A palavra de Deus

Grandes lignes: Explanation of origin of the Bible. Different quotes on guidance; the Word; keeping God's commands; doers not hearers only; abiding. Presupposes background knowledge.

Numéro de texte:253
Langue:Portuguese
Thème:Prayer, petition; Obedience; Word of God (the Bible); Abiding in Christ
Audience:General; New Christian
Style:Monolog
Genre:Sermon--topical
Compréhension:Simple
Objectif:Pre-evangelism; Teaching
Citation biblique:Direct
Statut:Approved

Ce texte est la directive de base pour la traduction et l'enregistrement dans des langues étrangères. Il devrait être adapté selon différentes cultures pour garder sa pertinence. Certains termes peuvent être ajoutés ou retirés pour parfaire le résultat.

Corps du texte

Ha muito tempo Deus queria que a Sua Palavra fosse escrita. Entao Ele mandou certos homens escrevê-la. As Suas escritas foram ajuntadas, e juntas sao chamadas a Bíblia. Na Bíblia, a Palavra de Deus, Deus nos dá certas normas para vivermos vidas que O agradam, instruçoes para que vivamos vidas boas.

Na Bíblia um certo homem pergunta, "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" E logo vem a resposta, "Observando-o segundo a Tua Palavra." A Bíblia também nos conta, "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos." Assim achamos um caminho para a vida, um caminho livre do mal.

Um dos homens que escreveu a Palavra de Deus, disse a Deus, "Guardo no coraçao as Tuas palavras, para nao pe-car contra Ti." Se damos um lugar nos nossos coraçoes e mentes para a Palavra de Deus, entao evitamos tudo aquilo que desagrada a Deus.

O apóstolo Paulo era um dos homens que escreveu a Palavra de Deus. Ele também ensinou-a para muitos, viajando bem longe para fazer isso. As vezes permaneceu vários anos num lugar só ensinando ate que o povo tinha aprendido bem as mensagens da Palavra de Deus. Certa vez ele disse, "A Bíblia e a Palavra de Deus, e útil para o ensino, para a repreensao, para a correçao, para a educaçao na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

O apóstolo Joao também escreveu na Bíblia. Ele disse, "Se amarmos a Deus cumpriremos os Seus mandamentos, os quais nao sao pesados." E verdade, amigos, todos nós que amamos a Deus, como o nosso Pai Celestial, cum-primos aquilo que Ele manda, pois Ele é o nosso Pai.

Tiago, outro homem, escreveu assim: "Tomai-vos pois, praticantes da Palavra, e nao somente ouvintes, enganando-vos a vos mesmos... e aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, nao sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bemaventurado no que realizar."

Na Bíblia também se encontram as palavras de Jesus. Ele disse, "Se permanecerdes em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vos, pedireis o que quiserdes, e vos será feito."

Ref. Sa. 119:9, 105, 111; II Tim. 3:16, I Jo. 5:3; Tiago. 1:22,25, Jo. 15:7