unfoldingWord 35 - A História do Pai Compassivo
Raamwerk: Luke 15
Skripnommer: 1235
Taal: Portuguese: Brazil
Gehoor: General
Genre: Bible Stories & Teac
Doel: Evangelism; Teaching
Bybelaanhaling: Paraphrase
Status: Approved
Skrips is basiese riglyne vir vertaling en opname in ander tale. Hulle moet so nodig aangepas word dat hulle verstaanbaar en relevant is vir elke verskillende kultuur en taal. Sommige terme en konsepte wat gebruik word, het moontlik meer verduideliking nodig of selfs heeltemal vervang of weggelaat word.
Skripteks
Um dia, Jesus ensinava uma multidão de cobradores de impostos e outros pecadores que queriam ouvi-Lo.
Alguns líderes religiosos que também estavam lá viram Jesus tratando os pecadores como amigos e começaram a criticá-lo. Então, Jesus lhes contou esta história:
“Havia um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo disse: ‘Pai, eu quero receber agora a minha parte da herança!’ Então o homem dividiu os seus bens entre seus dois filhos.”
“Esse filho juntou rapidamente tudo o que tinha, foi a um lugar distante e gastou todo o seu dinheiro em uma vida pecaminosa.”
“Depois disso, houve uma fome severa na terra que o filho mais novo vivia e ele não tinha dinheiro para comprar comida. Então, ele começou a alimentar porcos porque foi o único trabalho que encontrou. Ele estava tão mal e faminto que queria comer a comida dos porcos.”
“Finalmente, o filho mais novo disse a si mesmo: ‘O que estou fazendo? Todos os servos do meu pai têm alimento à vontade para comer, mas eu estou aqui passando fome. Vou voltar para o meu pai e pedir para ser um dos seus servos.’”
“O filho mais novo decidiu voltar para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e, sentindo compaixão dele, foi correndo abraçá-lo e beijá-lo.”
“O filho disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Não mereço mais ser teu filho.’”
“Mas seu pai chamou os servos e deu ordens: ‘Tragam depressa a melhor roupa e vistam meu filho! Coloquem um anel em seu dedo e sandálias em seus pés. Depois matem o melhor bezerro. Vamos fazer um banquete para celebrar porque o meu filho estava morto, mas agora ele está vivo! Ele estava perdido, mas agora foi achado!’”
“Assim, o pai fez uma grande festa para comemorar a volta do seu filho mais novo. Pouco tempo depois, o filho mais velho estava voltando para casa depois de trabalhar no campo. Quando ele ouviu a música e dança, quis saber o que estava acontecendo.”
“Quando descobriu que estavam festejando a volta de seu irmão, ficou com muita raiva e não quis nem entrar em casa. O pai, então, saiu e implorou que comemorasse com eles, mas ele se recusou.”
“O filho mais velho disse ao pai: ‘Eu trabalhei fielmente para o senhor por todos esses anos e nunca o desobedeci! Mas o senhor não me deu nem uma cabra pequena para eu festejar com meus amigos. Já quando esse filho seu, que gastou todo o seu dinheiro com comportamento pecaminoso, volta para casa, o senhor mata o melhor bezerro para ele!’”
“O pai respondeu, ‘Meu filho, você está sempre comigo e tudo o que eu tenho é seu. Mas é certo nós celebrarmos porque o seu irmão que, para mim, estava morto, agora está vivo! Ele estava perdido, mas agora foi encontrado!’”