A ovelha perdida

Esquema: Parable of the lost sheep dramatized. Application: all people are lost. Jesus, the Good Shepherd, seeks lost ones. He calls us; answer Him. The Scripture passage can be used with this application, if preferred.

Número de guión:257
Idioma:Portuguese
Tema:Agriculture; Love of God; Faith, trust, believe in Jesus; Jesus, Our Shepherd
Audiencia:General
Estilo:Monolog
Tipo:Parable
Sofisticación:Simple
Propósito:Evangelism
Citación Biblica:Paraphrase
Estado:Approved

Este guión es una guía básica para la traducción y grabación en otros idiomas. Debe ser adaptados a diferentes culturas e idiomas para que sea relevante a cada área donde se utiliza. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar una explicación más detallada o incluso omitirse en diferentes culturas.

Guión de texto

Certo homem que era pastor possuía cem ovelhas. Ele as chamava e as ovelhas o seguiam pelos montes. (Use a chamada local de ovelhas ou o balido) Ele sempre procurava leva-las onde havia bastante pasto e onde a água era limpa e fria.

O pastor também era corajoso. Numa ocasiao um animal selvagem aproximou-se do rebanho a fim de pegar um cordeirinho, mas o pastor matou a fera e livrou o seu rebanho do perigo.

Certa vez, ao por do sol, o pastor chamou as ovelhas a fim de conduzi-las ao aprisco. (Chamada) Infelizmente um cordeirinho, sem o pastor perceber, nao atendeu a sua chamada, mas ficou no monte ainda aproveitando o bom pasto. Anoiteceu e o cordeirinho ficou perdido e amedrontado. (3 seg.)

A chegar ao aprisco, o pastor verificou se todas as ovelhas estavam presentes. Ele contou uma por uma enquanto entravam pela porta. Uma.. .duas. . .três... quatro. . .noventa e sete... noventa e oito. . .noventa e nove.. .aiiiii esta faltando uma!

Imediatamente o pastor deixou as 99 e foi procurar a ovelha perdida. A noite era escura e fria. Ele andava e cha-mava a ovelha. As vezes ele parava e escutava (3 seg.) mas ouvia apenas os sons da noite. Outra vez chamou (chamada). Chegou ao cume dum outeiro parou escutou (3 seg.). Que foi aquilo? (3 seg.) Era o balido do cordei-rinho perdido. Seguindo o balido, o pastor desceu a ladeira e lá estava o perdido. O pobre cordeirinho estava preso entre rochas e espinhos. O pastor o soltou, e colocando-o sobre seus ombros, alegre-mente voltou ao aprisco.

O mundo inteiro, é como a ovelha perdida. Todos seguem o seu próprio caminho. Estao perdidos nas trevas er-rantes e cativos nos espinhos do pecado. Jesus é o Bom Pastor. Ele veio buscar e salvar o perdido, e foi necessário entregar a sua própria vida para salvar as suas ovelhas. Somente pela morte de Cristo havia possibilidade de remo-ver o pecado. Jesus tornou o nosso lugar e morreu por nos. Mas nao permaneceu morto! Ressurgiu ao terceiro dia dentre os mortos e agora vive para sempre. Ele e o Bom Pastor que nos chama.

Você responderá a sua chamada de amor?

Responde-o dizendo, Eis-me aqui Senhor Jesus, eu também confio em Ti.