Olhe, Escute & Viva Livro 6

Outline: From Matthew and Mark. 24 sections. It has a picture book to go along with the recording.

Script Number:423
Language:Portuguese: Mozambique
Theme:Life of Christ; Multiple themes
Audience:General
Style:Monolog
Genre:Bible Story
Sophistication:General
Purpose:Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Publishable

Script Text

Lado A Jesus - O Professor

INTRODUÇÃO

Saudações. Venham e conheçam o maior de todos os professores. O seu nome é Jesus.
Olhem para os desenhos no livro azul e mudem para o próximo desenho quando ouvirem este som. (SINAL)

Desenho 1: Jesus Ensina O Povo

Desenho 1: Jesus Ensina O Povo

Mateus 5

Neste desenho, Jesus está a ensinar o povo acerca de Deus. Jesus veio de Deus e por que ele é o único Filho de Deus, ele conhece tudo acerca de Deus. Deus é santo e porque as pessoas têm pensamentos maus e fazerem obras más, elas estão separadas de Deus. Mas Deus enviou Jesus para ensinar as pessoas como o podem conhecer. Agora eu vou contar-lhe acerca daquilo que Jesus ensinou às pessoas quando ele estava na terra, para que você também possa aprender mais acerca do Deus vivo e verdadeiro. (SINAL)

Desenho 2: As Duas Casas

Desenho 2: As Duas Casas

Mateus 7:24-27

Neste desenho Jesus contou uma história acerca de dois homens. Um homem construiu a sua casa sobre uma rocha. A rocha é um alicerce forte. Quando a tempestade veio, esta casa não caiu. O outro homem construiu a sua casa sobre a areia. Quando a tempestade veio, a sua casa caiu completamente. Jesus disse que o homem que construiu a sua casa sobre a rocha era um homem sábio. Nós também devemos construir as nossas vidas num alicerce forte. Jesus mesmo é o nosso alicerce forte. Devemos obedecer os seus ensinos. Se nós lhe obedecermos, ele nos ajudará a derrotar Satanás, assim como todos os maus pensamentos e os vícios nas nossas vidas. Jesus será a nossa força e sempre nos guiará, mesmo em tempos difíceis. (SINAL)

Desenho 3: A Luz Deve Ser Vista

Desenho 3: A Luz Deve Ser Vista

Mateus 5:14-16

Olhem, os homens neste desenho têm luzes (velas). O que você faz com uma luz na escuridão? Um homem está a segurar a sua luz bem alto, para dar luz a todos na casa. O outro homem é louco. Ele está a esconder a sua luz debaixo de uma bacia (cesto). Jesus é a luz do mundo e ele nos mostra o caminho para Deus. Quando nós confiamos nele, obedecemos à sua Palavra, e vivemos segundo ela, outras pessoas podem ver a luz de Jesus em nós. Jesus disse, " ...deixem que a vossa luz resplandeça diante dos homens (pessoas), para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai no céu. (SINAL)

Desenho 4: Um Romano Bate Num Judeu

Desenho 4: Um Romano Bate Num Judeu

Mateus 5:38-42; Romanos 12:19

Quando Jesus viveu na terra dos judeus, os romanos estrangeiros governavam sobre eles.
Às vezes os soldados romanos tratavam os judeus com crueldade, tal como podem ver no desenho. O soldado também levou o casaco do homem. O que é que o homem poderia fazer? Jesus disse ao povo, "Não resistam aos que vos fazem mal. Se alguém vos bater na face direita, apresentem-lhe a outra face. Se alguém vos quiser levar a tribunal para levar a vossa túnica (camisa), dêem-lhe também a vossa capa (casaco)." Nós não nos devemos vingar daqueles que nos fazem mal. "A vingança é minha; Eu recompensarei." Diz o Senhor. Deus irá castigar a todos os que continuam a fazer o mal. Este castigo tanto pode vir nesta vida ou depois da morte. Mas Deus nos ensina a retribuir o mal com o bem. É certo fazermos o bem para com os nossos inimigos. (SINAL)

