unfoldingWord 27 - A História do Bom Samaritano
Grandes lignes: Luke 10:25-37
Numéro de texte: 1227
Lieu: Portuguese: Brazil
Audience: General
Objectif: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Statut: Approved
Les scripts sont des directives de base pour la traduction et l'enregistrement dans d'autres langues. Ils doivent être adaptés si nécessaire afin de les rendre compréhensibles et pertinents pour chaque culture et langue différente. Certains termes et concepts utilisés peuvent nécessiter plus d'explications ou même être remplacés ou complètement omis.
Corps du texte
Um dia, um estudioso da Lei aproximou-se de Jesus e querendo testá-Lo, para ver se Ele falaria algo contra aquilo que Ele mesmo ensinava, perguntou: “Mestre, o que devo fazer para ter a vida eterna?” Jesus respondeu: “O que está escrito na Lei de Deus?”.
“Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, com toda a sua alma, com todas as suas forças e com todo o seu entendimento. E ame ao seu próximo como a si mesmo”, disse o mestre da Lei. Jesus respondeu: “Você está correto! Faça isso e você viverá.”
Mas o mestre da Lei queria mostrar que era justo e que fazia tudo de acordo com a Lei. Então ele perguntou a Jesus: “Quem é o meu próximo?”
Jesus respondeu com uma história: “Um dia um judeu viajava pela estrada de Jerusalém a Jericó.”
Durante a viagem ele foi atacado por um grupo de ladrões que roubaram tudo o que ele tinha, bateram muito nele até o deixarem quase morto. Depois, fugiram levando até as suas roupas e o largaram para morrer na estrada.
“Pouco depois, um sacerdote judeu estava viajando por aquela mesma estrada. Quando esse líder religioso viu o homem que havia sido roubado e espancado, ele atravessou para o outro lado da estrada, ignorou o homem que precisava de ajuda e continuou a sua viagem.”
“Logo depois, veio um levita pela mesma estrada. (Os levitas eram uma tribo israelita que ajudavam os sacerdotes no templo). O levita viu o homem caído ali, mas também atravessou para o outro lado da estrada e ignorou o homem ferido.”
“Não muito tempo depois, veio um samaritano pelo caminho. (Os samaritanos eram descendentes de judeus que se casaram com pessoas de outros povos. Samaritanos e judeus se odiavam). Quando ele viu o homem judeu ferido, teve compaixão, desceu do seu animal e cuidou do homem, fazendo curativos em suas feridas.”
“O samaritano levantou o homem do chão, colocou-o no seu jumento e foi alugar um quarto onde ele pudesse se recuperar.”
“No dia seguinte, para continuar a sua viagem, o samaritano deu um pouco de dinheiro ao responsável pela pousada e disse: ‘Por favor, cuide dele. Se você precisar de mais dinheiro, eu lhe darei quando eu voltar.’”
Então Jesus perguntou ao Mestre da Lei: “O que você acha? Qual desses três homens foi ‘o próximo’ daquele que foi assaltado e espancado?” O mestre da Lei respondeu: “Aquele que usou de misericórdia.” Jesus lhe disse: “Vá e faça a mesma coisa. Ame ao seu próximo.”