Nosso inimigo

Garis besar: Account of Satan's fall through pride and his exile along with disobedient angels who became demons. Deals with Satan's deception through idolatry and drunkenness, his future in hell with his followers; our helplessness; God's power in our behalf. Appeal to be delivered from his power through new birth, also a prayer for power in temptation.

Nomor naskah:311
Bahasa:Portuguese
Tema:Cleanse, purify; No other gods, idols; Holy Spirit; Faith, trust, believe in Jesus; Alcohol; Judgement; Sin, disobedience; Satan (the devil); Slavery to sin; Angels
Pengunjung:General
Gaya:Monolog
Kecanggihan:General
Tujuan:Evangelism; Teaching
Status:Approved

Naskah ini adalah petunjuk dasar untuk menerjemahkan dan merekam ke dalam bahasa-bahasa lain. Naskah ini harus disesuaikan seperlunya agar dapat dimengerti dan sesuai bagi setiap budaya dan bahasa yang berbeda. Beberapa istilah dan konsep yang digunakan mungkin butuh penjelasan lebih jauh, atau diganti atau bahkan dihilangkan.

Isi Naskah

Agora vou contar-lhe uma história. Antes de Deus criar o mundo e as pessoas, já tinha criado muitos anjos. Mas um dos anjos que Deus tinha formado, era maior do que todos os outros anjos. Esse anjo vivia muito contente por-que era tao belo e sábio. Começou a orgulhar-se porque era maior de todos os outros anjos, e queria ser um com Deus. Foi desta maneira que ele entrou no pecado, porque vivia sempre orgulhoso. Logo se tornou o chefe dos es-píritos maus, e foi chamado Satanás. Entao outros anjos de Deus, também, entraram no pecado junto com Satanás, e se tornaram espíritos maus (demônios). Todos esse sao servos de Satanás. Entao Deus os lançou fora do Céu, porque nao permite que existe o pecado lá. Agora Satanás, e os demônios andam por toda terra. Procuram nos en-ganar para que pecamos e sofremos. As pessoas que nao crêem na Palavra de Deus, coitados, para eles nao existe meio de escapar das garras de Satanás. O diabo (Satanás) ensinou o povo a adorarem deuses que nao sao verdadeiros. E esses consentiram porque a Bíblia diz, "Mudaram a gloria do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, (bem como de aves, quadrúpedes, e repteis.)" Seus deuses sao os que fizeram com suas próprias maos. Tendo bocas, nao falam, olhos, mas nao vêem.. .ouvidos, mas nao escutam... narizes, mas nao chei-ram.. .maos, mas nao apalpam nada...pés, mas nao andam, nem se movem. O diabo também os faz beber bebida forte, e a bebida forte estraga suas cabeças, e ficam pobres (gastando todo seu dinheiro em bebida), brigam, e perdem tudo que tem, e estao caminhando no caminho que vai ao inferno. Pensam que beber é um costume bom, mas nao é. E as pessoas que pecam sao os servos de Satanás; nao sao filhos de Deus.

Um dia, Deus lançará Satanás, e os demônios, juntamente com todos que sao seus servos que nao obedeceram o único verdadeiro Deus, no inferno. Essas pessoas sao os filhos do diabo, diz a Bíblia. Mas Deus quer nos libertar das garras do diabo. É verdade que nao temos o poder de deixar os pecados nas quais Satanás nos escravizou, mas Jesus morreu para tirar nossos pecados e nos libertar de Satanás. Se cremos nEle, Ele nos dará o Espírito Santo para habitar em nosso coraçao, o Espírito Santo é Deus, que vem a nós e faz Sua morada em nos. Ele é o poder que nos capacita vencer o pecado.

Ore a Ele agora, e diga-Lhe que desejas ser liberto das maos de Satanás, e se tornar filho de Deus. Entao Ele te limpará o coraçao, e lhe tirará o desejo de fazer as coisas que Ele nao gosta. Sua Palavra diz, "Se alguém crer em Jesus, ele se torna nova criatura." Tudo que ele fez anteriormente já passou, e agora ele é nova pessoa. O diabo nao poderá mais vence-lo porque anda com Jesus, e o Espirito Santo habita nele.

Entao, cada vez que o diabo tentar-lhe fazer o mau, podes dizer, "Deus Pai, Tu habitas em meu coraçao, e és muito mais forte do que o diabo. Deus, Tu es o Vencedor, e oro que Tu nao deixes o diabo me vencer com esta tentaçao que ele esta me dando. Tome o meu coraçao e controle-o para que nao peco mas permaneço mais fiel a Ti. Sou Teu filho, por isto me da a Tua paz.”

Vamos mostrar a Deus que estamos gratos a Ele, louvando-O porque Ele acabará com o diabo e todas as suas obras. Um dia Ele nos levara para morar com Ele no Céu, e seremos eternamente felizes.