Desenho 5: Orando a Deus

Desenho 5: Orando a Deus

Mateus 6:5-15

Neste desenho dois homens estão a orar (a falar com Deus). Um homem está de pé na rua, repetindo longas orações. Ele quer que todos o vejam e o elogiem. Deus não responde a esse tipo de oração. Mas nós devemos ser como o outro homem no desenho. Ele está a orar a Deus dentro da sua casa onde ninguém (excepto Deus) o pode ver. Ele é humilde e sincero enquanto está a falar com Deus. Jesus disse, "...quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai, a quem não vês. Então o teu Pai, que vê o que é feito em segredo, te irá recompensar. E quando orarem, não usem repetições como os pagãos, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam como eles, porque o vosso Pai sabe o que precisam antes de lho pedirem.
Portanto, é assim que devem orar:
"Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre."
("Pai nosso que estás no céu, ajuda-nos a honrar o teu Nome. Vem e estabelece o teu reino, para que cada um na terra te obedeça, tal como te obedecem no céu. Dá-nos o nosso alimento para este dia. Perdoa os nossos pecados assim como nós perdoamos aos outros. Guarda-nos da tentação e protege-nos do mal. (SINAL)

Desenho 6: O Homem Mau Planta Ervas

Desenho 6: O Homem Mau Planta Ervas

Mateus 13:24-30; Mateus 13:36-43

Homens maus estão a plantar erva num campo acabado de ser semeado. Esses homens são inimigos do dono do campo. As ervas são muito parecidas com as plantas boas. O lavrador não pode tirar as ervas porque iria destruir também as plantas boas. Ele esperou até ao tempo da colheita. Então ele ajuntou as ervas para serem queimadas. E depois disso colheu as boas plantas.

Deus é como aquele lavrador e Satanás é o homem mau. No mundo Satanás tem plantado pessoas más entre o povo de Deus. No tempo certo, Jesus virá outra vez. Ele irá separar os maus daqueles que confiam e obedecem a Deus. Jesus levará todos os que crêem e confiem nele, para estarem com ele para sempre. Mas aqueles que não querem aceitar Jesus, serão lançados no inferno com Satanás, o lugar do tormento eterno (sofrimento) e separação de Deus. (SINAL)

Desenho 7: Jesus E as Crianças

Desenho 7: Jesus E as Crianças

Mateus 18:1-6; Mateus 19:13-15

Olhe! Um dia algumas pessoas levaram crianças a Jesus. Queriam que Jesus as abençoasse e orasse por elas. Os discípulos de Jesus tentaram mandar as crianças embora. Mas Jesus não ficou satisfeito e disse, "Deixem as criancinhas vir a mim, e não as impeçam, porque o reino do céu pertence a elas (aqueles que são como elas)." Jesus também disse aos seus discípulos, "Na verdade vos digo, a menos que vocês mudem e se tornem como criancinhas, não poderão entrar no reino do céu ( Deus)."

As pessoas que são importantes no reino de Deus são humildes como criancinhas.
Aqueles que são orgulhosos e pensam que são melhores do que os outros, não são verdadeiros seguidores de Jesus. (SINAL)

Desenho 8: O Pastor E as Ovelhas

Desenho 8: O Pastor E as Ovelhas

Mateus 18:12-14; João 10:14

Um dia Jesus ensinou os seus discípulos e disse, "Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se afaste e se perde, ele não deixará as 99 ovelhas e vai nas montanhas para procurar aquela que se afastou (perdeu)? E se ele a encontrar, ficará mais feliz por aquela ovelha do que pelas 99 que não se perderam. Da mesma maneira, o teu Pai que está no céu não quer que as pessoas fiquem afastadas dele." Deus criou todas as pessoas neste mundo. Elas lhe pertencem. Se alguém seguir a Satanás, esse é como a ovelha que se perdeu.

