Espírito Santo traz a liberdade

Outline: Story of an eagle who didn't fly after it was free, because it didn't know it was free. How to be filled with the Holy Spirit. Proof that someone is filled with the Spirit. Don't grieve the Holy Spirit.

Script Number:193
Language:Portuguese
Theme:Fruit of the Spirit; Holy Spirit; Spiritual Growth; Faith, trust, believe in Jesus
Audience:New Christian
Style:Monolog
Genre:Analogy
Sophistication:General
Purpose:Teaching
Bible Quotation:Direct
Status:Approved

Scripts are basic guidelines for translation and recording into other languages. They should be adapted as necessary to make them understandable and relevant for each different culture and language. Some terms and concepts used may need more explanation or even be replaced or omitted completely.

Script Text

Uma vez um filhote de gaviao foi preso e o seu dono o amarrou com uma corda comprida. Quando aprendeu a voar, só podia voar em círculos em volta do pau onde estava amarrado. Um dia um homem que amava as aves o viu, e tendo pena dele, comprou-o. Ele cortou a corda e esperou. Será que o gaviao saiu em vôo majestoso para os céus azuis como seu libertador tinha esperado? Nao, ele continuou voando no mesmo circulo.

Muitos Crentes sao como aquela ave. Poderiam ficar livres da escravidao da vida velha, mas nao percebem isso. O Espirito santo veio habitar em cada crente, e onde estiver o Espirito de Deus, lá existira a liberdade. A liber-dade do poder do pecado e dos hábitos; liberdade para ignorar as atraçoes mundanas; liberdade para fazer as coisas que agradam a Deus.

"Acaso nao sabeis que o vosso corpo é santuário do Espirito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que nao sois de vos mesmos? Porque fostes comprado por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vos-so corpo."

Todo crente tem o Espirito Santo, mas o mandamento de Deus é, "Sede cheio do Espirito." Como pode uma pessoa ficar cheia do Espirito? Primeiramente necessita que sejais vazio; nao deves aceitar nada menor. Jesus disse, "Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serao fartos." A pessoa deve estar vazia de qualquer pecado oculto ou motivos pessoais. O Espirito Santo nao vai encher um vaso sujo, e Ele nao vai en-cher um homem só para que esse homem pareça espiritual. Pecado conhecido tem que ser confessado. Se o pe-cado foi contra Deus, entao confesses a Ele. se contra outra pessoa, entao vá e peças perdao. Se o teu pecado foi publico, entao publicamente terás de confessa-lo. Tem que haver um desejo espontâneo para fazer os desejos de Deus, ate se isso nos faz deixar o lar, os amigos, e parentes para ser um testemunho de Deus nos confins do mundo. Nao ha vantagem alguma em discutir com Deus; Ele só dará o Seu Espirito aqueles que O obedecem.

O outro passo, é pedir em fé. Jesus disse, "Se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espirito Santo aqueles que Lhe pedirem?" Nao é preciso implorar; Deus esta ansioso para te encher. Tens pedido a Deus para te encher com o Espirito Santo? Deus respondeu a tua oraçao? Ele o fez, se você satisfez as condiçoes. Nao procuras algum sinal especial de Deus para crer. Deus quer que peças a Ele, e depois crê. Você crê nao porque quer, mas porque sabes que Deus e verdadeiro. Ele fica firme pela Sua palavra.

Qual é a prova de que um homem está cheio do Espirito Santo? Existem vários frutos, e dons do Espirito. Ele da dons diferentes a Crentes diferentes. Nas a melhor prova de que um homem está cheio do Espirito, e o fruto do Espirito, o primeiro é o amor. Amor a Cristo é evidenciado pela obediência. O amor pelos outros e manifestado nas coisas que fazemos, e nao somente no que dizemos. Amar aqueles que nao te amam. Outra manifestaçao do Espirito, é de termos o desejo de contar aos outros, e o Espirito nos dará o poder para falar as palavras certas para aqueles que precisam ouvir.

Se tens sido cheio pelo Espirito, toma conta de nao entristecê-lo. Quando O desobedeces, entristeceis a Ele, e apagais o trabalho que Ele vem fazendo em vos (para vos).* Mas quando O segues em obediência, e amor, o Espirito trabalhara por intermedio de ti para a bençao de muitos.


* Se tiver tempo cite o verso todo - amor, gozo, paz, etc.
1 Cor. 6:19,20; Ef.5:18; Mat.5:6; Lu.ll:l3; 1 Cor.13:l