O Rico e Lázaro

Outline: Story dramatized. Emphasis is on no chance after death. Hell and heaven are real. Christ died, rose, and ascended that we might be free from judgment. Snare of materialism. Life is short---after death is long.

Script Number:113
Language:Portuguese
Theme:Materialism; Hell; Money; Death; Son of God; Salvation; Judgement
Audience:Catholic; General; Western
Style:Monolog
Genre:Parable
Sophistication:General
Purpose:Evangelism; Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

Quando Jesus, o Filho de Deus, vivia na terra, foi isso que Ele nos disse:
Havia um homem rico que vestia-se de roupas finas e alimentava-se de comidas caras todos os dias. Havia, também, um homem muito pobre cha-mado Lázaro., que estava coberto de chagas. Ele se deitava a porta do rico, esperando receber umas migalhas que caiam da mesa do rico. Os cachorros vinham e lambiam-lhe as feridas. (5 Seg.)
Aconteceu que Lázaro morreu, e foi para o Céu. O rico também, morreu, e foi enterrado. (3 Seg.) Ele foi para o inferno, e estando em grandes tormentos, clamou em alta voz, "Tenha misericórdia de mim, e mande a Lázaro, para que molhe a ponta do dedo em água, e me refresque a língua, porque estou atormentado neste grande fogo"
A resposta veio, "Existe um grande abismo entre nos e vocês, para que os daqui nao possam passar para lá, nem os de lá, possam chegar aqui. Ninguém pode passar do inferno para o Céu." O rico respondeu, "Entao mande Lázaro aos meus cinco irmaos na terra. Deixe-o lhes contar a respeito deste lugar horrível de sofrimento. Se alguém que tenha morrido os contar, eles acreditarao."
"Nao," veio a resposta. "Se eles nao crêem na Bíblia, que e a Palavra de Deus, eles nao acreditarao nem se volte alguém da morte."
Jesus também disse, "Eu lhe conto a verdade, se nao vos converterdes dos teus pecados e obedecerem a Deus, vocês também hao de morrer, e sofrer o castigo no inferno." Jesus Cristo voltou da morte. Ele sofreu e mor-reu para tornar nosso castigo. Depois de três dias, Ele ressuscitou, e agora vive no Céu. Qualquer volta a Jesus e Lhe obedece, pode ficar livre deste castigo. ("0 salário do pecado e a morte, mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.") Ele pode nos transformar, e nos dar novos coraçoes. Nao sedes como o homem mau que tinha de sofrer no inferno. Ele nao foi para o inferno porque era rico, mas porque ele nao cria e obedecia a Palavra de Deus. Lázaro nao foi para o Céu por ser pobre. Ele foi para o Céu porque ele seguia as palavras de Jesus. Converte-se dos teus pecados nesta vida, porque de-pois da morte, e tarde demais.
Essa vida e muito curta, mas a vida após a morte e muito longa. Quem e sábio entre vos? Aquele que prepara-se para o futuro. A Bíblia nos diz, "Que aproveitara ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder sua própria alma?"
Nota: se muito comprido, omite sentenças em parênteses. Ref. Lu. 16:19-31; Ro. 6:23