O que o crente acredita

Samenvatting: In the beginning Creation; fall, continued evil; animal sacrifice begun; tower of Babel; God's laws for man. Jesus can help us obey.

Scriptnummer:275
Taal:Portuguese
Tema:Creation; Law of God
Gehoor:General; New Christian
Styl:Monolog
Genre:Bible Stories & Teac
Moeilijkheidsgraad:General
Doel:Pre-evangelism; Teaching
Bijbelse verwijzing:Extensive
Status:Approved

Dit script dient als basis voor de vertaling en het maken van opnames in een andere taal. Het moet aangepast worden aan de verschillende talen en culturen om het zo relevant mogelijk te maken. Sommige termen en begrippen moeten verder uitgelegd worden of zelfs weggelaten worden binnen bepaalde culturen.

Skrif teks

No principio, Deus criou os céus e a terra. No principio, nao havia nada, apenas Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espirito Santo. Estes três sao um. Entao Deus criou o sol, a lua, e as estrelas. Depois criou a terra (solo) e as águas salgadas (mares). Quando terminou com isto, criou os animais, os pássaros, os peixes, as árvores, e tudo que vive sobre a terra. Entao Deus criou um homem em Sua semelhança. Seu nome era Adao. Deus também criou uma mulher para Adao, e seu nome era Eva.

Viviam muito felizes num jardim lindo que Deus fez para eles. Adao e Eva eram amigos de Deus. Nunca desobe-deciam a Deus. Mas mais tarde, escutaram Satanás, e fizeram o que era mau, pecaram. Entao Deus os expulsou do jardim. Antes nao precisavam trabalhar para comer, sempre tinham o que comer no jardim. Mas Deus os castigou, e agora para comer teriam de trabalhar bastante. Adao e Eva tiveram filhos. Eram como seus pais, mentiam, rou-bavam, desobedeciam, matavam, e falavam coisas más.

Todas as pessoas na terra sao como Adao e Eva depois de terem pecado. Deus pro-videnciou um meio para que Adao e Eva pudessem ser perdoados. Quando estavam entristecidos pelo mau que fizeram, teriam de sacrificar um cordeiro. Quando Deus viu o sangue do cordeiro, e quando eles estivessem arrependidos do mau que praticaram, Deus os perdoaria seus pecados. Mas, em fim, o povo deu as costas a Deus e pararam de fazer isso. Muitos conti-nuaram sacrificando, nao porque estavam arrependidos dos seus pecados, mas porque era o costume (tradiçao). Se encheram de orgulho e fizeram o que bem queriam. Se juntaram todos em uma cidade e construíram uma torre gi-gante. Deus tinha ordenado o povo para se espalharem pela face da terra, mas eles nao o queriam. Queriam se ele-var para ser como Deus. Todos falavam uma só língua. Mas Deus sabia o que eles estavam planejando, entao mis-turou o seu falar, para que falassem muitas línguas, e os outros nao os entendiam, e assim espalhou-os por toda face da terra. E é por isso que falamos tantas línguas hoje. (E por isso que existem tantas línguas.)

Por ser pecador, o homem deixa a Deus que é Santo. E por isso, Deus deu ao homem uma lei para ajuda-lo conhe-cer o que e bom, e o que e mau para ele. E essa é a lei de Deus: Eu sou o único e verdadeiro Deus. Nao adoraras qualquer coisa no céu, na terra, ou no mar (na água). Nao usaras o nome de Deus num modo mau. Lembra-te do sétimo dia para o santificar. Pense bem do teu pai e da tua mae. Nao matarás outra pessoa. Nao tomaras a mulher de outro. Nao roubaras. Nao mentirás contra outra pessoa. Nao cobiçaras o que nao e teu. Essas sao as leis de Deus, mas o homem nao as cumpriu. E ate hoje, o homem nao as obedece. Deus diz que castigará os que nao as obedecem. Se quiser obedecer as leis de Deus, Jesus lhe ajudara. Ore a Ele. Ele lhe ajudara para deixar os seus pe-cados e seguir o caminho de Deus.