Olhe, Escute & Viva Livro 4

Outline: Ruth, Samuel, David, Elijah. 24 sections. It has a picture book to go along with the recording.

Script Number:421
Language:Portuguese: Mozambique
Theme:Multiple themes
Audience:General
Style:Monolog
Genre:Bible Story
Sophistication:General
Purpose:Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Publishable

Script Text

Lado A: Servos De Deus

INTRODUÇÃO

Saudações! Deus ama cada pessoa e cuida de todos, mas especialmente aqueles que lhe obedecem e que o servem. Escute acerca do que aconteceu à muitos anos atrás e que está escrito na Palavra de Deus, a Bíblia, enquanto olha para os desenhos no livro amarelo. Mude para o desenho seguinte quando ouvir este som. (SINAL)

Desenho 1: Uma Família Foge Da Fome

Desenho 1: Uma Família Foge Da Fome

Rute 1:1-5

Deus criou todas as pessoas, mas elas se voltaram contra ele. Deus escolheu o povo de Israel para conhecê-lo e adorá-lo. Eles tiveram que dar o exemplo para todas as outras nações que viviam à sua volta. Mas nalgumas vezes, a nação de Israel se tornou rebelde contra Deus. Então adoravam ídolos e falsos deuses tal como as outras nações à sua volta. Deus enviou guerras e fome contra o povo de Israel, para os trazer de volta para ele.
Durante uma grande fome uma família resolveu ir para a terra de Moab para encontrarem comida. Durante dez anos viveram naquela terra estrangeira. O pai e os seus dois filhos morreram ali. Somente a mãe com as suas duas noras ficaram naquela terra estrangeira. (SINAL)

Desenho 2: Noemi E Rute Regressam a Israel

Desenho 2: Noemi E Rute Regressam a Israel

Rute 1:6-22

A mãe daquela família chamava-se Noemi. As suas noras eram Moabitas e os seus nomes eram Rute e Orfa. Noemi decidiu voltar à terra de Israel. Rute e Orfa acompanharam-na sua viajem para Israel. Então Noemi disse-lhes, "Porque é que vocês querem vir comigo? Irei eu ter mais filhos, que podem ser vossos maridos? Voltem para casa, minhas filhas; eu sou muito velha para ter outro marido. Deus virou-se contra mim." Então Orfa beijou Noemi e voltou para a casa dos seus pais. Mas Rute agarrou-se a Noemi e disse, "Não me obrigues a deixar-te. Onde quer que vás eu irei e onde ficares aí eu ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus, o meu Deus" . Então Rute foi com Noemi para Belém na terra de Israel. (SINAL)

Desenho 3: Rute No Campo Da Colheita

Desenho 3: Rute No Campo Da Colheita

Rute 2:1-23

Depois de voltarem para Belém, Rute disse a Noemi, "Deixa-me ir nos campos e apanhar as espigas caídas atrás de alguém e quem eu achar favor."
Noemi e Rute eram muito pobres. Ela foi para um campo onde os trabalhadores estavam a ceifar cevada. O dono daquele campo era um homem chamado Boaz. Ele perguntou aos seus trabalhadores acerca daquela mulher estrangeira que estava no seu campo. Um deles disse, "Ela é a Moabita que voltou de Moabe com Noemi." Boaz tinha ouvido o quanto ela tinha sido boa para com a sua sogra. Ele viu que ela era uma boa trabalhadora. Então ele disse a Rute, "Fica aqui com as minhas servas. Repara no campo onde os homens estão a ceifar, e segue depois com as moças". Ele disse aos homens para não a incomodarem, mas para deixarem algumas espigas para ela apanhar. Rute contou a Noemi acerca da bondade de Boaz. Noemi disse, "O Senhor o abençoe!" "Aquele homem é um familiar chegado; ..." (SINAL)