Jesus também disse, "Eu sou o bom Pastor, eu conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem..." Jesus é chamado o bom Pastor, porque ele veio "Para procurar e salvar" aqueles que estavam perdidos de Deus. Jesus ainda está a procurar e a salvar os perdidos. (SINAL)

Desenho 9: O Servo Que Não Perdoava

Desenho 9: O Servo Que Não Perdoava

Mateus 18:21-35

Uma vez um servo devia muito dinheiro ao seu rei, mas ele não lhe podia pagar. Então o rei ordenou que o servo e a sua família fossem vendidos como escravos. Mas o servo suplicou ao rei para que lhe desse tempo, para poder devolver-lhe o seu dinheiro. O rei teve misericórdia do servo. Ele cancelou a dívida toda e deixou-o ir embora.
Depois disto aquele servo encontrou um outro servo que lhe devia apenas uma pequena importância, a qual não podia pagar. Ele começou a sufocar o homem exigindo que lhe devolvesse o seu dinheiro. Porque aquele servo não lhe pode pagar imediatamente, ele pôs o homem na prisão até que ele pagasse a dívida. Outros servos contaram ao rei o que tinha acontecido. O rei ficou muito zangado. "Tu servo malvado," disse ele, "Eu cancelei toda aquela tua dívida porque me suplicaste. Não deverias tu ter tido a mesma misericórdia para com o outro servo tal como eu tive por ti ?" O rei mandou aquele servo mau para a prisão, até ter pago a sua dívida.

Nós devemos perdoar a qualquer pessoa que nos faça mal. Então Deus nos irá perdoar por todo o mal que temos feito. Mas então nós estaremos sinceramente arrependidos acerca da nossa desobediência. (SINAL)

Desenho 10: Os Trabalhadores Recebem O Seu Salário

Desenho 10: Os Trabalhadores Recebem O Seu Salário

Mateus 20:1-16

Um lavrador saiu para contratar trabalhadores para trabalharem no seu campo (vinha). Ele concordou em pagar-lhes uma moeda por um dia completo de trabalho. No fim do dia esses trabalhadores foram receber o seu salário. O primeiro homem a ser pago foi contratado mais tarde. Ele apenas tinha trabalhado pouco. Mas o lavrador foi bondoso. Ele deu ao homem uma moeda. Isso era o salário por um dia completo de trabalho. O segundo homem tinha trabalhado metade do dia, e outro homem trabalhou o dia inteiro. Mas todos os trabalhadores receberam a mesma quantia de dinheiro. O homem que tinha trabalhado o dia inteiro, reclamou. Ele queria mais dinheiro. Mas o lavrador disse, "Amigo, eu não estou a ser injusto contigo. Não concordaste trabalhar por um denário (moeda)? Toma o teu salário e vai-te embora. Eu quero dar ao homem que eu contratei no fim o mesmo que eu te dei. Será que eu não tenho o direito de fazer o quero com o meu próprio dinheiro? Ou será que estás invejoso porque eu sou generoso?"

Deus é como o lavrador. Ele é sempre justo. Mas também é bondoso e generoso. Ele dá o mesmo presente da vida eterna a todos os que obedecem a Jesus. Isto é um presente gratuito e não um pagamento pelo bem que fazemos na terra. (SINAL)

Desenho 11: Cinco Mulheres Do Lado D Fora Da Porta

Desenho 11: Cinco Mulheres Do Lado D Fora Da Porta

Mateus 25:1-13

Jesus contou uma parábola (história) acerca de dez mulheres jovens. Elas estavam à espera que o noivo chegasse e começasse o banquete de casamento. Cinco delas eram sábias, mas as outras cinco que vê aqui, eram descuidadas. Quando o noivo apareceu de repente à meia-noite, as cinco mulheres sábias estavam prontas para se encontrarem com ele. Elas tinham as
suas lâmpadas prontas com óleo e entraram no banquete com ele. A porta foi fechada atrás delas. As cinco mulheres descuidadas não tinham óleo nas suas lâmpadas, então elas tiveram que ir comprar. Quando voltaram clamaram, "Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!" Mas o noivo respondeu, "Eu digo-vos a verdade; eu não as conheço."

