unfoldingWord 12 - O Êxodo

unfoldingWord 12 - O Êxodo

Esquema: Exodus 12:33-15:21

Número de guión: 1212

Idioma: Portuguese: Brazil

Audiencia: General

Tipo: Bible Stories & Teac

Propósito: Evangelism; Teaching

Citación Biblica: Paraphrase

Estado: Approved

Los guiones son pautas básicas para la traducción y grabación a otros idiomas. Deben adaptarse según sea necesario para que sean comprendidas y relevantes para cada cultura e idioma diferentes. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar más explicación o incluso ser reemplazados o omitidos por completo.

Guión de texto

Os israelitas ficaram muito felizes por saírem do Egito. Eles já não eram mais escravos e estavam a caminho da Terra Prometida! Os egípcios deram tudo o que os israelitas lhes pediram, até mesmo ouro, prata e outros objetos valiosos. Pessoas de outras tribos que viviam com eles, também confiaram em Deus e se juntaram aos israelitas quando eles saíram do Egito.

Deus guiava os israelitas por meio de uma coluna de nuvens que se movia à frente deles durante o dia, e com uma coluna de fogo à noite. Deus estava sempre com eles e os guiava enquanto viajavam. O povo precisava apenas seguir a Deus.

Poucos dias depois, Faraó e seu povo mudaram de ideia e quiseram trazer os escravos israelitas de volta. Deus mudou o coração do Faraó, usando a sua teimosia para mostrar a todos que Ele é o único e verdadeiro Deus e mais poderoso que Faraó e seus deuses.

Então, Faraó e seus guerreiros perseguiram os israelitas para levá-los de volta como escravos. Quando os israelitas viram que eles se aproximavam, perceberam que estavam cercados entre os guerreiros de Faraó e o mar Vermelho. Eles ficaram apavorados e gritavam: “Por que saímos do Egito? Agora vamos morrer!”

Moisés disse ao povo: “Parem de ter medo! Deus lutará por vocês hoje, para salvá-los.” Então Deus disse a Moisés: “Diga ao povo que ande em direção ao mar Vermelho.”

Então, Deus escondeu os israelitas com a coluna de nuvem para que os egípcios não pudessem ver os israelitas.

Deus mandou Moisés levantar a mão sobre o mar e Ele fez o vento dividir as águas, empurrando-as para a esquerda e para a direita. Foi assim que Ele abriu um caminho para os israelitas atravessarem o mar.

Os israelitas caminharam pelo meio do mar, em terra seca, com uma parede de água de cada lado.

Depois, Deus levantou a nuvem, os egípcios viram os israelitas escapando e resolveram persegui-los.

Eles seguiram os israelitas pelo caminho aberto no mar, mas os seus carros atolaram e eles gritavam, em pânico: “Fujam! Deus está lutando pelos israelitas!”

Assim que os israelitas chegaram do outro lado do mar, Deus mandou Moisés estender novamente a sua mão. Moisés obedeceu e o mar se fechou, caindo sobre os guerreiros egípcios e todos eles se afogaram.

Quando os israelitas viram que os egípcios estavam mortos, eles confiaram em Deus e acreditaram que Moisés era realmente um profeta de Deus.

Os israelitas também ficaram muito alegres, porque Deus os salvou da morte e da escravidão! Agora eles eram livres para servir a Deus. Eles cantaram muitas canções para celebrar a liberdade e para louvar a Deus por libertá-los dos guerreiros egípcios.

Deus ordenou que os israelitas realizassem a festa da Páscoa todos os anos, para se lembrarem da vitória que Deus deu a eles sobre os egípcios e da libertação da escravidão. Eles celebravam matando um cordeiro sem doença e o comiam com pães sem fermento.

Información relacionada

Palabras de Vida - GRN tiene mensajes audios en miles de idiomas que contienen mensajes basados en la Biblia acerca de la salvación y la vida cristiana.

Descargas gratis - Aquí puede encontrar los guiones principales de GRN en varios idiomas y también imágenes y otros materiales relacionados. Todos están disponibles para descargar.

Librería de audio de GRN - Material evangelistico y de enseñanza adecuado a las necesidades y a la cultura en variedad de stilos y formatos

Choosing the audio or video format to download - What audio and video file formats are available from GRN, and which one is best to use?

Copyright and Licensing - GRN shares it's audio, video and written scripts under Creative Commons