Desenho 4: Rute E Boaz No Campo De Malhar

Desenho 4: Rute E Boaz No Campo De Malhar

Rute 3:1-18

Um dia Noemi disse a Rute, "Minha filha, será que eu não devo tentar encontrar um lar para ti, onde terás que passar necessidades?" Boaz é nosso familiar. Esta noite ele estará na eira a malhar a cevada. Lava-te e perfuma-te, e veste a tua melhor roupa. Depois vai até à eira, ...Quando ele se deitar, repara bem no lugar onde ele está deitado. Depois vai e descobre os seus pés e deita-te. Ele te dirá o que deves fazer." Rute fez exactamente tal como Noemi lhe disse. Quando Boaz acordou e encontrou Rute aos seus pés, ele sabia que ela queria casar com ele, porque era esse o costume em Israel naqueles dias. Quando um homem morria em Israel, o seu familiar mais próximo podia casar com a viúva. Portanto Boaz disse a Rute, " ... não tenhas medo. Eu farei por ti tudo o que me pedes. Todos os outros homens na vila sabem que és uma mulher de carácter nobre." (SINAL)

Desenho 5: Boaz E Os Anciãos De Belém

Desenho 5: Boaz E Os Anciãos De Belém

Rute 4:1-22

Boaz chamou dez anciãos (lideres) e juntaram-se na porta de Belém. Havia um outro familiar que primeiro tinha o direito de casar com Rute, mas todos concordaram que em vez dele Boaz poderia casar com ela. Para selar o acordo, o familiar deu a sua sandália a Boaz. Era este o costume em Israel. Então Boaz tomou Rute como a sua esposa. Tiveram um filho chamado Obed. Então as mulheres disseram a Noemi, "Louvado seja o Senhor que não te deixou sem um neto para cuidar de ti. Que ele seja conhecido em Israel e renove a tua vida e cuide de ti na tua velhice. Porque a tua nora, que te ama e que é melhor para ti do que sete filhos, que o deu à luz." (SINAL)

Desenho 6: Maria E O Anjo De Deus

Desenho 6: Maria E O Anjo De Deus

Lucas 1:26-38, 2:1-7

Muitos anos depois de Rute, Deus escolheu outra mulher para o servir. Seu nome era Maria. Ela era descendente de Rute. Maria era virgem. Ela tinha sido prometida em casamento a um homem chamado José. Mas antes de casarem, um anjo de Deus apareceu a Maria. Ele disse-lhe, "Não tenhas medo, Maria, encontraste graça perante Deus. Ficarás grávida e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo.
... o seu reino nunca terá fim."
Maria perguntou ao anjo, "Como isso acontecer uma vez que sou virgem?" Então o anjo respondeu, "O Espírito Santo descerá e o poder do Altíssimo te cobrirá. Por isso o santo que nascerá de ti será chamado o Filho de Deus." Maria disse, "Eu sou a serva do Senhor. Que seja feito tal como disseste. Maria ficou grávida e deu à luz um filho. Ela o chamou Jesus. Foi assim que Maria se tornou a mãe de Jesus.

Porque Maria obedeceu a Deus, o Salvador Jesus nasceu dela. Quando nós obedecemos a Deus, ele também pode fazer coisas grandes e maravilhosas através de nós. (SINAL)

Desenho 7: Ana Ora a Deus

Desenho 7: Ana Ora a Deus

1 Samuel 1:1-20

Logo depois do tempo de Rute, havia outra mulher na terra de Israel, chamada Ana. Ela também servia a Deus e queria obedecer-lhe. O marido amava-a, mas Ana sentia-se muito infeliz, porque ela não lhe podia dar filhos. Todos os anos iam ao templo de Deus em Silo. Levavam ofertas faziam a Deus. Ana foi ao templo e disse, "Ó Deus, se te lembrares de mim e me deres um filho, eu o dedicarei a ti para que te sirva todos os dias da sua vida." Os seus lábios moviam-se enquanto falava com Deus, porém não fazia nenhum som com a sua voz. Eli, o sacerdote, viu-a. Ele pensou que estava bêbeda. Mas Deus ouviu a oração de Ana, e algum tempo depois deu à luz um filho. Ela o chamou Samuel. (SINAL)