Agora Jesus está no céu. Ele é o noivo celestial. Um dia ele voltará de repente à terra. Nós não sabemos quando isso acontecerá. Mas em cada dia devemos estar preparados para o encontrar. Porque Jesus irá levar a todos os que o amem e lhe obedecem para estarem com ele no céu. Mas muitos, tal como as cinco mulheres descuidadas, serão deixados para trás. (SINAL)

Desenho 12: O Mestre E Os Seus Servos

Desenho 12: O Mestre E Os Seus Servos

Mateus 25:14-30

Como podemos nós estar prontos para quando Jesus voltar?
Escutem. O homem importante que vê neste desenho acabou de voltar a casa de uma longa viagem. Antes de partir, ele confiou alguns dos seus bens aos seus servos. A um servo ele deu cinco peças de dinheiro. O servo negociou e ganhou cinco peças para o seu mestre. A outro servo foi-lhe dado duas peças. Ele ganhou mais duas para o seu mestre. Quando seu o mestre voltou, ele recompensou igualmente a ambos. Mas um terceiro servo que tinha recebido uma moeda, escondeu o dinheiro que estava ao seu cuidado. Ele não fez nada para ganhar mais. O mestre ficou zangado porque este servo foi preguiçoso. Ele tirou-lhe o dinheiro e lançou-o fora da casa.

Jesus é o Mestre dos crentes. Ele foi para o céu, mas um dia voltará à terra. Ele confia que os seus servos irão viver para ele e falam aos outros acerca dele. Ele deu o seu Espírito Santo para os ajudar a obedecer-lhe. É bom usarmos tudo o que temos para honrar a Jesus. Ele prometeu recompensar aqueles que o servem fielmente.

Lado B Jesus - Aquele Que Cura

INTRODUÇÃO
Jesus ensinou as pessoas acerca de Deus, mas ele também lhes mostrou que tinha grande poder, vindo de Deus. Olhem para os desenhos e mude para o próximo quando ouvir o som. (SINAL)

Desenho 13: Jesus É Baptizado

Desenho 13: Jesus É Baptizado

Marcos 1:4-11

Neste desenho vemos Jesus mesmo antes de começar a ensinar as pessoas. O homem que está com ele é João Baptista. João sabia que Deus iria enviar Jesus para a terra. João tinha estado a avisar o povo judeu para se voltarem dos seus maus caminhos e servir a Deus. Os que criam na mensagem de João que vinha de Deus, eram baptizados com água. O baptismo era um sinal de que eles mudavam os seus caminhos e viviam para agradar a Deus. João disse," Depois de mim virá um mais poderoso do que mim, ...eu os baptizo com água, mas ele vos baptizará com o Espírito Santo." O Espírito Santo dá a todo o crente a força para obedecer a Deus.
Aqui Jesus vai ter com João, porque ele também queria ser baptizado, apesar de nunca ter pecado. Quando Jesus saiu da água, uma coisa maravilhosa aconteceu. Os céus se abriram e o Espírito Santo de Deus desceu sobre ele na forma de uma pomba. A voz de Deus falou do céu, dizendo "Tu és meu Filho, a quem amo; tenho em ti a maior satisfação."

Depois do seu baptismo, Deus permitiu que Satanás tentasse Jesus. Satanás mesmo distorceu a Palavra de Deus ao fazer a tentação. Mas Jesus derrotou Satanás ao falar-lhe palavras da Palavra escrita de Deus e no poder do Espírito Santo. (SINAL)

Desenho 14: Jesus Chama Os Seus Discípulos

Desenho 14: Jesus Chama Os Seus Discípulos

Marcos 1:12-20; Mateus 28:19

Depois de ter derrotado Satanás, Jesus foi fazer o trabalho para o qual Deus o enviou. Deus enviou Jesus Cristo a esta terra para pregar as Boas Novas de Deus, para ensinar as pessoas, para curar os doentes e destruir as obras de Satanás. Um dia, quando Jesus passou perto do mar da Galileia, ele viu dois irmãos, Simão e André, lançando uma rede de pesca na água, pois eram pescadores. "Venham e sigam-me," disse Jesus, "e eu farei de vós pescadores de homens."
Imediatamente eles deixaram as suas redes e foram com Jesus. Jesus também viu outros dois irmãos, Tiago e João. Eles estavam preparando as suas redes. Também eles seguiram imediatamente a Jesus quando ele os chamou. Jesus escolheu outros oito homens. Esses doze homens tornaram-se os seus discípulos para estarem com ele e aprenderem dele. Mais tarde, os discípulos tornaram-se nos apóstolos de Jesus, isto quer dizer os seus enviados. Eles pregavam as Boas Novas de Jesus Cristo e curavam os doentes no Nome de Jesus. Mais tarde Jesus deu-lhes poder através do Espírito Santo, para os enviar e fazerem todos os tipos de milagres.
E antes de Jesus voltar para o céu, ele deu aos seus apóstolos este mandamento, "...vão e façam discípulos de todas as nações, baptizando-os no Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto lhes tenho dito." Isto quer dizer, que cada um que queira ser agora um discípulo de Jesus, deve estar disposto a obedecer aos seus mandamentos e a contar aos outros as Boas Novas de Jesus no poder do Espírito Santo. Então o Senhor Jesus ressuscitado irá com eles e Deus irá trabalhar através deles. (SINAL)

