As bodas

Esquema: Parable of the wedding feast in Matthew 22. Clear application. Several versions.

Número de guión:140
Idioma:Portuguese
Tema:Sacrifice/Atonement; Salvation; End Time, Second Coming; Hell; Cleanse, purify; Faith, trust, believe in Jesus
Audiencia:General
Estilo:Monolog
Tipo:Parable
Sofisticación:Simple
Propósito:Evangelism
Citación Biblica:Paraphrase
Estado:Approved

Este guión es una guía básica para la traducción y grabación en otros idiomas. Debe ser adaptados a diferentes culturas e idiomas para que sea relevante a cada área donde se utiliza. Algunos términos y conceptos utilizados pueden necesitar una explicación más detallada o incluso omitirse en diferentes culturas.

Guión de texto

Na Bíblia, Jesus nos conta do um rei que celebrou as bodas de seu filho. Nesses dias essas festas eram elegantes e lindas. O rei mesmo providenciava as vestimentas para a festa, enfeitadas de ouro e jóias preciosas. Todos que vinham para as bodas precisavam vestir uma dessas vestimentas para entrar na festa.

Todas as pessoas do país foram convidadas. Cada pessoa, do mais pobre, até o mais rico, puderam ter o prazer de ver o rei pessoalmente e participar da grande festa. O convite fora anunciado para todos: "Vinde as bodas! Já se preparou o banquete.' Todos que queiram vir, venham!" Os convidados chegaram, e as portas se abriram, e estes entraram. Porem havia um homem que entrou nas bodas sem sua vestimenta adequada. Deve ter pensa-do que suas próprias vestimentas (suas próprias roupas) eram suficientemente boas.

Dentro da casa, tudo estava brilhando. As luzes eram fortes, e todas as roupas brilhavam na sua luz. Todos es-tavam felizes, menos o homem que entrara sem sua vestimenta apropriada, ele se sentia miserável. Suas própri-as roupas que pensara ser suficiente boas para usar na presença do rei, agora pareciam como trapos sujos. En-quanto olhava envergonhado para Si, seus pensamentos devem ter sidos assim, "Queira que nao tivesse sido tao orgulhoso e teimoso; se a menos tivesse aceitado a vestimenta que me fora oferecida, em vez do ter usado estes trapos imundos.' Agora veja como estou.' Tornara que o rei nao me veja. Parece que todos estao olhando para mim, me sinto desvestido (nu)!"

O rei entrou em toda sua gloria e esplendor. Olhou bem para o homem sem sua vestimenta certa, e lhe pergun-tou, "Amigo, como entraste sem vestimenta adequada?" E o homem emudeceu-se (nao podia falar nada). Nao tinha sequer uma desculpa boa. Ele, em sua teimosia, rejeitara a vestimenta quando lhe fora oferecida. Ele conhecia o decreto do rei, mas nao quis obedecer. Pensou que era suficientemente bom, mas nao tinha nada que pudesse cobrir seu pecado.
O rei mandou que amarrassem seus pés e suas maos; e o lançassem para fora, nas trevas; onde ha choro e ran-ger de dentes. A Palavra de Deus diz, "Os malfeitores serao lançados no inferno."
Cristo voltará um dia. Nós também estaremos na presença do grande Rei. Nossa própria bondado é como trapos sujos aos Seus olhos. Tens sido salvo do teu pecado? Na tua própria justiça, nao poderás apresentar-se perante um Deus Santo. Mas Jesus Cristo veio a terra, e deu a Sua vida como sacrifício pelos nossos pecados. Jesus Cristo lhe dará uma vestimenta de justiça se O aceitares. Recebe a Jesus agora. O sangue de Jesus, O Filho de Deus, nos purifica do todo pecado. Você também pode ser purificado dos seus pecados se crê em Jesus e confi-ar nEle.

Ref. MT. 22:1-14