Desenho 8: O Menino Samuel No Templo De Deus

Desenho 8: O Menino Samuel No Templo De Deus

1 Samuel 1:24-28, 2:12-21, 3:1-21

Quando Samuel era um rapazinho, Ana dedicou-o a Deus. Ela o levou para viver com Eli, no templo em Silo. Eli ensinou Samuel como servir a Deus. Eli tinha dois filhos. Eles eram sacerdotes mas que eram homens maus. Por isso, Deus deixou de falar ao povo através desses sacerdotes. Uma noite Samuel estava deitado no templo de Deus. De repente Deus chamou pelo seu nome. Samuel correu para Eli e disse, "Aqui estou. Chamaste-me." Mas Eli disse, "Não te chamei. Volta a deitar-te." Isto aconteceu três vezes. Então Eli reconheceu que era Deus que estava a chamar Samuel. Portanto ele disse a Samuel para responder a Deus e dizer, "Fala Senhor, que o teu servo está a ouvir." Deus falou com Samuel muitas vezes e ele tornou-se um grande sacerdote, profeta e líder em Israel. (SINAL)

Desenho 9: Samuel Ora Por Israel

Desenho 9: Samuel Ora Por Israel

1 Samuel 7:2-14; Êxodo 20:2,5

Deus castigou os filhos maus de Eli. Eles foram mortos numa batalha e Israel foi derrotada pelos Filisteus. Durante mais de 20 anos os Filisteus governaram sobre Israel.
Então Samuel disse ao povo: "Se vocês voltarem para o Senhor com sinceridade de coração, depois livrarem-se dos deuses estrangeiros ... e dedicarem-se ao Senhor, e só servi-lo a Ele, e Ele os libertará das mãos dos Filisteus." Os israelitas obedeceram a Samuel. Juntaram-se todos num lugar. Samuel ofereceu um sacrifício a Deus e orou por Israel. Os filisteus, juntaram-se para atacar Israel. Mas Deus enviou sobre eles uma grande tempestade. Os Filisteus fugiram de medo, e Israel conseguiu vencê-los. (SINAL)

Desenho 10: Samuel Unge Saul Com Azeite

Desenho 10: Samuel Unge Saul Com Azeite

1 Samuel 8:1 - 10:1

Deus era o verdadeiro Rei de Israel e Samuel, debaixo da orientação de Deus, liderava o povo. Porque as outras tribos tinham o seu próprio rei, os israelitas também queriam um homem para ser o seu rei. Samuel não ficou muito satisfeito quando ouviu isto. Mas Deus disse-lhe, "Escuta tudo o povo te está a dizer; não foi a ti que eles rejeitaram como o seu rei, mas eles rejeitaram-se a mim como o seu rei." Havia um homem chamado Saul. Ele era alto e de boa aparência. Um dia Saul foi visitar Samuel. Quando Samuel o viu aproximar-se Deus disse-lhe, "Este é o homem. Ele governará sobre o meu povo." Samuel pegou num frasco de azeite. Ele derramou o azeite sobre a cabeça de Saul. Este era o sinal de que ele tinha sido escolhido para ser rei. Saul reinou como rei de Israel durante quarenta anos. (SINAL)

Desenho 11: Saul Rasga a Túnica De Samuel

Desenho 11: Saul Rasga a Túnica De Samuel

1 Samuel 15:1-29

Durante o tempo do reinado de Saul, o povo Amalequita, prejudicou Israel de muitas maneiras. Então Samuel disse ao Rei Saul, "Escuta a mensagem de Deus. Ataca os amalequitas e destrói completamente tudo o que lhes pertence. Não os poupem." Deus ajudou Saul e o seu exército a derrotar os amalequitas no campo de batalha, por causa da maldade dos amalequitas. Mas os Israelistas desobedeceram a Deus. Eles pouparam os melhores animais para sacrificar a Deus e não mataram o rei amalequita tal como Deus lhes tinha mandado. Então Samuel disse a Saul, "Porque rejeitaste a palavra do Senhor, Ele te rejeitou como rei." Samuel virou-se para sair. Saul agarrou a túnica de Samuel. Ela se rasgou na sua mão. Então Samuel disse-lhe, "Hoje o Senhor rasgou de ti o reino de Israel e o deu a um dos teus vizinhos - a um melhor do que tu."

