O que o crente acredita

Esquema: In the beginning Creation; fall, continued evil; animal sacrifice begun; tower of Babel; God's laws for man. Jesus can help us obey.

Número de guión:275
Idioma:Portuguese
Tema:Creation; Law of God
Audiencia:General; New Christian
Estilo:Monolog
Tipo:Bible Story
Sofisticación:General
Propósito:Pre-evangelism; Teaching
Citación Biblica:Direct
Estado:Approved

Este guión es una guía básica para la traducción y grabación en otros idiomas. Debe ser adaptados a diferentes culturas e idiomas para que sea relevante a cada área donde se utiliza. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar una explicación más detallada o incluso omitirse en diferentes culturas.

Guión de texto

No principio, Deus criou os céus e a terra. No principio, nao havia nada, apenas Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espirito Santo. Estes três sao um. Entao Deus criou o sol, a lua, e as estrelas. Depois criou a terra (solo) e as águas salgadas (mares). Quando terminou com isto, criou os animais, os pássaros, os peixes, as árvores, e tudo que vive sobre a terra. Entao Deus criou um homem em Sua semelhança. Seu nome era Adao. Deus também criou uma mulher para Adao, e seu nome era Eva.

Viviam muito felizes num jardim lindo que Deus fez para eles. Adao e Eva eram amigos de Deus. Nunca desobe-deciam a Deus. Mas mais tarde, escutaram Satanás, e fizeram o que era mau, pecaram. Entao Deus os expulsou do jardim. Antes nao precisavam trabalhar para comer, sempre tinham o que comer no jardim. Mas Deus os castigou, e agora para comer teriam de trabalhar bastante. Adao e Eva tiveram filhos. Eram como seus pais, mentiam, rou-bavam, desobedeciam, matavam, e falavam coisas más.

Todas as pessoas na terra sao como Adao e Eva depois de terem pecado. Deus pro-videnciou um meio para que Adao e Eva pudessem ser perdoados. Quando estavam entristecidos pelo mau que fizeram, teriam de sacrificar um cordeiro. Quando Deus viu o sangue do cordeiro, e quando eles estivessem arrependidos do mau que praticaram, Deus os perdoaria seus pecados. Mas, em fim, o povo deu as costas a Deus e pararam de fazer isso. Muitos conti-nuaram sacrificando, nao porque estavam arrependidos dos seus pecados, mas porque era o costume (tradiçao). Se encheram de orgulho e fizeram o que bem queriam. Se juntaram todos em uma cidade e construíram uma torre gi-gante. Deus tinha ordenado o povo para se espalharem pela face da terra, mas eles nao o queriam. Queriam se ele-var para ser como Deus. Todos falavam uma só língua. Mas Deus sabia o que eles estavam planejando, entao mis-turou o seu falar, para que falassem muitas línguas, e os outros nao os entendiam, e assim espalhou-os por toda face da terra. E é por isso que falamos tantas línguas hoje. (E por isso que existem tantas línguas.)

Por ser pecador, o homem deixa a Deus que é Santo. E por isso, Deus deu ao homem uma lei para ajuda-lo conhe-cer o que e bom, e o que e mau para ele. E essa é a lei de Deus: Eu sou o único e verdadeiro Deus. Nao adoraras qualquer coisa no céu, na terra, ou no mar (na água). Nao usaras o nome de Deus num modo mau. Lembra-te do sétimo dia para o santificar. Pense bem do teu pai e da tua mae. Nao matarás outra pessoa. Nao tomaras a mulher de outro. Nao roubaras. Nao mentirás contra outra pessoa. Nao cobiçaras o que nao e teu. Essas sao as leis de Deus, mas o homem nao as cumpriu. E ate hoje, o homem nao as obedece. Deus diz que castigará os que nao as obedecem. Se quiser obedecer as leis de Deus, Jesus lhe ajudara. Ore a Ele. Ele lhe ajudara para deixar os seus pe-cados e seguir o caminho de Deus.