Jonas

개요: The story of Jonah, for adults. Mark 16:16. John 3:16.

스크립트 번호:075
언어:Portuguese
주제:Witnessing; Obedience; Saviour of Sinful Men; Faith, trust, believe in Jesus; Gospel, Good News; People of God
청중:New Christian; Christian
스타일:Monolog
장르:Bible Story
세분화:Simple
목적:Teaching
성경 인용:Direct
지위:Approved

이 스크립트는 다른 언어로 번역 및 녹음을위한 기본 지침입니다. 그것은 그것이 사용되는 각 영역에 맞게 다른 문화와 언어로 조정되어야 합니다. 사용되는 몇 가지 용어와 개념은 다른 문화에서는 다듬어지거나 생략해야 할 수도 있습니다.

스크립트 텍스트

Há muitos anos havia um homem chamado Jonas. Um certo dia Deus lhe disse, `Levanta-te,
vai à grande cidade de Nínive, e fala contra ela, porque a sua malícia subiu até Mim.'

Mas Jonas tinha medo de levar a mensagem de Deus para aquele povo. Recusou ser um missionário naquela cidade. Se levantou, e fugiu. Ele foi a beira-mar, comprou uma passagem, e embarcou num barco com um outro destino, longe da presença do Senhor.

O barco partiu, e Jonas procurou um canto onde poderia dormir, imaginando assim escapar da vontade de Deus. Mas naquele mesmo dia, Deus fez surgir uma grande tempestade, amedron-tando os marinheiros. (3 seg.) Começaram a descarregar o barco, jogando toda a carga no mar. Mas nao adiantava, a tempestade continuava cada vez pior. Entao clamaram os marinheiros aos seus deuses, mas o mar nao se acalmava.

Entao os marinheiros pensaram que talvez Jonas fosse a causa da tempestade, e foram procurá-lo. Eles o encontraram dormindo. Acordando-o lhe perguntaram, 'Qual é teu emprego, de onde vens, qual e a tua pátria, e quem é o teu povo?'

Jonas respondeu, `Sou hebreu, e temo o Deus Vivo, o Deus dos céus, que criou o mundo e tudo que nele há. O Deus também que fez o mar. Lançai-me pois ao mar, e a tempestade cessará, porque fugi de Deus para nao ter que obedece-lo, e por causa disso, esta grande tempestade tem surgido.'

Entao os marinheiros jogaram Jonas ao mar.

Mas Deus tinha preparado um grande peixe que o engoliu. Jonas nao foi machucado pelo peixe, mas ficou no seu ventre durante três dias, e três noites.

Entao Jonas orou das profundezas do mar, e se arrependeu por nao ter obedecido a Deus. Agora ele queria obedece-lo, e cria que Deus podia livra-lo do peixe. Imediatamente Deus respondeu a oraçao de Jonas e mandou que o peixe o vomitasse na praia.

Entao Deus veio novamente a Jonas e lhe falou dizendo, `Dispoe-te e vai a Nínive, e proclama contra ela a mensagem que Eu lhe dei.' Jonas levantou-se e foi a Nínive e pregou a Palavra de Deus. Aquela grande cidade aceitou a mensagem que Jonas pregou e arrependeram-se diante de Deus. Deus apartou o furor da Sua ira e nao destruiu a cidade.

Amigos, Deus também nos ordenou, "Ide por todo o mundo, e pregai que em Jesus Cristo existe salvaçao." Devemos proclamar Jesus a família, aos vizinhos, a todos quantos encontrarmos. Se nao obedecermos a Deus, muitas pessoas perecerao. E nós também, seremos julgados por ter desobedecido a Deus, assim como também Jonas foi julgado.

Ref. Mc. 16: 15 O