Desenho 15: Um Homem Com Lepra

Desenho 15: Um Homem Com Lepra

Marcos 1:40-45

Um dia um homem com lepra (uma terrível doença da pele) aproximou-se de Jesus e rogou-lhe, "Se quiseres, podes-me tornar limpo." Outras pessoas tinham medo de chegar perto do homem por causa da sua doença, mas Jesus estava cheio de compaixão por ele. Jesus tocou-lhe e disse, "Eu quero, fica limpo." Imediatamente o homem ficou curado da sua lepra. Ele estava tão feliz que contou a todos.

O pecado é como lepra. Separa-nos de Deus e das outras pessoas. Mas se vamos a Jesus, Ele nos purificará de todo o nosso pecado. (SINAL)

Desenho 16: Um Homem Desce Pelo Telhado

Desenho 16: Um Homem Desce Pelo Telhado

Marcos 2:1-12

Um dia Jesus estava dentro de uma casa, ensinando as pessoas acerca de Deus. Naquela altura quatro homens queriam trazer um homem paralítico a Jesus, mas por causa da multidão não conseguiram entrar dentro. Então fizeram um buraco no telhado e deixaram o homem descer pelo buraco. Jesus viu a fé que tinham nele. E disse ao homem doente, "Filho, os teus pecados estão perdoados." Alguns lideres religiosos ficaram zangados quando ouviram isto. Eles disseram, "Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" Eles não acreditavam que Jesus vinha de Deus. Então Jesus disse ao homem paralítico, "Eu te digo, levanta-te, pega na tua cama e vai para casa." Imediatamente o homem ficou curado! Desta maneira Jesus mostrou às pessoas que ele tinha vindo de Deus. Ele tem o poder de Deus para curar doenças, tal como ele tem o poder de Deus para perdoar pecados. Todos nós queremos ser curados quando estamos doentes, mas é mais importante que pedimos a Jesus para perdoar os nossos pecados, e receber dele o presente da vida eterna. (SINAL)

Desenho 17: Jesus Cura a Mão De Um Homem

Desenho 17: Jesus Cura a Mão De Um Homem

Marcos 3:1-5

Aqui vemos Jesus no templo de Deus. Os lideres religiosos estão lá. E lá está um homem com uma mão mirrada. Era o dia de Sábado ou o sétimo dia da semana quando os judeus adoravam a Deus. A sua lei dizia que ninguém devia trabalhar naquele dia. Os judeus observavam Jesus para verem se ele ia curar o homem no Sábado. Jesus preocupava-se com as pessoas e ainda se preocupa. Esse lideres religiosos não se preocupavam. Eles simplesmente queriam que Jesus quebrasse a lei para que o pudessem matar. Jesus perguntou aos lideres, "O que é permitido fazer no Sábado: fazer o bem ou o mal, salvar vidas ou matar?"
Os judeus não disseram nada porque os seus corações estavam endurecidos. Então Jesus disse ao homem, "Estende a tua mão." Ele a estendeu e todos puderam ver que a sua mão estava boa e forte.
Nós devemos adorar e obedecer a Deus, mas também devemos mostrar cuidado em relação aos outros! De outro modo a nossa adoração será vazia e sem significado. (SINAL)

Desenho 18: Jesus Acalma a Tempestade

Desenho 18: Jesus Acalma a Tempestade

Marcos 4:35-41

Neste desenho vemos Jesus com os seus discípulos num barco. Eles estavam a atravessar um grande lago. De repente surgiu uma grande tempestade. A água entrou no barco que se começou a afundar. Jesus estava a dormir na parte de trás do barco. Os discípulos acordaram-no e disseram, "Mestre, não te importas que nos afoguemos?" Jesus levantou-se e disse ao vento e às ondas, "Parem, acalmem-se!" Imediatamente a tempestade parou. Jesus disse aos seus discípulos, "Porque é que têm tanto medo? Vocês ainda não têm fé?" Os discípulos estavam admirados e disseram, "Quem é este? Até o vento e as ondas lhe obedecem!"

