizou o etíope. Depois que saíram da água, o Espírito Santo levou Felipe rapidamente para outro lugar para continuar falando de Jesus.
O etíope, feliz por ter conhecido Jesus, continuou o caminho de volta a sua casa.