Saul ofereceu sacrifícios a Deus, mas não Lhe obedeceu. Samuel obedeceu e serviu a Deus todos os dias da sua vida. (SINAL)

Desenho 12: Jesus Na Casa De Deus

Desenho 12: Jesus Na Casa De Deus

Lucas 2:41-50, 1:35

Muitos anos depois de Samuel, havia uma criança em Israel com o nome de Jesus. Maria era a sua mãe, mas Deus é o seu Pai. Jesus sempre obedeceu a Deus. Quando Jesus tinha 12 anos, Maria e seu marido José foram a Jerusalém. Jesus foi com eles. Na sua volta, Jesus tinha desaparecido, portanto eles foram à sua procura. Depois de três dias encontraram-no no templo de Deus. Ele estava a conversar com os mestres judeus acerca de Deus. Maria disse-lhe, "Filho, porque nos trataste assim? O teu pai e eu temos andado ansiosos procurando por ti." Mas Jesus disse, "Porque estavam à minha procura? Não sabiam que eu tinha que estar na casa de meu Pai?" Quando Jesus era apenas um rapazinho como Samuel, ele sabia que tinha vindo para servir a Deus. Jesus veio para guiar todo o povo para Deus. Porque Deus é o verdadeiro Rei e o líder de todos.

Lado B: Os Servos De Deus

INTRODUÇÃO

Alguns dos maiores homens de todos os tempos, foram servos de Deus. Esta cassete lhe irá contar como Deus fez deles grandes lideres do povo. Mude para o desenho seguinte quando ouvir este som. (SINAL)

Desenho 13: David O Pastor Corajoso

Desenho 13: David O Pastor Corajoso

1 Samuel 16:1-13, 17:34-35

Saul foi o primeiro rei de Israel, mas desobedecia a Deus continuamente. Deus abandonou Saul e não o ajudou mais. Havia um rapaz chamado David. Ele guardava as ovelhas de seu pai. Deus já tinha escolhido David para ser o rei no lugar de Saul. David confiou em Deus e não tinha medo do perigo. Um dia um leão apanhou uma das ovelhas. David matou o leão e salvou a ovelha. Ele também fez música maravilhosa e sempre cantava louvores a Deus. As canções são chamadas Salmos e encontram-se na Palavra de Deus, a Bíblia. David tornou-se no tipo de homem que Deus quer que todos os homens sejam. (SINAL)

Desenho 14: David E O Gigante

Desenho 14: David E O Gigante

1 Samuel 17:1-54, 2:30

Havia guerra entre Israel e os filisteus. Entre os filisteus havia um gigante chamado Golias. Ele gritou para os israelitas e disse, "Escolhem um homem ... Se ele for capaz de lutar e matar-me, nós seremos vossos escravos, mas se eu o matar, vós sereis nossos escravos." Os homens de Israel estavam com medo de Golias. Nenhum queria lutar com ele. Então o jovem David disse, "Quem é esse filisteu para ameaçar o exército do Deus Vivo?" David não tinha medo de Golias. Ele sabia que Deus o podia ajudar a matar o gigante porque era a batalha de Deus. Assim David foi ao encontro de Golias, pegou na sua funda e atirou uma pedra à cabeça do gigante. Golias caiu no chão e David correu para ele. Ele pegou na espada de Golias e cortou-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram. O exército de Israel persegui-os e derrotou-os. (SINAL)

Desenho 15: Saul Tenta Matar David

Desenho 15: Saul Tenta Matar David

1 Samuel 18:1 - 19:10

No principio Saul estava satisfeito com David porque ele salvou Israel. David tornou-se um grande soldado e líder em Israel. Os israelitas estavam satisfeitos ao seguir David. Mas então Saul começou a ter inveja de David. Um dia David estava a tocar música com a sua harpa para Saul. Um espírito mau entrou em Saul e ele pegou na sua lança e atirou-a a David, mas não lhe acertou e espetou-a na parede. Depois disso Saul tentou matar David várias vezes. Mas Deus protegeu David ao enviar o filho de Saul, Jónatas, e muitos outros israelitas para ajudar David contra os seus inimigos. Mas mesmo assim David teve que fugir para lugares distantes para escapar de Saul. (SINAL)

