O sábio e o tolo

Grandes lignes: The story of the foolish man and the wise man (who built a house on sand and rock). Sinful people will be punished.

Numéro de texte:056
Langue:Portuguese
Thème:Obedience; Deliverance; Faith, trust, believe in Jesus; Judgement
Audience:Animist; General; Rural, developing
Style:Dialog
Genre:Parable
Compréhension:Simple
Objectif:Evangelism
Citation biblique:Paraphrase
Statut:Approved

Ce texte est la directive de base pour la traduction et l'enregistrement dans des langues étrangères. Il devrait être adapté selon différentes cultures pour garder sa pertinence. Certains termes peuvent être ajoutés ou retirés pour parfaire le résultat.

Corps du texte

1. Oi, compadre.
2. Salve.

1. Aonde tu vais com toda essa madeira?
2. Eu vou fazer uma casa.

1. Aonde?
2. Bem ai, na beira do rio.

1. Conheces a história que Jesus contou sobre a construçao de casa?
2. É, eu nem sabia que Jesus falou sobre casas. Me conte a história.

1. Jesus contou que haviam dois homens que pretendiam construir suas casas. Um era homem sábio, o outro, porem, era insensato. O sábio pensou con-sigo mesmo, vou alicerçar a minha casa naquela rocha(pausa de 3 seg.). Quando terminou a obra, ele a verificou, e disse, "Está muito bem" Logo vieram as chuvas, o vento assoprou, e os nós transbordaram. (3 seg.)
2. O que aconteceu com essa casa? Certamente as águas a levaram embora?

1. Nao compadre a casa estava na rocha e ficou segura.
2. O que aconteceu com o homem tolo?

1. Bem, ele também fez uma casa boa(3 seg.). Mas edificou-a sobre a areia.
2. Mas qual foi o problema, a casa nao ficou boa?

1. Foi sim, Porem o problema era o alicerce (3 seg.).
2. Que foi? O que aconteceu?!

1. A água afrouxou a areia debaixo da casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda (3 seg.).
2. Bem, colega, posso ver que a casa do tolo acabou-se.

1. Sim, acabou-se. E Jesus nos conta que nossas vidas sao semelhantes a essas casas. Diariamente estamos construindo, mas o importante é o alicerce. Saber sobre o qual estamos construindo, sobre a rocha ou sobre a areia?
Ambas as casas enfrentaram o temporal, as chuvas e enchentes, porem só uma delas caiu, a outra permaneceu firme, porque estava edificada sobre a rocha.
A Bíblia diz que a Rocha é Cristo e aquele que edifica a sua vida sobre Cristo, recebe Jesus em sua vida e vive segundo a Sua Santa Palavra, sim a Bíblia diz que tal pessoa viverá para sempre.
Porém aquele que nao tem Cristo é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Por bela que seja, a sua vida esta indo à perdiçao e um dia cairá e grande será a sua queda.
Oh, amigo, Jesus te ama. Por isso, Ele sofreu o julgamento pelos seus pecados, na cruz do Calvário. Ele pagou a tua dívida. Se creres em Jesus e cumprires as suas palavras, nao terás de temer o julgamento de Deus. Jesus dis-se "Todo aquele que recebe as minhas palavras, e as pratica é como o homem sábio, que construiu a sua casa na Rocha". E esta Rocha é Cristo.
2. Tuas palavras sao palavras boas. Nao quero ser como o tolo, mas sim, como o homem sábio. Quero confiar em Jesus, o verdadeiro Salvador, pois foi Ele quem morreu por mim. Construirei a minha vida nas suas palavras. Aceito Jesus como o meu Salvador e edificarei a minha vida segundo a Palavra de Deus.
Ref. Lc. 6:47-49