Nós sabemos que Jesus é Deus e que ele tem poder sobre todas as pessoas, espíritos e tudo mais que ele fez (criou). Por isso podemos confiar em Jesus para nos proteger e nos dar paz em tempos difíceis. (SINAL)

Desenho 19: Uma Mulher No Meio Da Multidão

Desenho 19: Uma Mulher No Meio Da Multidão

Marcos 5:25-34

Pode ver a mulher que está no meio desta multidão? Ela tem estado a perder sangue durante doze anos, e estava a ficar pior. Ela ouviu dizer que Jesus curava as pessoas doentes. Ela disse para si mesma, "Se pelo menos conseguir tocar-lhe na roupa, serei curada." Então a mulher rompeu por entre a multidão por detrás de Jesus e tocou na sua roupa. E, logo que lhe tocou, parou de deitar sangue e ela sentiu no seu corpo que tinha sido curada. Jesus sabia que tinha saído poder dele. Ele parou e disse, "Quem foi que tocou a minha roupa?" Havia muita gente à volta de Jesus, mas aquela mulher sabia o que tinha acontecido com ela. Ela com receio aproximou-se, ajoelhou-se aos seus pés e contou-lhe toda a verdade. Jesus disse, "Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica livre do teu sofrimento." A Palavra de Deus nos ensina que Jesus ainda tem a capacidade de curar as pessoas doentes que colocam a sua confiança e esperança nele. Existem muitas pessoas neste mundo, e Jesus conhece cada uma delas e se preocupa com elas. Ele também se preocupa consigo. Ele quer que venha a ele e confie nele. (SINAL)

Desenho 20: Jesus E a Criança Morta

Desenho 20: Jesus E a Criança Morta

Marcos 5:22-24, 35-43

Uma vez Jesus ia a caminho da casa de um homem chamado Jairo. Jairo era um homem importante na igreja dos judeus. A sua filha ficou muito doente. E chamou Jesus para que a curasse, mas antes de Jesus ter chegado, a criança morreu. Jesus disse a Jairo, "Não tenhas medo, apenas crê." Na casa de Jairo as pessoas estavam a chorar com grande tristeza mas Jesus mandou-os embora. Jesus entrou no quarto onde estava a criança morta levando com ele três dos seus discípulos, Jairo e a sua esposa. Jesus tomou a criança pela mão e disse, "Menina, levanta-te!" Imediatamente ela se levantou e se pôs a andar. Jesus disse-lhes para lhe darem algo de comer.

Sim, Jesus mesmo tem poder sobre a morte. Todos aqueles que crêem e o seguem, não precisam de ter medo da morte. (SINAL)

Desenho 21: Jesus E a Mulher Estrangeira

Desenho 21: Jesus E a Mulher Estrangeira

Marcos 7:24-30

Um dia uma mulher estrangeira foi ter com Jesus. A sua filhinha estava possuída por um espírito mau. Ela implorava para que Jesus expulsasse o espírito mau. Jesus disse-lhe que tinha vindo para ajudar primeiro o povo judeu. Se ele ajudasse os estrangeiros antes de ajudar os judeus, seria como alimentar os cães antes de alimentar as crianças. Jesus disse, "Primeiro deixa que as crianças comam tudo o que quiserem, porque não está certo tirar o pão às crianças e atirá-lo aos seus cães." Ela respondeu, "Sim Senhor, mas mesmo os cães debaixo da mesa, comem as migalhas das crianças." Então Jesus disse-lhe, "Por causa da tua resposta, podes ir, o demónio já deixou a tua filha."
A mulher foi para casa e encontrou que o espírito mau tinha deixado a sua criança. Jesus ama e ajuda todas as pessoas de todas as tribos e nações. Jesus quer que pomos a nossa confiança nele, tal como aquela mulher estrangeira. Jesus é poderoso para nos libertar das garras de Satanás. (SINAL)