Desenho 16: David Poupa a Vida De Saul

Desenho 16: David Poupa a Vida De Saul

1Samuel 26:1-25; Romanos 12:19

Saul e o seu exército, foram para prender David no deserto. Uma noite, enquanto Saul e os seus homens estavam a dormir, David e o seu amigo Abisai entravam no acampamento do rei. Abisai queria matar o rei, mas David impediu-o. Ele disse, "Deus castigará aquele que causar algum mal ao seu rei escolhido." David pegou na lança e no jarro de água que estavam ao lado da cabeça de Saul. Quando saíram para fora do acampamento, David gritou para acordar os homens de Saul. Ele disse a Abner, o homem que era responsável para proteger o rei, "Tu não protegeste o teu senhor. Olha à tua volta. Onde estão a lança e o jarro de água do rei que estava perto da sua cabeça?" Depois disto David disse a Saul, "Assim como eu hoje certamente poupei a tua vida, assim o Senhor poupará a minha vida e me libertará de toda a tribulação." Então David seguiu o seu caminho e Saul voltou para a sua casa. (SINAL)

Desenho 17: David Torna-Se Rei

Desenho 17: David Torna-Se Rei

1Samuel 31:1-6; 2 Samuel 5:1 - 7:16

Os filisteus vieram de novo lutar com Israel. O rei Saul, seu filho Jónatas e os outros irmãos foram mortos numa batalha. Então o povo fez de David o rei de Israel. Ele construiu o seu palácio na cidade de Jerusalém. Deus disse a David, "Tirei-te dos campos e de apascentares o rebanho para seres o dirigente sobre o meu povo Israel. ... Agora eu farei o teu nome grande, tal como os nomes dos maiores homens da terra." Quando os filisteus ouviram que David se tinha tornado rei, todos eles foram para lutar contra ele. Mas David confiou em Deus e fez o que o Senhor lhe mandou, então derrotou os filisteus. Ao longo dos tempos ele derrotou todos os filisteus. (SINAL)

Desenho 18: David E Batseba

Desenho 18: David E Batseba

2 Samuel 11:1 - 12:20; Êxodo 20:14

Um dia David estava a passear no terraço do seu palácio. Ele viu uma linda mulher a tomar banho. E David desejou-a para si mesmo. O nome da mulher era Batseba Ela era a esposa de Urias, o qual era um soldado no exército de David. Urias tinha ido para lutar contra os inimigos de Israel. David ouviu estas noticias e enviou uma mensagem ao capitão do exército. Ele disse ao capitão para se certificar de que Urias fosse morto na guerra. Então David tomou Batseba para ser a sua esposa. Mas isto que David fez não agradou a Deus. O primeiro filho de David e Batseba morreu, e David teve que pedir o perdão de por aquela coisa terrível que ele tinha feito. A Palavra de Deus diz, " Não cometerás adultério." E também " Não matarás." (SINAL)

Desenho 19: Um Templo Para Deus1

Desenho 19: Um Templo Para Deus1

1 Crónicas 22:1-19

David pecou contra Deus, porém ele amava a Deus e queria servi-lo. Ele queria construir um grande, onde o povo se pudesse reunir para adorar a Deus. Mas Deus disse, "Não vais construir uma casa em meu Nome, porque derramaste muito sangue na terra perante mim. Mas terás um filho que será um homem de paz e sossego, e eu lhe darei sossego por parte de todos os seus inimigos. Em cada lado. O seu nome será Salomão, ... ele é aquele que construirá uma casa em meu Nome ... E eu estabelecerei para sempre o seu trono sobre Israel." Antes de morrer, David preparou muitas coisas para o templo de Deus em Jerusalém, mas foi Salomão quem o construiu. Levou sete anos para o completar. Era um lugar maravilhoso. O povo de Israel adorou a Deus nesse templo em Jerusalém, durante centenas de anos, e nunca esqueceram que David foi um grande rei. (SINAL)

Desenho 20: Jesus Chega a Jerusalém

Desenho 20: Jesus Chega a Jerusalém

Mateus 21:1-11

Cerca de mil anos depois de David, Jesus nasceu. Jesus era descendente do rei David. A sua mãe foi uma virgem chamada Maria. mas seu pai é o Deus Altíssimo. Na terra Jesus foi o maior servo de Deus. Ele ensinou ao povo a verdade acerca de Deus. Ele fez milagres através do poder de Deus. Saul e David e todos nós temos pecado contra Deus. mas Jesus nunca pecou. Um dia ele entrou em Jerusalem montado num burro. As pessoas foram ao encontro de Jesus e gritaram, "Hosana ao filho de David!" Hosana significa 'salva'. E também gritavam, Bendito aquele que vem em nome do Senhor!" As pessoas viram que Jesus era ainda do que David. Ele é o Rei acima de todos os reis. (SINAL)

