unfoldingWord 18 - O Reino Dividido
Omrids: 1 Kings 1-6; 11-12
Script nummer: 1218
Sprog: Portuguese: Brazil
Publikum: General
Formål: Evangelism; Teaching
Features: Bible Stories; Paraphrase Scripture
Status: Approved
Scripts er grundlæggende retningslinjer for oversættelse og optagelse til andre sprog. De bør tilpasses efter behov for at gøre dem forståelige og relevante for hver kultur og sprog. Nogle anvendte termer og begreber kan have behov for mere forklaring eller endda blive erstattet eller helt udeladt.
Script tekst
Depois de muitos anos, o rei Davi morreu e seu filho Salomão começou a reinar em Israel. Um dia, Deus perguntou a Salomão: “O que você quer que eu lhe dê? Peça e eu lhe darei.” Quando Salomão pediu sabedoria, Deus ficou contente com a sua escolha e fez de Salomão o homem mais sábio do mundo e, também, o mais rico. Ele aprendeu muitas coisas e julgou com justiça.
Salomão construiu em Jerusalém o templo que seu pai, Davi, queria construir. Davi já havia recolhido e preparado todo o material necessário para a construção. Quando Salomão concluiu as obras, as pessoas deixaram a Tenda da Congregação e passaram a adorar e oferecer sacrifícios a Deus no Templo. Deus habitava ali entre Seu povo e abençoou o templo com Sua presença.
Mas Salomão desobedeceu a Deus casando-se com quase mil mulheres, muitas eram dos povos idólatras, proibidos por Deus. Essas mulheres adoram outros deuses. Assim como seu pai Davi, Salomão se enfraqueceu em sua velhice e desagradou a Deus porque adorou aos deuses de suas mulheres.
Como punição por essa infidelidade Deus dividiria a nação de Israel em dois reinos após a morte de Salomão.
Quando Salomão morreu, seu filho Roboão, um homem tolo, reinou em seu lugar. Os israelitas se reuniram para reconhecê-lo como rei e pediram melhores condições de vida, dizendo que Salomão os obrigava a trabalhar demais e a pagar muitos impostos.
Roboão não se importou e respondeu: “Então vocês acham que meu pai os fez trabalhar muito? Eu vou fazer vocês trabalharem muito mais e vou castigá-los com mais rigor.”
Como eles não esperavam essa resposta, dez das doze tribos de Israel se rebelaram e rejeitaram Roboão como rei. As duas tribos que permaneceram fiéis ao rei formaram o Reino de Judá.
As dez tribos que se rebelaram escolheram um rei chamado Jeroboão. Elas se separaram das duas tribos de Judá e formaram o novo Reino de Israel nas terras do norte.
Jeroboão se rebelou contra Deus e fez o povo de Israel pecar. Deixou de adorar a Deus no Templo, que ficou no Reino de Judá, e construiu dois ídolos para adoração do povo.
Os Reinos de Judá e Israel tornaram-se inimigos e se atacavam muitas vezes.
No novo Reino de Israel, todos os reis foram maus. Muitos deles foram mortos por outros israelitas que queriam tomar o lugar do rei.
Os reis e a maioria das pessoas do novo Reino de Israel prestavam cultos a ídolos, alguns com imoralidade sexual e sacrifício de crianças.
Os reis de Judá eram descendentes de Davi. Alguns desses reis foram homens bons que governaram com justiça e adoraram a Deus. Outros reis de Judá foram homens maus, corruptos, adoravam ídolos e sacrificaram seus filhos aos falsos deuses. A maior parte do povo de Judá também se rebelou contra Deus e adorou a outros deuses.