Desenho 22: Jesus E O Homem Surdo-Mudo

Desenho 22: Jesus E O Homem Surdo-Mudo

Marcos 7:31-37

Algumas pessoas trouxeram um homem a Jesus. Ele era surdo de nascença e não conseguia falar bem. Eles rogaram a Jesus para colocar as suas mãos no homem. Ele levou o homem para fora da multidão. Jesus pôs os seus dedos nos ouvidos do homem. Depois cuspiu e tocou na língua do homem. Jesus olhou para cima para Deus no céu e disse, "Abram-se!" Imediatamente o homem pôde ouvir e falar correctamente. As pessoas ficaram admiradas e disseram, "Ele tem feito tudo bem. Ele mesmo faz os surdos ouvirem e os mudos falarem."

Nós todos precisamos de compreender este ensino da Palavra de Deus. Deus fala-nos através da sua Palavra. Tal como Jesus curou os ouvidos daquele homem para poder ouvir palavras e a sua língua para falar com as pessoas, Jesus também nos faz desejosos para ouvirmos a Palavra de Deus, para que possamos saber a vontade de Deus para as nossas vidas. Ele faz isto através do trabalho do Espírito Santo em nós. Tal como o homem surdo, nós também devemos contar aos outros acerca de Deus. (SINAL)

Desenho 23: Jesus Faz Um Homem Cego Ver

Desenho 23: Jesus Faz Um Homem Cego Ver

Marcos 8:22-26

Num certo dia as pessoas também levaram a Jesus um homem cego. Eles pediram a Jesus para curar o homem. Jesus tomou o homem cego pela mão e o conduziu para fora da aldeia. Ele cuspiu nos olhos do homem, colocou as suas mãos nele e perguntou, "Podes ver alguma coisa?" O homem respondeu, "Vejo pessoas, elas se parecem como árvores a andar." Novamente Jesus colocou as mãos nos olhos do homem. Então os seus olhos se abriram, a sua vista foi restaurada e ele pôde ver tudo claramente.
Satanás não quer que venhamos a conhecer Jesus ou a compreender a sua Palavra. Quando nós confiamos em Jesus, ele nos faz entender a sua verdade claramente, através do trabalho do Espírito Santo. Nós precisamos de orar diariamente e pedir-lhe para fazer isso. (SINAL)

Desenho 24: Jesus Cura Um Rapaz Com Um Demónio

Desenho 24: Jesus Cura Um Rapaz Com Um Demónio

Marcos 9:14-29

Um dia um homem levou o seu filho aos discípulos de Jesus. Ele pediu-lhes para expulsarem um espírito mau no seu filho, mas eles não o conseguiram. Mais tarde ele levou o rapaz a Jesus. Quando o espírito mau viu Jesus, fez com que o rapaz tivesse um grande ataque. O rapaz caiu no chão e rebolou-se, deitando espuma pela boca. O pai do rapaz tinha pouca esperança de que Jesus os pudesse ajudar, e ele disse a Jesus, "Mas se podes fazer qualquer coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos." "Se puderes? Disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." O pai do rapaz respondeu, "Eu creio; ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" Enquanto a multidão se aproximava (correndo para ver) Jesus disse ao espírito mau, " Tu espirito mudo e surdo, eu te ordeno deixa este rapaz e nunca mais entres nele." O espírito mau gritou e saiu do rapaz. O rapaz ficou deitado muito quieto e muitas pessoas disseram, "Ele está morto." Mas Jesus o tomou pela mão e o levantou e ele ficou de pé.

Mais tarde os discípulos perguntaram a Jesus quando estavam sozinhos, "Porque é que nós não o expulsámos?" Jesus respondeu, "Este tipo só pode sair com oração." Pouco tempo depois de isto ter acontecido, os lideres judeus mataram Jesus. Mas foi então que Jesus fez o maior milagre de todos. Ele ressuscitou dos mortos. Ele derrotou para sempre Satanás e a morte. Jesus é maior do que todos os espíritos e deuses deste mundo. Jesus tem poder sobre todas as coisas. Porque Jesus é o único Deus verdadeiro.

Related information