Desenho 21: Os Corvos (Pássaros) Alimentam Elias

Desenho 21: Os Corvos (Pássaros) Alimentam Elias

1 Reis 17:1-6

Depois de David e de Salamão outros reis governaram sobre Israel. Um deles foi um homem chamado Acab. Ele tinha uma esposa muito má chamada Jezabel. Ela matou muitos dos seguidores de Deus, e obrigou o povo a adorar os ídolos de Baal, um deus falso. Durante aquele tempo Elias era um grandes profeta de Deus. Ele foi ter com Acab e disse, "Assim como o Senhor, o Deus de Israel, a qual eu sirvo vive, não haverá orvalho nem chuva nos próximos anos excepto pela minha palavra." Deus mandou uma grande fome sobre a terra de Israel. Porém Deus cuidou do seu servo Elias. Ele mandou Elias para um lugar chamado Carith, onde podia beber do riacho, e cada manhã e noite corvos trouxeram pão e carne para Elias comer. (SINAL)

Desenho 22: Elias E O Fogo De Deus

Desenho 22: Elias E O Fogo De Deus

1 Reis 18:16-46

No terceiro ano da fome Elias disse a Acab para chamar todo o povo de Israel e os profetas que serviam o falso deus Baal, para irem a um monte chamado Carmelo. Ele disse-lhes, "Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas se Baal é Deus, sigam a ele." Ninguém respondeu. Então Elias disse, "Tragam-nos dois bois. Deixem que os profetas de Baal escolham um boi para um sacrifício. Mas não deixem que peguem fogo. Eu prepararei o outro boi, mas não pegarei fogo. Então vocês chamam pelo nome do vosso deus e eu chamarei pelo Nome do Senhor." Elias disse, "O deus que responder com fogo - Ele é Deus." O povo concordou com Elias. Durante todo o dia os profetas de Baal invocaram o seu deus. Eles dançavam em volta do se sacrifício e cortavam-se a si próprios com facas. Mas não houve fogo. À noite, Elias preparou o seu sacrifício. Ele pediu ás pessoas para colocarem bastante água no seu sacrifício e na madeira. Então ele orou a Deus. Imediatamente caiu fogo do céu sobre o sacrifício de Elias. O sacrifício e a água foram queimados. E todo o povo gritou, "O Senhor - ele é Deus!" (SINAL)

Desenho 23: Elias Vai Para O Céu

Desenho 23: Elias Vai Para O Céu

1 Reis 19:1-21; 2 Reis 2:1-14

Elias matou aqueles profetas de Baal porque eles eram muito maus. Depois a esposa do rei Acab, Jezabel ameaçou matar Elias. Ele ficou com medo, então fugiu para um lugar distante no deserto. Aí Deus encontrou Elias. Depois de Deus ter falado com ele, ele já não tinha medo. Continuou a ensinar o povo a adorar somente o único Deus verdadeiro. Pela ordem de Deus Eliseu tornou-se no ajudante de Elias. Um dia, enquanto os dois caminhavam juntos, uma carruagem de fogo passou entre os dois e Deus levou Elias para o céu num redemoinho. E Eliseu nunca mais viu Elias. (SINAL)

Desenho 24: Elias E Moisés Com Jesus

Desenho 24: Elias E Moisés Com Jesus

Lucas 9:28-36

700 anos depois de Elias, quando Jesus vivia na terra, um dia ele levou três dos seus discípulos a um monte para orar. Enquanto Jesus orava, apareceram Moisés e Elias. Os três discípulos viram o brilho de sua glória. Então Deus falou do céu. Ele disse, "Este é o meu Filho o qual eu escolhi; escutem-no."

Jesus veio a este mundo e morreu como o sacrifício pelos nossos pecados e pelos pecados de toda a gente de todos os tempos, porque Deus quer salvar todas as pessoas através do seu Filho Jesus. Jesus é o nosso Salvador o qual Deus ressuscitou dos mortos. Mas Deus só dá a vida eterna àqueles que escutam a sua Palavra, confiam nele e lhe obedecem.

Related information