Porque o homem teme a morte?

Esquema: Man's fear of death basically because of the guilt of sin and fearof judgment. Attempts to find a way to escape. True answer is inChrist. Need of personal acceptance. Invitation. Scripture quotes at end.

Número de guión:235
Idioma:Portuguese
Tema:Death; Saviour of Sinful Men; Peace with God; Faith, trust, believe in Jesus; Light/Darkness; Debt / payment for sin
Audiencia:Catholic; General
Estilo:Monolog
Tipo:Exhortation
Sofisticación:Sophisticated
Propósito:Evangelism
Citación Biblica:Direct
Estado:Approved

Este guión es una guía básica para la traducción y grabación en otros idiomas. Debe ser adaptados a diferentes culturas e idiomas para que sea relevante a cada área donde se utiliza. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar una explicación más detallada o incluso omitirse en diferentes culturas.

Guión de texto

Gostaria de fazer-lhe uma pergunta muito importante. E conhecido que o homem teme a morte, ou concientemente, ou inconscientemente (na subconsciencia). Porque será?

E porque o homem teme o desconhecido, e teme o sofrimento. Nao tem certeza do que acontecerá com ele depois da morte. No intimo de seu coraçao, ele sabe que haverá um dia que terá de acertar contas, e que comparecera pe-rante o santo Deus. Sabe que sua conta nao vai sair bem, porque nenhum de nos temos cumprido o nosso dever. O homem teme a Deus, porque tem medo de ser castigado. Por isso, muitos tem procurado um meio de agradar (paci-ficar) Deus por causa das coisas más que fizeram. Muitas religioes tem surgido por essa razao. Umas pessoas pra-ticam atos de penitencia, jejuam, e participam de funçoes religiosas, tentando assim agradar a Deus. Outros espe-ram diminuir o castigo pelos seus pecados dando esmolas, e ofertas recitando preces e rezas, e praticando boas obras. Mas nenhuma destas coisas ajudará, porque Deus diz, "Todas as suas justiças sao como trapos sujos para Mim." Porque Deus diz isto? E porque somos como uma foça imunda. Pode uma foça produzir água potável? Cla-ro que nao. E é o mesmo conosco. Por natureza, somos todos pecadores e é impossível para nós produzir algo que seja aceito por Deus. E essa a nossa situaçao triste.

Amigos, existe esperança para nós, perante Deus? Existe um meio seguro de receber remissao (perdao) do pecado? E mais, é possível uma transformaçao na nossa natureza? Sim. Deus providenciou uma salvaçao (um meio) que resolve este pro-blema. Ele tem nos dado um Salvador, na pessoa de Seu único Filho, Jesus cumpriu tudo que era necessário para a salvaçao de todo mundo. Por meio de Sua morte na cruz, com o sofrimento espiritual, moral, e físico, Ele se tornou nosso substituto, nosso sacrifício, oferecido uma vez por todas, que nao precisa ser repetido. Ele cancelou o débito dos nossos pecados. Jesus, o Justo, os tomou sobre Si mesmo.
Jesus suportou todas as conseqüências (o castigo) do pecado que nos merecíamos. Nenhum outro poderia ter feito isto, somente o Filho de Deus. E por isso que os apóstolos (a Bíblia) dizem, "Existe um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a Si mesmo Se entregou em resgate por todos." Jesus é ho-mem, mas também é Deus.

Nao é uma noticia maravilhosa? Mas escute. Somente receberás a remissao (o perdao) dos teus pecados e terás esta salvaçao maravilhosa, se a aceitares por si mesmo. Os apóstolos nos contaram (Deus tem nos dito) que se chamar-mos no nome de Jesus com um coraçao sincero, receberemos contato direto com Ele. Aquele que nos amou tanto que morreu por nos, quer que falemos com Ele. Ele disse," Aquele que chegar a Mim, Eu nao o recusarei."

Confesse os teus pecados a Ele, e peça-O para tirá-los. Recebe-O como teu Salvador pessoal. Convide-O para ser teu Senhor e Mestre, e Ele lhe dará Sua natureza e Sua vida, através do Espirito Santo. Deste momento em diante, seguiras a Ele. Farás o que Ele quiser, e Ele permanecera contigo sempre. Ele tem prometido àqueles que seguem-no deste modo, que quando morrerem, Ele os levara diretamente para o Céu para viver com Ele para sempre. Nao demore. Podes falar com Ele agora, como um filho fala com seu pai, com confiança. O resultado será que o medo e a culpa te deixarao, porque Deus encheu teu coraçao com paz.

"Ora, a mensagem que temos ouvido da parte dEle, e vos anunciamos, é esta: que Deus é luz, e nao ha nele trevas nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhao com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e nao praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele esta na luz, mantemos comunhao uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado." "E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espirito Santo." "Ora' o Seu mandamento e este, que creiamos em o nome de Seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou."
Ref. I Tim.2:5; I Jo. 1:5-7; Ro. 15:13; I Jo. 3:23