O pecado trouxe as trevas

Outline: Sin Brought Darkness. Summary of Romans 1-2.

Script Number:312
Language:Portuguese
Theme:Witchcraft, paganism; Church, Christianity; Obedience; Honor God; Creation; Sin, disobedience
Audience:Animist; Muslim; General; Jewish
Style:Monolog
Genre:Sermon--expository
Sophistication:General
Purpose:Pre-evangelism; Teaching
Bible Quotation:Minimal
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

Sumário. de Romanos I - VIII

Depois que Cristo morreu e ressuscitou, Ele deu Suas ultimas ordens aos discípulos: "Ide, a toda terra, e fazei dis-cípulos de todas as tribos, batizando-as, e ensinando-as a obedecerem todas as coisas que Eu vos ordenei. E lem-brai-vos que estarei convosco sempre, ate o fim do mundo (consumaçao do século)."

Os discípulos levaram o Evangelho a muitas terras (naçoes). Igrejas foram formadas. E surgiram muitas perguntas entre os Crentes de lugares diferentes. Perguntaram a respeito do perdao. Será que Deus tinha muitas maneiras de perdoar pecados, ou somente uma? Existiam perguntas a respeito de como os Crentes deveriam viver. Paulo escre-veu esta carta para responder essas perguntas.

No primeiro capitulo (de Romanos), Paulo ensina os Crentes a respeito das boas novas de Deus. Esta nova, e que pecadores em todo lugar poderiam ser salvos (ter seus pecados removidos); bastava crer em Jesus Cristo. Ele mor-reu na cruz para tomar o castigo (dor) de seus pecados que tinham cometido contra Deus. Em primeiro lugar, Paulo mostra que todos, em todo lugar, tem quebrado as leis de Deus, e que merecem o castigo divino. Muitos tem ado-rado imagens de madeira e pedra. Outros tem honrado os espíritos falecidos de seus antepassados. As pessoas pen-savam ser sabias, mas Deus diz que sao insensatas, (tolas néscias). Eles adoraram as coisas que Deus criou, mas nao adoraram o Deus que e eterno. Deus criou o sol, a lua, as estrelas, e tudo que ha na terra. Todo mundo em qualquer (todo) lugar sabe que existe um Deus. Deus colocou este conhecimento nos seus coraçoes. Mas mesmo assim, nao queriam pensar nEle. Fizeram maldade. Cometeram adultério, praticaram a feitiçaria, e brigaram e ma-taram um ao outro. Fizeram todo mal que suas mentes podiam maquinar. Entao Deus os deixou seguir seus própri-os caminhos. Ficou zangado com eles, Eles andavam em trevas porque nao conheciam Deus. É por isso que prati-caram coisas mas. Mas Deus quer que todos saibam que podem voltar a Ele.

No segundo capitulo, Paulo mostra que muitos sabem de Deus, e Suas leis, mas nao O obedecem. (fazer como Ele manda). Podem dizer que crêem em Deus, mas nao confiam verdadeiramente, porque nao O obedecem. Essas pes-soas merecem o castigo divino muito mais do que os que nunca ouviram dEle. Muitos homens brancos sao assim, (e muitos Judeus), e muitos indígenas também. Deus nao favorece um povo acima de outro. Ele fica contente com aqueles que ouvem e obedecem Suas palavras. As pessoas que honram a Deus, Ele os abençoará. É errado um ho-mem dizer, "Sou um Crente," e viver como um (pagao) incrédulo. Deus nao se agrada com isso. O coraçao deve estar certo (com) perante Deus.
(Mensagem continuado no outro lado)