Cristo, nosso mediador

Esquema: Emphasizes that Christ has taken the place of the O.T. priests. Christ was God's provision for bridging the gap between sinful men and a holy God. Jesus' sacrifice was once for all. Death, resurrection, ascension. He became our mediator--our High Priest. Necessary to trust Him only. Two versions of this -- for Catholics; for tribal beliefs.

Número de guión:155
Idioma:Portuguese
Tema:No other gods, idols; Mediator; Sacrifice / Atonement; Death of Christ; Faith, trust, believe in Jesus
Audiencia:Orthodox; Catholic; Jewish
Estilo:Monolog
Tipo:Sermon--topical
Sofisticación:General
Propósito:Evangelism
Citación Biblica:Direct
Estado:Approved

Este guión es una guía básica para la traducción y grabación en otros idiomas. Debe ser adaptados a diferentes culturas e idiomas para que sea relevante a cada área donde se utiliza. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar una explicación más detallada o incluso omitirse en diferentes culturas.

Guión de texto

Disse Jesus, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senao por Mim."

Antigamente nao era qualquer um que podia entrar na presença de Deus e falar com Ele como amigo á amigo. O homem é pecaminoso, Deus é santo. Existia uma grande cortina entre Deus e o lugar onde as pessoas podiam chegar. O sumo sacerdote era apontado para mediar (arbitrar, intervir) entre o povo e Deus. Depois de vários sacrifícios e cerimonias, ele era permitido chegar até o altar de Deus, mas só uma vez por ano, para interceder pelo povo. Mas estes sacrifícios nao podiam tirar o pecado e nem os sacerdotes eram santos e sem pecado. En-tao o homem nao tinha um meio perfeito para chegar a Deus. O povo tem sempre clamado por Deus. Eles nao podem ser satisfeitos até se encontrarem com o verdadeiro e vivo Deus. "Oh, eu preciso acha-lo," e a sua prece. Os seus pecados tem os separados de Deus como uma cortina grande, e eles nao podem ver a face de Deus.

Deus ouviu esta oraçao do povo e mandou o Seu Filho Jesus, para esse mundo para pagar(fazer) o sacrifício por todos nossos pecados. Jesus se tornou o nosso Supremo Sacerdote com Deus. Ele era Deus, e ao mesmo tempo homem. Por isso Ele podia tirar a cortina que separava Deus e o homem. Depois que Jesus tinha sofrido na cruz Ele clamou, "está consumado' e entao morreu.Ouve um grande terremoto e a cortina do templo que separava o homem de Deus rasgou-se pelo meio. Jesus tinha feito tudo que era necessário para salvar a humanidade e o fez urna vez por todas. A separaçao entre o homem e Deus foi removido para sempre.

Jesus morreu e foi sepultado, mas depois de três dias ressuscitou. E enquanto que os Seus discípulos assistiram, Ele mais tarde subiu ao Céu. Ele entrou na presença do Pai, Deus, e agora está orando por nós. Por causa do sa-crifício de Jesus na cruz, nos podemos chegar diretamente a Deus pelo sangue precioso de Jesus. (Agora nao precisamos de outro sacerdote entre Deus e nós. Deus diz, "Os teus pecados e iniquidade jamais me lembrarei.")
Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador e colocamos a nossa confiança somente nEle como nosso mediador, nós ficamos salvos do nosso pecado e o castigo que merecemos. Mas somos aceitos por Deus. Ele nunca mais há de lembrar os nossos pecados passados. O Espirito de Deus vem morar em nossa vida, e com este poder trabalhando em nos estaremos protegidos do pecado.

Se pecarmos de novo, depois de aceitar Jesus, nós precisamos pedir perdao e purificaçao de Deus. Temos que ajustar as contas com nosso vizinho se pecarmos contra ele e dar as costas para tudo que é errado. Quando Jesus Cristo é o nosso Salvador, nos temos paz e amamos a Deus de todo coraçao. Nós nao vamos querer desagrada-lo tendo qualquer outro deus, ou Idolo ou sacerdote antes do que Ele. Vamos querer agrada-lo e ter amor para os outros.

Ou nós confiamos somente em Jesus ou nao confiamos nEle. Somente Ele pode nos salvar.Chegue a Deus por intermedio de Jesus e fale com Ele. A Palavra de Deus diz, "Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus. O Qual a Si mesmo Se deu em resgate, Quem pode socorrer para sempre todos que venham a Deus por Ele, vendo que Ele sempre vive para interceder por nós."